Presidente do Paraguai é homenageado por comunidade judaica em São Paulo
Santiago Peña prometeu no ano passado transferir a embaixada de Tel Aviv para Jerusalém
O presidente do Paraguai, Santiago Peña (foto), foi homenageado pela comunidade judaica durante viagem a São Paulo no domingo, 3.
Durante um jantar na residência do presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Marcos Knobel, Peña fez um discurso em que reforçou o "apoio incondicional a Israel".
Peña, que é do Partido Colorado, publicou uma mensagem nas redes sociais com a foto do encontro e o seguinte texto: "Participei de um encontro organizado por Marcos Knobel, presidente da Federação Israelita de São Paulo, no Brasil. Foi um espaço de diálogo enriquecedor, onde foram partilhadas ideias e experiências que nos inspiram a continuar a construir pontes entre os nossos países".
Um dos assuntos tratados com Peña durante sua visita ao Brasil foi a possibilidade de adesão do Paraguai à definição de antissemitismo da Aliança Internacional para a Lembrança do Holocausto.
No ano passado, Santiago Peña prometeu transferir a embaixada do Paraguai de Tel Aviv para Jerusalém. Entre os países que já fizeram isso estão Estados Unidos, Guatemala, Honduras e Kosovo.
O ex-presidente paraguaio Horacio Cartes chegou a fazer essa mudança, em 2018. Mas a embaixada voltou para Tel Aviv no final daquele mesmo ano, por decisão do presidente seguinte, Mario Abdo Benitez.
A capital de Israel tem sido Jerusalém desde que o país foi fundado, em 1948. É nessa cidade que estão todos os principais prédios do Estado, como o Parlamento (Knesset), a sede do governo e a Suprema Corte.
Contudo, a aprovação de uma lei israelense considerou que a capital seria indivisível, o que frustrou os planos de uma capital árabe em Jerusalém Oriental. A nova legislação fez vários países levarem suas embaixadas para Tel Aviv, em sinal de protesto.
Em sua viagem ao Brasil, Peña também se encontrou com representantes do agronegócio. O Paraguai é um dos principais exportadores de soja, de carne bovina e de diversos grãos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)