Angola, Odebrecht, Lava Jato e a visita de Lula
Ao passar por Luanda, em Angola, nesta sexta, 25, o presidente Lula encontrou-se com o presidente angolano, João Lourenço (foto), e discursou contra a fome e a desigualdade. “A concentração de riqueza tem aumentado cada vez mais. Cada vez mais, o 1% tem mais riqueza e cada vez mais os 50% mais pobres estão cada...
Ao passar por Luanda, em Angola, nesta sexta, 25, o presidente Lula encontrou-se com o presidente angolano, João Lourenço (foto), e discursou contra a fome e a desigualdade.
“A concentração de riqueza tem aumentado cada vez mais. Cada vez mais, o 1% tem mais riqueza e cada vez mais os 50% mais pobres estão cada vez mais pobres. Espero convencer a humanidade a se indignar contra a desigualdade", disse Lula.
O discurso não caiu muito bem entre alguns angolanos, para os quais o presidente Lula tem alguma responsabilidade pela atual situação de Angola, com a perpetuação da fome e da desigualdade.
"A relação entre o Brasil e Angola durante os dois primeiros mandatos de Lula não foi saudável para os angolanos", diz a ativista e pesquisadora angolana Laura Macedo, de Luanda.
Nesse período, apoiando-se na influência de Lula, a empreiteira Odebrecht fechou diversos acordos para construir obras no país, então governado pelo presidente José Eduardo dos Santos, amigo do brasileiro. "Empresas estrangeiras como a Odebrecht ganharam muitos contratos, mas quem enriqueceu foram algumas pessoas ligadas ao PT e ao Movimento pela Libertação de Angola, o MPLA, o partido governista. Enquanto isso, os angolanos seguiram sofrendo com as mesmas desgraças", diz Laura Macedo.
O atual presidente, João Lourenço, também é do MPLA, que governa o país há décadas. Lourenço foi escolhido por José Eduardo dos Santos para a sua presidência. Embora tenha começado o seu mandato com um discurso contra a corrupção, tem revelado as mesmas práticas do antecessor. Em um dos depoimentos dados por Monica Moura, esposa do marqueteiro João Santana, para a Lava Jato, ela afirma que, em 2012, pagou 15 milhões de dólares para a agência de publicidade Orion, que tinha João Lourenço como um dos seus sócios. O MPLA então estava em plena campanha para a presidência. A Orion, aliás, era controlada por Ana Dias Lourenço, a esposa do atual presidente. A origem do dinheiro era o MPLA e a Odebrecht, que precisava remunerar os oligarcas após ganhar seguidos contratos no país. "Eu posso dizer que 80% das obras em Angola [são da Odebrecht]. A Odebrecht é praticamente a dona de metade do país. Eles têm minas de diamante, em parceria com o governo. Então, para manter o presidente José Eduardo dos Santos, era um grande negócio", disse Monica Moura para a Lava Jato.
A corrupção em Angola não beneficiou o povo, obviamente, mas sim os oligarcas do MPLA, como José Eduardo Santos e o atual presidente, João Lourenço. "Em Angola, os membros do MPLA é que integram o grupo de 1% mais ricos", diz Laura Macedo.
Para um país reduzir a fome e a desigualdade, em primeiro lugar, é preciso combater a corrupção, mas esse assunto está fora da agenda de Lula.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-08-31 09:10:48Quanto tempo perdido! Quanto dinheiro nos será roubado desta vez? Lula nunca trará progresso ao Brasil devido aos malditos petistas e esquerdalhas que, qual moscas varejeiras em torno da merda, ficam zumbindo (bajulando) o descondenado e que o apoiam mediante concessão de nacos podres dessa tragédia brasileira protagonizada pelos corruptos Lula/PT e Bolsonaro/comparsas. Viva a Lava Jato. Impeachment de Lula já! Lula, vc e o BNDEs têm q trabalhar só para os brasileiros, é para isso q vc é pago.
Dalton
2023-08-28 23:08:30Lógico, alguém tem Alguma dúvida que ele mudou? Ele quer muito mais, e todos lavajatistas na cadeia.. o que me intriga é que eles sabiam que iria acontecer a mesma coisa aqui como foi na Itália.. e estão todos calados porque?
NeutronLento
2023-08-26 18:26:48Esse Lula é um crápula desavergonhado. Por falar em diamantes, por onde anda a Rose Noronha? Aquela que levava diamantes para a Europa.
ANTONIO
2023-08-26 12:51:09A corrupção está no DNA do PT e do descondenado. As velhas práticas vão voltar, não tenham dúvidas.
Marcia Elizabeth Brunetti
2023-08-26 09:46:39É triste saber que os eleitores de Lula nem saibam dessas falcatruas que o seu Pai dos Pobres faz por aí. Não sabem dos beneficiados com suas malandragens. Só saber, com informações erradas, que Lularápio foi supostamente preso injustamente. Deus abra a cabeça dessas pessoas!!! Que seja desmontada toda a farsa.
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2023-08-26 08:13:38LÁ SE VAI O DINHEIRO DO BHURRO POVO BRASILEIRO PARA OUTRO PAÍS GOVERNADO POR DITADORES. FAZ O "L".
Clayton De Souza pontes
2023-08-26 10:01:09Pelo jeito, o Lula quer voltar às velhas práticas. Será que vão criar novas campeãs nacionais pro novo PAC e pra obras em Angola? Com essa turma nada sai sem um agrado 'por fora'