O novo golpe de Daniel Ortega para sufocar a Igreja
Ao mesmo tempo em que os boatos sobre a libertação do bispo nicaraguense Rolando Álvarez se mostram infundados, o ditador Daniel Ortega iniciou uma nova ofensiva para sufocar a Igreja Católica na Nicarágua. Segundo o jornal La Prensa, as paróquias começaram a receber neste ano a cobrança do IBI, imposto local sobre imóveis do qual...
Ao mesmo tempo em que os boatos sobre a libertação do bispo nicaraguense Rolando Álvarez se mostram infundados, o ditador Daniel Ortega iniciou uma nova ofensiva para sufocar a Igreja Católica na Nicarágua. Segundo o jornal La Prensa, as paróquias começaram a receber neste ano a cobrança do IBI, imposto local sobre imóveis do qual os templos são isentos desde 1995.
Paralelo à cobrança, o regime sandinista congelou a conta bancária de autoridades eclesiásticas e paróquias por vários dias em maio, impossibilitando o pagamento do imposto e deixando as igrejas expostas a multas e embargos.
Além de ilegais, as cobranças são exorbitantes, algumas das quais chegam a quase 200 mil córdobas (moeda local).
A Crusoé, a advogada no exílio Martha Molina disse que o próximo passo da ditadura nicaraguense é o confisco de bens e imóveis ligados à Igreja Católica, uma vez que as paróquias não terão condição de honrar as dívidas recém-adquiridas.
“Possivelmente, veremos as prefeituras confiscando os bens e imóveis, e talvez derrubem as igrejas para construir casas políticas partidárias. Isso é normal na Nicarágua. No país, não há respeito às leis, a não ser ao que dizem os ditadores”, afirmou Martha.
A cobrança ilegal do imposto é mais um capítulo da tensa relação entre a ditadura de Ortega e a Igreja Católica nos últimos anos. Em julho de 2022, missionárias da Caridade, organização fundada pela Madre Thereza de Calcutá, foram expulsas do país e o bispo de Matagalpa, Dom Rolando Álvarez, crítico do regime sandinista, foi condenado a 26 anos de prisão por suposta “traição à pátria”.
Esses últimos episódios levaram o papa Francisco a classificar o governo de Ortega como “ditadura grosseira”. Mesmo assim, as investidas de Ortega contra os religiosos não cessam.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Sônia Adonis Fioravanti
2023-07-08 19:15:06O amigo do nine
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-07-06 22:52:15O Papa não vai cobrar do Lula a soltura do bispo Orlando Álvarez? Como é isso Lula, cadê sua liderança, vc não consegue convencer o ditador grosseiro? Para que vc foi ao Vaticano? Lula, vc está muito mais desprestigiado agora do que em outros carnavais...Fora Lula, Viva a Lava Jato!
FLORIPES JOSE DE OLIVEIRA COUTINHO
2023-07-06 15:34:36Esse é o conselheiro do nosso Presidente
Marcia E.
2023-07-06 13:58:17Não deu tempo do amigão Lula conversar com o Papa sobre o que faria para a paz entre Ortega e a igreja? É sr. Francisco, nem sabe que estava falando como o amigão do Ortega! A
ANTONIO
2023-07-06 12:15:34Ortega é um, como disse o Papa Francisco, um ditador grosseiro, o que é até um elogio tendo em vista as maldades praticados por ele e a perseguição inclemente aos seus opositores. A prisão do bispo Dom Rolando Álvarez e a expulsão da Missionárias da Caridade, além de outros crimes, atestam bem sua maldade!
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2023-07-06 11:37:09manda o papa fazer o "L".
KEDMA
2023-07-06 10:53:19Complicado…
ADRIANO
2023-07-06 10:19:34Um dia ele morre. Vai ter uma vaguinha especial no inferno.