Papa Francisco passa por terceira cirurgia em quatro anos
O papa Francisco (foto) passou por três horas de cirurgia na região abdominal para tratar uma hérnia nesta quarta-feira (7) em Roma. Segundo o Vaticano, a operação foi concluída "sem complicações", e o pontífice deve permanecer internado por "vários dias" para recuperação. Essa é a terceira cirurgia pela qual o papa passou nos últimos quatro anos....
O papa Francisco (foto) passou por três horas de cirurgia na região abdominal para tratar uma hérnia nesta quarta-feira (7) em Roma.
Segundo o Vaticano, a operação foi concluída "sem complicações", e o pontífice deve permanecer internado por "vários dias" para recuperação.
Essa é a terceira cirurgia pela qual o papa passou nos últimos quatro anos.
Ele foi submetido a uma operação de catarata sob sigilo em algum momento em 2019. O jornal Il Messagero revelou o fato ao final daquele ano.
Em julho de 2021, Francisco passou por cirurgia no cólon por causa de uma inflamação. Ele ficou dez dias internado.
O papa, que tem 86 anos, enfrenta diversos problemas de saúde para além dessas operações.
Ele tem dores no quadril, nas costas e, a mais forte, no joelho, que o obriga a usar cadeira de rodas.
Francisco faz sessões de fisioterapia para conter esses problemas, que se agravaram a partir de 2015.
O pontífice também sofre de acúmulo de gordura no fígado e segue uma dieta para tratá-lo.
E, ainda entre março e abril de 2023, houve uma internação de quatro dias para tratar complicações de uma pneumonia.
Acometido por tantos problemas de saúde, Francisco costuma ser questionado sobre uma possível renúncia, precedente aberto por seu antecessor, Bento XVI.
O argentino já afirmou em julho do ano passado que não descartava a possibilidade de renunciar.
"Não acredito que possa manter o mesmo ritmo de viagens de antes. Acredito que na minha idade, e com esses limites, devo me poupar para poder servir à Igreja, ou pelo contrário pensar na possibilidade de me colocar de lado", disse durante uma entrevista coletiva em avião em retorno de viagem ao Canadá.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Gastão Eduardo Carvalho
2023-06-08 07:36:53O Mulla e the first lady, sifu. Não irão ter com o Bergoglio em mais uma tournée prás europa, às custas do nosso dinheiro.
Odete6
2023-06-08 06:20:36Que todas as forças do bem envolvam e protejam o Papa Francisco, um dos raros verdadeiros chefes de Estado, um lúcido, um raro íntegro, sensato e inteligente líder do nosso tempo.