Maia defende sigilo da fonte mas ataca qualquer tipo de vazamento
Um vídeo de um minuto e meio do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (foto), defendendo o direito do sigilo da fonte de informação, mas dizendo que qualquer tipo de vazamento de informações sigilosas é um crime, foi divulgado na noite desta terça-feira, 30, em um evento da Associação Brasileira de Imprensa feito para mostrar apoio...
Um vídeo de um minuto e meio do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (foto), defendendo o direito do sigilo da fonte de informação, mas dizendo que qualquer tipo de vazamento de informações sigilosas é um crime, foi divulgado na noite desta terça-feira, 30, em um evento da Associação Brasileira de Imprensa feito para mostrar apoio a Glenn Greenwald e ao site The Intercept.
No vídeo, o deputado do DEM do Rio lembra que "no nosso Brasil democrático", o sigilo da fonte de informação dos jornalistas é um direito constitucional. Mas ao tratar da questão do ataque hacker que extraiu mensagens de celulares e aplicativos de autoridades presos, Maia ressalvou que "um agente público que vaza informações sigilosas que estão sob o seu comando também comete um crime".
"Todos os dois estão cometendo atos ilícitos", disse o presidente da Câmara. No fim do vídeo, Maia conclui que “o sigilo da fonte é um direito democrático. Não é a favor do Glenn, mas é a favor da nossa liberdade de expressão”, afirmou, referindo-se ao responsável pelo site que vazou mensagens atribuídas a integrantes da Lava Jato que teriam sido repassadas por Walter Delgatti Neto, um dos presos na Operação Spoofing.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Miguel
2019-08-07 03:33:53Vamos ficar a mercê de bandidos, em nome do sigilo da fonte, isto não é democracia.bandido e bandido, cadeia neles!
Lucia
2019-07-31 21:57:58ABI assumindo um papel vergonhoso!! Essa gestão vai se arrepender do que está fazendo, por defender o quadrilheiro Greenwald, seus comparsas e suas tretas. ABI, seus antigos grandes membros estão se revirando nos túmulos!
JÚLIO
2019-07-31 17:59:39Os iguais se defendem entre eles.
Ana
2019-07-31 12:55:59Pra começar o tal NÃO É JORNALISTA. Portanto a CF não protege qq um que sai por aí se auto entitulando pra se beneficiar. A entidade fiscalizadora da profissão não deveria permitir isso. Pra terminar a fonte tem que ser lícita.
Jair Marques Wolff
2019-07-31 12:05:56A possibilidade de manter em segredo a fonte é essencial para que o jornalista bem informe a sociedade, mas não podemos confundir bandidos com jornalista. Glenn Greenwald não tem agido como jornalista, e sim como terrorista virtual. E os jornalistas que o defendem, talvez por motivos escusos, a ele se igualam na condição de espiões e inimigos do Brasil.
Rosali
2019-07-31 11:50:48interesante ele é alguma autoridade ? talvez se Moro não o avisasse ele criticaria também. Acho que está complicado entender esse cara.Ele está contra tudo.
Lucia
2019-07-31 10:57:19Maia quer derrubar adversários em potencial - como Moro e Bolsonaro - visando as próximas eleições para a presidência. É um tolo, o eleitorado sabe quem são os Maia...
Jose Eduardo
2019-07-31 10:28:14Impressionante o cinismo deste dito representante do povo, primeiro considera VERDEVALDO um Jornalista, segundo um CRIMINOSO vira FONTE, terceiro uma CONVERSA CRIMINOSAMENTE GRAMPEADA E EDITADA vira VAZAMENTO DE INFORMAÇÃO e ... coincidentemente...a policia legislativa aos 49 do segundo tempo o adverte para SAIR DO TELEGRAM e, por fim, ele fica irritado porque foi HAKEADO, QUANTA COINCIDENCIA...
Jose
2019-07-31 10:01:45sigilo da fonte...adquirida de forma criminosa, tem a cara da velha politica, que representa muito bem - Maia... e para escrachar a velha politica pede aumento de verba para campanha politica...esses caras são um desastre republicano...!
Waldemar
2019-07-31 09:39:22Existe siglo da fonte, em caso de segurança nacional? Senhor Nho nhô ?