PF investiga ligação de grupo preso em SC com ataque hacker
A Polícia Federal investiga a ligação entre um grupo preso na manhã desta terça-feira em Santa Catarina com a onda de ataques hackers sofridos por autoridades da Lava Jato semanas antes do vazamento de mensagens do aplicativo Telegram para o site The Intercept. A Operação Chabu mira suspeitos de violarem o sigilo de investigações em andamento...
A Polícia Federal investiga a ligação entre um grupo preso na manhã desta terça-feira em Santa Catarina com a onda de ataques hackers sofridos por autoridades da Lava Jato semanas antes do vazamento de mensagens do aplicativo Telegram para o site The Intercept.
A Operação Chabu mira suspeitos de violarem o sigilo de investigações em andamento sobre organizações criminosas. O caso já vinha sendo tocado pela corporação bem antes de ocorrerem os ataques hackers. Mas, nos últimos dias, investigadores enxergaram a possibilidade de haver conexão com as invasões aos celulares de autoridades. Uma fonte ligada à cúpula da PF confirmou a Crusoé que está em apuração essa possível ligação do grupo com os ataques.
Entre os presos na ação, está o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, do MDB.
Autorizada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, e cumprindo 23 mandados de busca e apreensão e sete de prisão temporária, a operação se baseou em uma investigação que encontrou indícios do vazamento de informações sigilosas de ações da PF que ainda seriam realizadas. Também foi descoberto o contrabando de equipamentos de contra-inteligência utilizados na construção de "salas seguras", ambientes à prova de vigilância. Segundo a PF, no grupo investigado há um “núcleo político”.
A Chabu é um desdobramento de outra operação da PF, a Eclipse, que em 2018 descobriu uma rede de políticos, empresários e servidores da Polícia Rodoviária Federal que atuavam para atrapalhar investigações em andamento com o objetivo de proteger políticos. Todos os alvos da PF na ação de hoje são suspeitos de associação criminosa, corrupção passiva, violação de sigilo funcional, tráfico de influência, corrupção ativa e obstrução de investigação de organização criminosa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
MarcoA
2019-06-19 09:46:29Alguns comentários beiram a insanidade quando acham que vagabundo, safado, corrupto é coisa de comunista,,,,isso é coisa do ser humano sem escrupulos , que existem em TODAS as vertentes de pensamento politico ideológico...um monte de Polianas que acreditam em super herois e mitCos, assim como os fanaticos pelo molusco...esse pais precisa de gente decente, honesta, INTELIGENTE e PREPARADA, democrata, sem pregar a desonestidade intelectual, enfim,,,,,,,,,,quem sabe em na próxima acertamos
Luiz
2019-06-18 21:26:46Seria precipitado comentar algo agora. Prefiro aguardar mais detalhes dessa operação. Algo muito grave está por vir, pois um desembargador federal não secretaria a prisão de um prefeito e o seu afastamento por do cargo por trinta dias sem indícios muito robustos.
Jorge
2019-06-18 20:59:11PARABÉNS POLÍCIA FEDERAL. METE TODO ESSES COMUNISTAS NA CADEIA
Mariia
2019-06-18 20:33:19Vai fundo PF. Vamos botar esses bandidismo todos na cadeia!
Bartolomeu
2019-06-18 19:43:36Muitíssimo importante está notícia! É muito bom, nós constribuintes, sabermos que temos uma das melhores e mais honestas policia do mundo. Esta mesma polícia, quando descobre uma maçã podre no seu meio, faz questão de extirpá-la de sua própria carne, e ainda, sem esconder isso da população. Não há corporativismo como no meio político e na alta cúpula do judiciário. Parabéns, PF. Três maçãs estragadas em duas semanas... 👏👏👏👏👏
Ney
2019-06-18 19:01:27Só acredito vendo. Nunca que o pt estaria envolvido direta ou indiretamente nesse tipo de delito. Um santo partido, que só tem inocente no seu quadro de afiliados.
Ione Maria da Silva
2019-06-18 19:00:08Gosto muito da Crusoé. Reportagens investigativas com isenção.
Nisk
2019-06-18 18:50:48Aí ‘e q nossos eleitores terão q pensar antes de votar : passaram +/- 15 anos fazendo suas canalhices e agora tivemos a pequena sabedoria em mudar,mudamos mas, eles se prepararam para a guerra e farão de Tudo para desacreditar a mudança continuando a fazer com q os “idiotas q estão ainda nas tetas” massacrarem a mente dos ainda “inocentes”. Teremos q mostrar a Nação quem é quem na cara.
Maria Helena
2019-06-18 15:31:29Roteiro de filme!
Andrea
2019-06-18 14:36:58Torcendo para a polícia desvendar mais essa bomba