Crusoé
08.10.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram

    A simbólica venda da fábrica da Ford na Bahia

    A Ford anunciou nesta sexta-feira (11) que oficialmente devolveu as instalações da sua fábrica em Camaçari (BA, na foto), na região metropolitana de Salvador, ao governo baiano, que comprou o terreno. A decisão ocorreu dois anos após a empresa anunciar o fim das suas operações no Brasil, fechando esta e a fábrica de Horizonte (CE)....

    Redação Crusoé
    2 minutos de leitura 12.08.2023 18:20 comentários 4
    ford camaçari
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    A Ford anunciou nesta sexta-feira (11) que oficialmente devolveu as instalações da sua fábrica em Camaçari (BA, na foto), na região metropolitana de Salvador, ao governo baiano, que comprou o terreno. A decisão ocorreu dois anos após a empresa anunciar o fim das suas operações no Brasil, fechando esta e a fábrica de Horizonte (CE).

    Na ocasião, cerca de 4 mil trabalhadores foram demitidos apenas da montadora baiana, encerrando um ciclo agonizante da empresa que produzia no Brasil desde o início do boom automotivo no país nos anos 1950, amparada pelo apoio de Juscelino Kubitschek. Em 2021, a empresa argumentou que a saída do Brasil era causada pela crise provocada pela pandemia de Covid e ao ambiente econômico “desfavorável”.

    Em 2019, a empresa já havia encerrado as atividades na sua fábrica em São Bernardo do Campo, onde eram produzidos caminhões e carros e que se tornou um dos símbolos do desenvolvimento do Grande ABC.

    No início do ano, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, chegou a afirmar em suas redes sociais que o governo Lula negociava a retomada das atividades da fábrica da Ford na Bahia. A negociação, pelo visto, não cedeu frutos.

    Agora, o governo de Jerônimo Rodrigues (PT) deve abrir o caminho para uma montadora chinesa no lugar: a BYD, que atua no setor de carros e ônibus, é cotada como favorita para assumir as instalações. Apesar de não terem o mesmo porte da fabricante de Detroit, os chineses de Shenzhen se destacam na fabricação de carros elétricos, o que deve pressionar para baixo o preço desses veículos no mercado brasileiro.

    No final de junho, Rodrigues já havia confirmado a chegada da linha de produção no lugar. "Estivemos na China e agora estamos colhendo os frutos", ele disse, à época, após se encontrar com dirigentes da marca oriental. "Estamos felizes com a geração de empregos e a Bahia sendo uma referência internacional de inovação e tecnologia."

    Diários

    Nigéria registra aumento de ataques jihadistas contra cristãos

    João Pedro Farah Visualizar

    Por que Lula está mais forte

    Leonardo Barreto Visualizar

    A indignação de Lula, o paciente número 1 do Sírio-Libanês

    Duda Teixeira Visualizar

    Lula agradece lealdade de Eliziane Gama

    Duda Teixeira Visualizar

    Sobre o que Dirceu e Valdemar conversavam na cadeia?

    Redação Crusoé Visualizar

    Superando o terror

    Felipe Moura Brasil, Rodolfo Borges Visualizar

    Mais Lidas

    5 respostas marcantes sobre Israel e terror

    5 respostas marcantes sobre Israel e terror

    Visualizar notícia
    A guerra dos clãs de Gaza contra o Hamas

    A guerra dos clãs de Gaza contra o Hamas

    Visualizar notícia
    A indignação de Lula, o paciente número 1 do Sírio-Libanês

    A indignação de Lula, o paciente número 1 do Sírio-Libanês

    Visualizar notícia
    Brasil vai ajudar produção de alimentos em Cuba, diz Lula

    Brasil vai ajudar produção de alimentos em Cuba, diz Lula

    Visualizar notícia
    “Desafio ético e operacional constante”, diz major Rozenszajn sobre 2 anos de guerra

    “Desafio ético e operacional constante”, diz major Rozenszajn sobre 2 anos de guerra

    Visualizar notícia
    Dicas de filmes e livros sobre o terror de 7 de outubro

    Dicas de filmes e livros sobre o terror de 7 de outubro

    Visualizar notícia
    Dogmatismo jihadista ou Realpolitik?

    Dogmatismo jihadista ou Realpolitik?

