Sabino ressuscita nome do Lula 1 no MTur
Celso Sabino, o ministro do Turismo (e do Centrão) de Lula, escolheu Milton Zuanazzi (foto) para ocupar o cargo de Secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade da pasta. A nomeação, feita nesta sexta (4) no Diário Oficial da União, ocorre em substituição a Marcelo Lima Costa, o nome escolhido pela hoje ex-ministra Daniela do Waguinho....
Celso Sabino, o ministro do Turismo (e do Centrão) de Lula, escolheu Milton Zuanazzi (foto) para ocupar o cargo de Secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade da pasta. A nomeação, feita nesta sexta (4) no Diário Oficial da União, ocorre em substituição a Marcelo Lima Costa, o nome escolhido pela hoje ex-ministra Daniela do Waguinho.
O nome de Zuanazzi, a primeira nomeação oficial de Sabino, já circulava entre representantes do setor. Zuanazzi deu entrevistas e foi visto circulando em um evento em São Paulo, onde disse a uma publicação especializada que o objetivo é a recuperação orçamentária do Ministério.
Zuanazzi foi secretário nacional de Políticas de Turismo, entre 2003 e 2006. Ele deixou o cargo para se tornar diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O seu timing, no entanto, não poderia ter sido pior. Ele assumiu a casa durante as crises de atrasos e greves no setor aéreo que motivaram longas filas em aeroportos de todo o país e, pior, esteve à frente da pasta durante os dois piores acidentes aéreos da história do país: o voo 1954 da Gol, que caiu em setembro de 2006 matando 154 pessoas; e o voo 3054 da TAM, dez meses depois, matando 199 pessoas em Congonhas.
Após quatro renúncias de diretores nos meses seguintes ao acidente da TAM, o próprio Zuanazzi renunciou, afirmando em carta a dificuldade de atuar com o então ministro da Defesa, Nelson Jobim — que estaria, em sua visão, travando o nome de substitutos ao cargo de direção.
Quando foi questionado na Câmara dos Deputados se de fato Zuanazzi não conseguia trabalhar com ele, Jobim não mediu palavras: "Não deverá trabalhar mesmo, porque o nosso trinômio é segurança, pontualidade e regularidade. Se esse trinômio não serve [a Zuanazzi], viramos a página."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Adriano
2023-08-06 17:23:16E a rafameia continua salivando por poder....