A simbólica venda da fábrica da Ford na Bahia
A Ford anunciou nesta sexta-feira (11) que oficialmente devolveu as instalações da sua fábrica em Camaçari (BA, na foto), na região metropolitana de Salvador, ao governo baiano, que comprou o terreno. A decisão ocorreu dois anos após a empresa anunciar o fim das suas operações no Brasil, fechando esta e a fábrica de Horizonte (CE)....
A Ford anunciou nesta sexta-feira (11) que oficialmente devolveu as instalações da sua fábrica em Camaçari (BA, na foto), na região metropolitana de Salvador, ao governo baiano, que comprou o terreno. A decisão ocorreu dois anos após a empresa anunciar o fim das suas operações no Brasil, fechando esta e a fábrica de Horizonte (CE).
Na ocasião, cerca de 4 mil trabalhadores foram demitidos apenas da montadora baiana, encerrando um ciclo agonizante da empresa que produzia no Brasil desde o início do boom automotivo no país nos anos 1950, amparada pelo apoio de Juscelino Kubitschek. Em 2021, a empresa argumentou que a saída do Brasil era causada pela crise provocada pela pandemia de Covid e ao ambiente econômico “desfavorável”.
Em 2019, a empresa já havia encerrado as atividades na sua fábrica em São Bernardo do Campo, onde eram produzidos caminhões e carros e que se tornou um dos símbolos do desenvolvimento do Grande ABC.
No início do ano, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, chegou a afirmar em suas redes sociais que o governo Lula negociava a retomada das atividades da fábrica da Ford na Bahia. A negociação, pelo visto, não cedeu frutos.
Agora, o governo de Jerônimo Rodrigues (PT) deve abrir o caminho para uma montadora chinesa no lugar: a BYD, que atua no setor de carros e ônibus, é cotada como favorita para assumir as instalações. Apesar de não terem o mesmo porte da fabricante de Detroit, os chineses de Shenzhen se destacam na fabricação de carros elétricos, o que deve pressionar para baixo o preço desses veículos no mercado brasileiro.
No final de junho, Rodrigues já havia confirmado a chegada da linha de produção no lugar. "Estivemos na China e agora estamos colhendo os frutos", ele disse, à época, após se encontrar com dirigentes da marca oriental. "Estamos felizes com a geração de empregos e a Bahia sendo uma referência internacional de inovação e tecnologia."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Amaury G Feitosa
2023-08-13 08:29:43A Ford pioneira do mundo com 150 anos de fundação sabe bem que a América LaTRINa com a Argentina virando pó e o Brasil dividido no lixo se antecipa ao fatal prejuízo que teria adiante com a fatal bolivarização dos regimes políticos na região e sabe bem que o Brasil corre grave risco de secessão que se prevê em quatro novos países e o Nordeste o lixo da União será o único comuno-fascista ligado à UNASUL que agregará as "bolívias" do mundo ... aí é só ressuscitar Atahualpa e Inti o Zeus Sol.
LUCIANO RAMOS DE QUEIROZ
2023-08-12 19:51:35Imaginem quem vai pagar a conta
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-08-12 19:02:27Sim graças ao Lula/CUT/sindicatos, a Ford teve um prejuízo em escala mundial. A Ford fechando essa fábrica, não tinha onde empregar seus funcionários e os despediu. Os salários de tais empregados, assim fui informado, eram muito bons, bem acima da média. As greves que Lula causou ajudaram Lula a se projetar no cenário dos operários pois ele sabia falar aquilo q os trabalhadores queriam ouvir. Muitos não conseguiram evoluir financeiramente, e muitos outros se beneficiaram. Lula prejudicou o ABC.
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-08-12 18:43:10A Ford tinha também a fábrica d rádios p automóveis aqui em Guarulhos/SP. Fornecia rádios p todas linhas d montagem Ford aqui, nos EUA, na Inglaterra, Alemanha, etc. Como engenheiro, fiz algumas obras num condomínio de empresas criado a partir do q restou dessa fábrica de rádios. Conversando c o chefe da manutenção desse condomínio, o mesmo informou que o sindicato(Lula) fez uma greve q parou a fábrica aqui e todas as linhas d montagem da Ford no mundo. A Ford fechou a fabrica e despediu todos!