Estatal de óleo e gás argentina tem salto após promessa de privatização
Após o anúncio de Javier Milei que irá privatizar a YPF, a estatal de óleo e gás argentina, após sua posse como presidente do país em dezembro, gerou uma corrida às ações da empresa na bolsa de valores de Nova York. Nesta segunda-feira, 20, as ações da empresa na New York Stock Exchange (NYSE) subiram...
Após o anúncio de Javier Milei que irá privatizar a YPF, a estatal de óleo e gás argentina, após sua posse como presidente do país em dezembro, gerou uma corrida às ações da empresa na bolsa de valores de Nova York.
Nesta segunda-feira, 20, as ações da empresa na New York Stock Exchange (NYSE) subiram 35,99% na primeira hora de pregão. Os papéis, que fecharam o último pregão cotados a 10,80 dólares (52,55 reais), já estão em 14,70 dólares (71,50 reais).
"Simples assim. O investidor faz a conta e fica onde é bem tratado", escreveu Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).
O primeiro lote de privatizações anunciado pelo presidente eleito de viés ultraliberal inclui, além da YPF, os veículos de comunicação oficial do governo: TV Pública, Radio Nacional y Telam serão vendidas à iniciativa privada.
A YPF, equivalente à Petrobras na Argentina, detém a maior parte do mercado interno de combustíveis.
A empresa esteve no centro da crise de abastecimento do final de outubro, causada principalmente pela política estatal de controle de preços.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-11-20 19:25:07Espero que Milei consiga privatizar todas as estatais argentinas e que o próximo presidente do Brasil siga os mesmos passos! Fora Lula!