A "Michael Jackson" vai para o governo
Marileia dos Santos, a atacante de futebol feminino conhecida como "Michael Jackson" e primeira estrela da modalidade no país, assumiu nesta semana um cargo no Ministério dos Esportes. Na última quarta-feira, 21, ela foi nomeada diretora de Políticas de Futebol e de Promoção do Futebol Feminino, na pasta sob o comando de André Fufuca. Aos...
Marileia dos Santos, a atacante de futebol feminino conhecida como "Michael Jackson" e primeira estrela da modalidade no país, assumiu nesta semana um cargo no Ministério dos Esportes. Na última quarta-feira, 21, ela foi nomeada diretora de Políticas de Futebol e de Promoção do Futebol Feminino, na pasta sob o comando de André Fufuca.
Aos 60 anos, Marileia "Michael Jackson" foi uma das pioneiras do futebol feminino profissional no Brasil — quando ela começou a jogar, no fim dos anos 70, a prática ainda era considerada ilegal.
"Eu peguei a [época da] proibição, mas eu tinha na cabeça o seguinte: eu nasci para jogar futebol e minha vida toda era o futebol", disse ela, em uma entrevista para o Ministério dos Esportes. "Às vezes se dizia ''mas vão te prender' — poxa, mas vão prender por que? Eu não estou fazendo nada de mais. Eu tenho o dom de jogar futebol. E eu vou praticar. Eu vou continuar jogando."
A partir da legalização e dos primeiros jogos, ainda que amadores, sua carreira decolou: alega-se que ela tinha mais de 800 gols marcados pelo Radar, time carioca que foi o primeiro de sua carreira (e se manteve invicto por 240 jogos).
Ela também estrelou a primeira seleção brasileira feminina na história. Marileia "Michael Jackson" foi a primeira camisa 9 brasileira na primeira copa do mundo feminina da história, em 1991 na China — o Brasil acabou eliminado na primeira fase, vencendo o Japão mas perdendo para os Estados Unidos e para a Suécia.
Já no fim da carreira, a atacante esteve nas Olimpíadas de 1996, a primeira a ter o futebol feminino no programa. O Brasil ficou em quarto lugar, no campeonato que revelou a meia Formiga e a atacante Sissi. Quando ela se aposentou, aos 46 anos em 2009, ela ainda levava a alcunha de "Pelé" do futebol feminino.
Mais recentemente, Marileia "Michael Jackson" esteve nas Olimpíadas de Paris, como embaixadora do Time Brasil.
Leia mais em Crusoé: O Coração Valente de Fufuca
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marcia Elizabeth Brunetti
2024-08-25 10:13:21Parabéns pelos seus esforços Marileia. Só fiquei curiosa para saber o por que desse apelido.