Alerta da Defesa Civil assusta moradores do interior de São Paulo
Defesa Civil emitiu aviso para todos os celulares da cidade de Campinas falando sobre o risco de enxurradas e inundações
Um alerta emitido pela Defesa Civil para celulares na noite desta quarta, 24, assustou muitos moradores da região de Campinas, no interior de São Paulo.
Todos os celulares com tecnologia 3G e 4G da cidade que estavam ligados apitaram ao mesmo tempo.
O motivo foi avisar a população sobre o risco de enxurradas e inundações.
Em publicação nas redes sociais, a Defesa Civil explicou a atuação.
Alerta da Defesa Civil assusta moradores do interior de São Paulo. https://t.co/W7Q6dJlt1N pic.twitter.com/vbrPRT46yv
— Revista Crusoé (@RevistaCrusoe) December 26, 2024
"A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu na noite desta quarta-feira (25), o primeiro alerta via Cell Broadcast, utilizando o sistema Defesa Civil Alerta, para o município de Campinas. O alerta foi emitido às 22h21, em situação real, sendo um marco histórico para a Defesa Civil. Classificado como modelo severo, o alerta foi enviado de forma preventiva para alertar a população sobre o risco de enxurradas e inundações, com validade de 2 horas", diz o texto.
O alerta chega para todos os celulares, independentemente de conexão co a internet ou da instalação de aplicativos específicos.
"Esta é a primeira vez que o sistema é utilizado em uma situação real no Estado de São Paulo, reforçando o compromisso da Defesa Civil com a segurança e proteção das comunidades", diz a mensagem.
"O objetivo principal do alerta foi informar a população sobre o risco iminente, garantindo tempo para adoção de medidas preventivas e redução de possíveis danos. Além disso, o sistema contribui para o alinhamento entre a Defesa Civil, autoridades locais e a comunidade, promovendo uma resposta rápida e coordenada."
Tragédia em São Sebastião
A necessidade de emitir alertas sobre chuvas fortes aumentou nos últimos anos, com o aquecimento global.
Quando chuvas atingiram a cidade costeira de São Sebastião, no Carnaval de 2023, uma das críticas foi a de que a população não foi avisada sobre o risco iminente.
Desde então, a cidade tem se preparado para evitar uma nova tragédia, com a remoção de pessoas de áreas de risco e a instalação de sirenes.
Nas enchentes no Rio Grande do Sul, este ano, também não foram emitidos alertas para a população, que tampouco sabia o que deveria fazer com a subida do nível das enchentes.
Leia em Crusoé: Como a cidade de São Sebastião se prepara para evitar nova tragédia
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)