Latitude#64: a inutilidade do Conselho de Segurança da ONU
O Conselho de Segurança da ONU foi criado após a Segunda Guerra Mundial para mediar e resolver conflitos internacionais. A ideia inicial era a de que, quando um Estado ameaçasse invadir um vizinho, o Conselho entraria no jogo e impediria uma guerra. Mas, desde que foi fundado, o Conselho tem sido uma negação, incapaz de...
O Conselho de Segurança da ONU foi criado após a Segunda Guerra Mundial para mediar e resolver conflitos internacionais.
A ideia inicial era a de que, quando um Estado ameaçasse invadir um vizinho, o Conselho entraria no jogo e impediria uma guerra.
Mas, desde que foi fundado, o Conselho tem sido uma negação, incapaz de evitar ou remendar conflitos militares pelo mundo.
Em uma entrevista ao podcast Latitude, o cientista político Samuel Feldberg comenta a inutilidade do Conselho.
"O Conselho de Segurança é um elemento que não atua. Se nós olharmos o que o Conselho fez ao longo das últimas oito décadas, desde que foi criado, podemos encontrar um ou dois episódios em que houve alguma atuação efetiva. O Conselho não conseguiu impedir o massacre em Darfur, no Sudão. Não impediu o massacre no Camboja na década de 1970. Não atua de forma a evitar conflitos. Muitas vezes, manda forças de paz que só consomem recursos sem nenhum efeito prático", diz Feldberg.
No sul do Líbano, desde 2006, a guerra entre o Hezbollah foi interrompida através de um acordo que as Nações Unidas mandariam tropas para a região com o objetivo de garantir que não haveria forças armadas, com exceção do Exército libanês. Não deu certo. "Hoje o sul do Líbano é um antro de atividades terroristas do Hezbollah. Então, na verdade, não faz muita diferença o que o Conselho de Segurança decide ou não decide", diz Feldberg, autor do livro Estados Unidos e Israel, uma aliança em questão e diretor o Conselho Acadêmico da StandWithUs Brasil.
O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18 horas.
O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé/OAntagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Para assinar Crusoé/OAntagonista, clique aqui:
https://assine.oantagonista.com.br/
Assista a um trecho do Latitude, aberto para não assinantes, abaixo:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)