Latitude#55: a guerra entre Daniel Ortega e a Miss Universo
O ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, deflagrou uma guerra contra a vencedora do concurso Miss Universo, a nicaraguense Sheynnis Palacios. Após vencer o concurso em El Salvador, ela foi proibida de voltar para seu país. Sheynnis, de 23 anos, ainda foi acusada de traição e teve os vestidos confiscados. Seu pecado foi ter participado das...
O ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, deflagrou uma guerra contra a vencedora do concurso Miss Universo, a nicaraguense Sheynnis Palacios. Após vencer o concurso em El Salvador, ela foi proibida de voltar para seu país. Sheynnis, de 23 anos, ainda foi acusada de traição e teve os vestidos confiscados. Seu pecado foi ter participado das manifestações contra o regime, em 2018.
"Na Nicarágua, só existem duas posições. Uma que é a favor de Ortega. Outra que é contra Ortega", diz a refugiada nicaraguense Stacy, que vive na Guatemala e lidera o Ladies of Liberty Alliance (LOLA), na Nicarágua. Como Sheynnis participou dos protestos, ela e sua família sentiram a ira do ditador. "Evidentemente, o desgosto das pessoas foi notório. Porque uma das coisas que as pessoas sentiam é que Sheynnis os representava, que ela era parte do povo. Ela é o símbolo de uma grande nicaraguense."
Stacy é a convidada do podcast Latitude deste sábado, 9. Para que sua família não sofresse represálias dentro da Nicarágua, ela pediu para não ser identificada.
A refugiada afirma que muitos nicaraguenses estão deixando o país, porque não há perspectivas de desenvolvimento pessoal. "O que está acontecendo na Nicarágua é que grande parte do sistema econômico foi cooptado pelo governo. Empresas estrangeiras que querem entrar na Nicarágua precisam passar por um processo bastante longo. Tudo isso junto significa que no final as oportunidades para as pessoas do país sejam bastante baixas", diz Stacy. "Muitos nicaraguenses que vivem mais ao norte, perto da fronteira com a Costa Rica, estão migrando para poder trabalhar. Eles buscam oportunidades fora, enquanto os que ficam na Nicarágua acabam trabalhando em coisas muito básicas, como supermercados."
Como tudo é controlado pelo governo, a economia não evolui. "Não há diversificação na economia, porque tudo é controlado pelo governo. Isso faz com que os nicaraguenses não possam ter uma boa qualidade de vida", diz Stacy.
Segundo ela, o governo de Ortega passou a atacar a Igreja Católica porque os religiosos funcionavam como meio de comunicação, informando o povo sobre o que acontecia no país e no exterior.
Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18h.
Desde setembro de 2023, o conteúdo do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé/O Antagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Para assinar Crusoé/O Antagonista, clique aqui:
https://assine.oantagonista.com.br/
Assista ao programa completo abaixo:
https://omny.fm/shows/o-antagonista/latitude-55-a-guerra-entre-daniel-ortega-e-a-miss
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Luiz
2023-12-10 00:09:32Amigo do LULADRAO e PR.
Odete6
2023-12-09 18:19:41Um dos marginais - entre a coleção dos ratos desgovernantes das 3 AMÉRICAS - praticando o típico comportamento padrão dessa subespécie, claro, claro.