Biden vai ampliar muro de Trump na fronteira com o México
Descumprindo uma promessa de campanha, o governo de Joe Biden (foto) anunciou nesta quinta-feira (5) que retomará a construção de uma parte do muro na fronteira com o México, medida que marcou a administração do republicano Donald Trump, antecessor e adversário do presidente democrata. O Departamento de Segurança Interna divulgou um documento com poucos detalhes...
Descumprindo uma promessa de campanha, o governo de Joe Biden (foto) anunciou nesta quinta-feira (5) que retomará a construção de uma parte do muro na fronteira com o México, medida que marcou a administração do republicano Donald Trump, antecessor e adversário do presidente democrata.
O Departamento de Segurança Interna divulgou um documento com poucos detalhes sobre a ação. A construção do muro ocorrerá no condado de Starr, no Texas, que enfrenta grande fluxo de migrantes, segundo autoridades locais. Dados do governo revelam que, nos últimos 12 meses, foram registradas 245 mil entradas de migrantes na região. De outubro de 2022 até agosto último, mais de 2,2 milhões de migrantes foram detidos ao cruzar a fronteira sul dos EUA.
O secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, afirmou no anúncio que revogou a validade de mais de 20 leis federais no Texas para permitir a construção do muro e garantir sua implantação rápida. Ele alegou "necessidade aguda e imediata de construir barreiras físicas na fronteira americana".
Questionado por repórteres, Biden afirmou que se viu sem opções, uma vez que já havia verba pública aprovada para o muro e era necessário usá-la. "Tentei fazer com que eles [o Congresso] redirecionassem esse dinheiro, mas eles não fizeram isso", disse. Em 2021, logo no início de seu mandato, a Casa Branca divulgou comunicado afirmando que o muro não era uma "solução política séria".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)