O embrião de uma revolta contra os oligarcas da Câmara
Surgiu no horizonte da Câmara dos Deputados a possibilidade de controlar mais um pedaço do Orçamento federal. Mas, pela primeira vez na história, os parlamentares titubeiam. Em busca de ainda mais poder sobre os gastos do governo, os líderes da Câmara articulam a criação de um novo tipo de emenda, chamada RP5, como detalha reportagem...
Surgiu no horizonte da Câmara dos Deputados a possibilidade de controlar mais um pedaço do Orçamento federal. Mas, pela primeira vez na história, os parlamentares titubeiam.
Em busca de ainda mais poder sobre os gastos do governo, os líderes da Câmara articulam a criação de um novo tipo de emenda, chamada RP5, como detalha reportagem de Crusoé. Essas emendas de liderança controlariam 10 bilhões de reais em 2024.
A ideia não pegou bem, contudo, entre os médio e baixo cleros. São cerca de 300 dos 513 deputados que temem conceder ainda mais poder para o restrito grupo de oligarcas da Câmara, comandado hoje por Arthur Lira (PP-AL).
O presidente da Câmara já foi alertado, aliás, de que a institucionalização das novas emendas poderia causar uma revolta no plenário.
Assine Crusoé e leia mais detalhes sobre essa história.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
100413CAIO02
2023-11-25 20:35:38Os oligarcas e também grande parte do baixo clero só pensam no próprio bolso e no poder. O povo que se dane!