    Visualizar notícia
    Islamoesquerdismo, decolonização e a desordem moral do Ocidente

    Islamoesquerdismo, decolonização e a desordem moral do Ocidente

    Visualizar notícia
    Nigéria registra aumento de ataques jihadistas contra cristãos

    Nigéria registra aumento de ataques jihadistas contra cristãos

    Visualizar notícia
    O QR Code no paletó de Netanyahu

    O QR Code no paletó de Netanyahu

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    automóveis

    Bahia

    BYD

    Camaçari

    Ford

    < Notícia Anterior

    Argentina: ministro da Economia é presidenciável mesmo em crise

    12.08.2023 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    Argentina: entenda a única disputa relevante nas primárias deste domingo

    13.08.2023 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar

    Redação Crusoé

    Suas redes

    Twitter Instagram Facebook

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (4)

    Amaury G Feitosa

    2023-08-13 08:29:43

    A Ford pioneira do mundo com 150 anos de fundação sabe bem que a América LaTRINa com a Argentina virando pó e o Brasil dividido no lixo se antecipa ao fatal prejuízo que teria adiante com a fatal bolivarização dos regimes políticos na região e sabe bem que o Brasil corre grave risco de secessão que se prevê em quatro novos países e o Nordeste o lixo da União será o único comuno-fascista ligado à UNASUL que agregará as "bolívias" do mundo ... aí é só ressuscitar Atahualpa e Inti o Zeus Sol.


    LUCIANO RAMOS DE QUEIROZ

    2023-08-12 19:51:35

    Imaginem quem vai pagar a conta


    ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES

    2023-08-12 19:02:27

    Sim graças ao Lula/CUT/sindicatos, a Ford teve um prejuízo em escala mundial. A Ford fechando essa fábrica, não tinha onde empregar seus funcionários e os despediu. Os salários de tais empregados, assim fui informado, eram muito bons, bem acima da média. As greves que Lula causou ajudaram Lula a se projetar no cenário dos operários pois ele sabia falar aquilo q os trabalhadores queriam ouvir. Muitos não conseguiram evoluir financeiramente, e muitos outros se beneficiaram. Lula prejudicou o ABC.


    ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES

    2023-08-12 18:43:10

    A Ford tinha também a fábrica d rádios p automóveis aqui em Guarulhos/SP. Fornecia rádios p todas linhas d montagem Ford aqui, nos EUA, na Inglaterra, Alemanha, etc. Como engenheiro, fiz algumas obras num condomínio de empresas criado a partir do q restou dessa fábrica de rádios. Conversando c o chefe da manutenção desse condomínio, o mesmo informou que o sindicato(Lula) fez uma greve q parou a fábrica aqui e todas as linhas d montagem da Ford no mundo. A Ford fechou a fabrica e despediu todos!


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (4)

    Amaury G Feitosa

    2023-08-13 08:29:43

    A Ford pioneira do mundo com 150 anos de fundação sabe bem que a América LaTRINa com a Argentina virando pó e o Brasil dividido no lixo se antecipa ao fatal prejuízo que teria adiante com a fatal bolivarização dos regimes políticos na região e sabe bem que o Brasil corre grave risco de secessão que se prevê em quatro novos países e o Nordeste o lixo da União será o único comuno-fascista ligado à UNASUL que agregará as "bolívias" do mundo ... aí é só ressuscitar Atahualpa e Inti o Zeus Sol.


    LUCIANO RAMOS DE QUEIROZ

    2023-08-12 19:51:35

    Imaginem quem vai pagar a conta


    ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES

    2023-08-12 19:02:27

    Sim graças ao Lula/CUT/sindicatos, a Ford teve um prejuízo em escala mundial. A Ford fechando essa fábrica, não tinha onde empregar seus funcionários e os despediu. Os salários de tais empregados, assim fui informado, eram muito bons, bem acima da média. As greves que Lula causou ajudaram Lula a se projetar no cenário dos operários pois ele sabia falar aquilo q os trabalhadores queriam ouvir. Muitos não conseguiram evoluir financeiramente, e muitos outros se beneficiaram. Lula prejudicou o ABC.


    ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES

    2023-08-12 18:43:10

    A Ford tinha também a fábrica d rádios p automóveis aqui em Guarulhos/SP. Fornecia rádios p todas linhas d montagem Ford aqui, nos EUA, na Inglaterra, Alemanha, etc. Como engenheiro, fiz algumas obras num condomínio de empresas criado a partir do q restou dessa fábrica de rádios. Conversando c o chefe da manutenção desse condomínio, o mesmo informou que o sindicato(Lula) fez uma greve q parou a fábrica aqui e todas as linhas d montagem da Ford no mundo. A Ford fechou a fabrica e despediu todos!



    Notícias relacionadas

    Nigéria registra aumento de ataques jihadistas contra cristãos

    Nigéria registra aumento de ataques jihadistas contra cristãos

    João Pedro Farah
    07.10.2025 16:33 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Por que Lula está mais forte

    Por que Lula está mais forte

    Leonardo Barreto
    07.10.2025 14:30 4 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    A indignação de Lula, o paciente número 1 do Sírio-Libanês

    A indignação de Lula, o paciente número 1 do Sírio-Libanês

    Duda Teixeira
    07.10.2025 12:10 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Lula agradece lealdade de Eliziane Gama

    Lula agradece lealdade de Eliziane Gama

    Duda Teixeira
    07.10.2025 11:16 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso