Latitude#64: a relação instável entre Estados Unidos e Israel
O cientista político Samuel Feldberg, autor do livro Estados Unidos e Israel, uma aliança em questão, comenta sobre as relações entre os dois países no podcast Latitude. De acordo com ele, o apoio americano a Israel tem sido instável desde o atentado do Hamas em 7 de outubro. "Esse apoio, ainda que tenha sido muito enfático,...
O cientista político Samuel Feldberg, autor do livro Estados Unidos e Israel, uma aliança em questão, comenta sobre as relações entre os dois países no podcast Latitude. De acordo com ele, o apoio americano a Israel tem sido instável desde o atentado do Hamas em 7 de outubro.
"Esse apoio, ainda que tenha sido muito enfático, não é estável ao longo de todo esse período. Em um primeiro momento, os Estados Unidos se manifestaram unilateralmente a favor de Israel, com todos os elementos possíveis, inclusive com uma inédita visita de um presidente americano (Joe Biden) a uma zona de guerra, com todas as preocupações de segurança que isso envolve", diz Feldberg.
No começo, os Estados Unidos posicionaram duas forças navais no Golfo Pérsico e na costa do Mediterrâneo, para garantir que Israel tivesse um guarda-chuva americano para proteger os céus do país. Também foram enviados armamentos e munições para abastecer as Forças Armadas israelenses. No Conselho de Segurança da ONU, os americanos usaram de seu poder de veto para derrubar resoluções contrárias aos interesses israelenses.
Contudo, com o tempo, os americanos passaram a mandar sinais dúbios, pedindo contenção no conflito bélico ou punindo os colonos israelenses na Cisjordânia. A erosão na relação entre os dois países se deve principalmente à aproximação da campanha eleitoral nos Estados Unidos. "Há uma percepção entre o público americano de que a guerra pode se estender", diz Feldberg.
Segundo o cientista político, que é professor de relações internacionais e diretor do Conselho Acadêmico da StandWithUs Brasil, as sanções americanas aos colonos israelenses na Cisjordânia, anunciadas no início de fevereiro, foram uma resposta do governo Joe Biden aos setores mais à esquerda do Partido Democrata.
Mas, mesmo com esse arrefecimento, o apoio a Israel segue tanto no Partido Democrata quanto no Republicano, uma vez que os congressistas americanos tendem a refletir mais fielmente a opinião pública do país.
O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18h.
O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé/OAntagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Para assinar Crusoé/OAntagonista, clique aqui:
https://assine.oantagonista.com.br/
Assista ao Latitude completo abaixo:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
AEC
2024-02-12 18:29:53Muito boa entrevista!