Latitude#76 Teaser: Pressão sobre Petro
Mais de 400.000 colombianos protestaram em uma dezena de cidades na Colômbia contra o governo de Gustavo Petro em 21 de abril. Não se trata de estimativas de organizadores, que tendem a ser infladas. Os números são das autoridades locais colombianas. Fato é que a pressão popular sobre Petro aumentou em abril, após sucessivos desgastes...
Mais de 400.000 colombianos protestaram em uma dezena de cidades na Colômbia contra o governo de Gustavo Petro em 21 de abril.
Não se trata de estimativas de organizadores, que tendem a ser infladas. Os números são das autoridades locais colombianas.
Fato é que a pressão popular sobre Petro aumentou em abril, após sucessivos desgastes do presidente ao longo de seu mandato, que completa dois anos em agosto.
Dentre eles, estão os ataques à autonomia de instituições de Estado, como o Ministério Público.
Em 2023, após críticas do então procurador-geral, Francisco Barbosa, Petro respondeu afirmando: "O procurador esquece-se de uma coisa, que a Constituição lhe ordena que o faça. Eu sou o chefe de estado, portanto, o chefe dele".
"Petro também disse que quer começar um processo constituinte para propor mudanças na Constituição. Teme-se muito que ele queira mudá-la por mecanismos não legais para se perpetuar no poder", diz o advogado colombiano Carlos Augusto Chacón.
Entrevistado do episódio do podcast Latitude deste sábado, 4 de maio, Chacón cita, como outro motivo relevante para a crise do presidente colombiano, a reforma que o governo tenta implementar sobre o sistema de saúde público.
Petro quer estatizar, por completo, o sistema, que hoje conta com uma parceria de empresas privadas.
"No caso da saúde, o governo não tem enviado recursos às entidades prestadoras de saúde, que são privadas, o que leva a problemas de financiamento e, logo, problemas na prestação dos serviços", afirma Chacón.
Ainda no episódio de Latitude deste sábado, o advogado fala sobre a crise de governabilidade de Petro desde o fim de sua coalizão eleitoral, em abril de 2023, assim como sobre as negociações entre o governo colombiano e a guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN).
O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18 horas.
O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de O Antagonista e da Revista Crusoé, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Assista ao Latitude completo abaixo:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)