"Lula está perdendo seus tentáculos no continente", diz deputado Rodrigo Valadares
O deputado federal Rodrigo Valadares (foto), do União Brasil de Sergipe, conseguiu emplacar uma emenda na medida provisória do Mais Médicos que impede que profissionais de saúde brasileiros e estrangeiros recebam salários diferentes. Na prática, a medida inviabiliza a exploração de cubanos pelo regime da ilha comunista. Com a inauguração do Foro de São Paulo...
O deputado federal Rodrigo Valadares (foto), do União Brasil de Sergipe, conseguiu emplacar uma emenda na medida provisória do Mais Médicos que impede que profissionais de saúde brasileiros e estrangeiros recebam salários diferentes. Na prática, a medida inviabiliza a exploração de cubanos pelo regime da ilha comunista. Com a inauguração do Foro de São Paulo em Brasília, Crusoé conversou com Valadares para conhecer suas opiniões.
Qual é a chance de a ditadura cubana conseguir alguma ajuda do governo brasileiro?
No atual governo, infelizmente, essa chance é real. O presidente tem mais vontade de ajudar os países que estão naufragando em dívidas pela má gestão de seus amigos e aliados políticos, do que resolver a fome e a sede do nosso povo brasileiro, e muito menos a do meu povo nordestino. Enquanto Lula recebe ditadores como Nicolás Maduro e Miguel Díaz-Canel, o Brasil patina na geração de emprego e vê um movimento de fechamento em massa de empresas e multinacionais, travando o crescimento econômico.
Além do Mais Médicos, haveria outras possibilidades de colaboração com Cuba?
O governo pode tentar adotar estratégias semelhantes às utilizadas no passado, como emprestar dinheiro usando charutos e garrafas de rum como garantia, bem como investir em obras de infraestrutura, como o caso conhecido do Porto de Mariel. Além disso, poderia recorrer novamente aos fundos de pensão para comprar títulos da dívida cubana. No entanto, estamos fazendo nossa parte para evitar tais práticas questionáveis. Uma emenda de minha autoria foi acatada na MP do Mais Médicos, que proíbe tratamento diferenciado no pagamento de salário entre médicos brasileiros e estrangeiros, impedindo assim possíveis acordos obscuros entre Opas, PT e Cuba, como ocorreu em 2013.
O BNDES irá financiar obras no exterior? Pode fazer isso?
Lula quer pressionar o BNDES a financiar um gasoduto de xisto betuminoso na Argentina, um material altamente poluente e cuja exploração não é regulamentada no Brasil. Estamos vigilantes no Congresso Nacional e lutando pela aprovação de uma lei que impeça essa situação, em que o dinheiro dos pagadores de impostos sustenta os amigos de Lula, que agem como verdadeiros mendigos em busca de se manterem no poder com recursos brasileiros.
Quem vai impedir o Lula de ajudar seus amigos de esquerda na região?
Os processos eleitorais na América Latina já vem colocando um freio nesta "onda rosa". A vitória de Santiago Peña no Paraguai, a vitória do Partido Republicano na elaboração da Constituinte no Chile, a possível reeleição de Luis Lacalle Pou no Uruguai e a iminente derrota do kirchnerismo na Argentina já mostram que Lula está perdendo seus tentáculos no continente. Além disso, a oposição na Câmara está atenta para impedir essa caridade com o chapéu alheio.
Como a sociedade brasileira vê isso?
Mesmo muitos dos eleitores que votaram em Lula nas eleições discordam do uso do dinheiro brasileiro para financiar ditaduras. Algumas pessoas acreditavam que estavam votando em alguém como o sul-africano Nelson Mandela, alguém que promoveria uma "frente ampla pela democracia", usando uma falsa narrativa de que a democracia estava em risco. No entanto, elas se depararam com o velho Lula de sempre, que quer utilizar o caixa do Brasil para promover ditaduras continente afora e que, desta vez, governa com um sentimento de vingança. Nosso papel como oposição é denunciar e utilizar todos os instrumentos necessários para impedir esses absurdos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Tania Maria Fernandes De Carvalho
2023-07-03 03:11:17Se o congresso nao ficar atento, todos esses financiamentos vão sair. O Brasil não aguenta mais tanta corrupção
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2023-07-02 13:19:38ESSE É UM HOMEM DE VISÃO. OS PETISTAS ESTÃO CEGOS OU CONIVENTES COM A ROUBALHEIRA.
ANTONIO
2023-07-02 12:24:08Muito bem Rodrigo, fique atento juntamente com o Congresso Nacional para impedir que Lula, como no passado, utilize nossos sofridos impostos para sustentar ditaduras e governos corruptos e incompetentes. Proteja também os Fundos de Pensões contra os assaltos praticados nos últimos governos petistas.
Marcia E.
2023-07-02 12:12:40Se sair algum dinheiro do BNDES sair para um desses amiguinhos do Lula não haverá mais como ficar sentado em casa assistindo TV. E isso precisa ser escancarado em todas as mídia. Se a Globo ficar quieta, vai ser desmoralizada.