w9coracaovalente via InstagramO ex-atacante Washington Oliveira, o "Coração Valente"

O Coração Valente de Fufuca

04.03.24 10:13

O ex-atacante de futebol Washington (foto), apelidado de “Coração Valente”, foi nomeado nesta segunda-feira, 4, como o presidente da Autoridade Pública de Governança do Futebol (APFut), entidade nacional responsável por aferir a governança dos times brasileiros. A nomeação ocorreu em portaria no Diário Oficial da União.

O nome havia sido indicado ainda em dezembro pelo ministro André Fufuca — o “Coração Valente” integra o PP, mesmo partido do ministro maranhense. Washington também já havia ocupado o cargo de Secretário Nacional de Esporte e Lazer no governo de Jair Bolsonaro.

Agora, no comando da APFut, o ex-atacante, conhecido pelo perfil goleador (e por superar um problema cardíaco, que lhe rendeu o apelido) deverá observar a governança dos clubes brasileiros de futebol, dentro do Profut, o Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro.

Um programa caro ao governo do PT — ele foi instalado em 2015, no segundo mandato de Dilma Rousseff— a lei permite que clubes renegociem sua dívida com a União, em troca de melhorias em seus processos de decisão e governança interna.

Como presidente, ele também participa de um colegiado que pode excluir clubes do programa, caso se enxergue que tais regras foram descumpridas. Foi o que aconteceu com o Cruzeiro, excluído definitivamente do programa em 2020..

O programa nunca mostrou muito resultado até hoje. Um levantamento da consultoria EY mostrava que, em valores corrigidos pela inflação, a dívida dos maiores clubes do país havia caído apenas 10% em relação ao início do programa de renegociação. No mês passado, o Corinthians revelou ter, sozinho, uma dívida superior a 1,6 bilhão de reais. O Flamengo teria 200 milhões em débitos.

Washington, aposentado dos gramados desde 2011, hoje tem 48 anos e é comentarista da Band Rio. Neste domingo ele esteve na transmissão do clássico entre Fluminense e Botafogo no Maracanã. Não se sabe, no entanto, se ele continuará como comentarista, ao mesmo tempo que preside a APFut.

Ele é mais um do time de ex-atletas de Fufuca. O chefe de Washington será o ex-lateral esquerdo Athirson. Na secretaria responsável pelos atletas que vão às Olimpíadas, estará Iziane, cortada duas vezes dos jogos por problemas extra-quadra no basquete.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO