Crusoé
06.07.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram

    Petistas em busca do tempo perdido

    Charles de Gaulle jamais disse que o Brasil “não é um país sério”. Perdeu a oportunidade de anunciar uma verdade monumental. Como não cansamos de reafirmar a nossa falta de compostura, depois de 100 dias de ensaios, o governo Lula entra em cena para representar um papel grotesco no fantástico mundo das Relações Internacionais. Há...

    avatar
    Diogo Chiuso
    4 minutos de leitura 19.04.2023 11:13 comentários 10
    Celso Amorim em visita a Lula na prisão: ideologias de sempre
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    Charles de Gaulle jamais disse que o Brasil “não é um país sério”. Perdeu a oportunidade de anunciar uma verdade monumental. Como não cansamos de reafirmar a nossa falta de compostura, depois de 100 dias de ensaios, o governo Lula entra em cena para representar um papel grotesco no fantástico mundo das Relações Internacionais. Há quem acredite que o destino pode ser visto nas estrelas. Muitas crianças – e até alguns adultos – acreditam em Papai Noel. Mas só os petistas conseguem ter a convicção de que a China irá irrigar a nossa economia com uma montanha de dinheiro, reconstruir toda a nossa infraestrutura dilapidada pela inépcia de nossos governantes, e ainda nos transferir tecnologia de ponta para que, finalmente, possamos entrar no reino das grandes potências mundiais. E assim, sem nenhuma contrapartida, por pura benevolência humanitária, o governo chinês ajudará o Brasil a realizar o sonho de ser o país do futuro.

    O único problema vai ser conciliar esse mundo fantástico com a insensibilidade da vida real. A benevolência chinesa é questionada por organizações internacionais, como a Anistia, que vem denunciando há mais de uma década as violações de direitos humanos na China, cujas autoridades seguem prendendo quem critica o governo, incluindo ativistas, jornalistas e advogados, além de restringir a liberdade de expressão e de crença religiosa, chegando ao absurdo de manter os uigures, minorias muçulmanas, em campos de concentração com tortura, trabalhos forçados e abusos sexuais. Seria interessante consultar nosso ministro dos Direitos Humanos, o destemido Silvio Almeida, para saber se os oprimidos na China também “existem e são valiosos para nós”.

    Aliás, nosso prodigioso ministro Silvio Almeida também poderia se pronunciar a respeito das declarações do chanceler russo Sergey Lavrov, que veio ao Brasil trazendo uma bagagem ultrassecreta de 5 toneladas, e a certeza de que ambos os países têm uma “abordagem similar sobre os problemas do mundo”. É verdade, são países que têm governos corruptos e perseguem os adversários políticos, mas cada um a seu modo: no Brasil, para calar os opositores, recorre-se ao cancelamento na internet e ao assédio judicial. A Rússia prefere que eles caiam misteriosamente de sacadas ou deem os últimos suspiros depois de tomar um cafezinho envenenado com polônio-210.

    Mas o que importa agora é que a encenação de Lula em palcos internacionais teve uma repercussão muito ruim. Num de seus improvisos, acusou a Europa e os Estados Unidos de não terem interesse em parar a guerra na Ucrânia. Como resposta, disseram-lhe que estava sendo ingênuo ao repetir propaganda russo-chinesa. Lula teve que voltar atrás, num pronunciamento ambíguo e constrangedor, em que não reafirma o que disse, mas também não nega.

    O diretor desse espetáculo grotesco é o experiente diplomata Celso Amorim (foto), que tentou explicar as declarações destrambelhadas de Lula em entrevistas nada diplomáticas à imprensa. A ingenuidade de Lula, portanto, vem de Amorim, que levou a sério a ideia mirabolante de transformá-lo em um novo Nelson Mandela. Amorim ficou deslumbrado com a ideia de que uma boa propaganda pode fazer o mundo inteiro acreditar que Lula é um homem honesto, preso injustamente, que está retornando à vida pública apenas para dar ao mundo lições de paz, amor, perseverança e muita resignação. Megalomaníaco, Lula deve ter gostado da ideia de se tornar uma espécie de guru da política mundial.

    Ainda mais ingênuos do que esses dois trapalhões que se acham capazes de enganar o mundo inteiro, foram todos os que acreditaram que um megalomaníaco poderia conduzir uma frente ampla para recuperar alguma dignidade política depois da tragicomédia de um governo energúmeno como o de Jair Bolsonaro. Porque, no fundo, os petistas são pragmáticos. Não estão interessados em vingança e nem em frente ampla para a reconstrução do país. Estão apenas atrás do tempo perdido.

     

    Diogo Chiuso é escritor e autor do livro O que restou da Política, publicado pela editora Noétika em 2022

    Diários

    Putin quer "continuar matando pessoas", diz Trump

    Crusoé Visualizar

    Nem os aliados de Putin escapam dos bombardeios na Ucrânia

    Crusoé Visualizar

    Governo libera R$ 5,1 bilhões em emendas; Alcolumbre é um dos mais beneficiados

    Guilherme Resck Visualizar

    O que Stedile tem a dizer aos líderes do Brics?

    Crusoé Visualizar

    Musk faz enquete sobre criação do 'Partido América'

    Crusoé Visualizar

    Uma moção de repúdio a Lula pela visita a Cristina Kirchner

    Wilson Lima Visualizar

    Mais Lidas

    A tentação do realismo

    A tentação do realismo

    Visualizar notícia
    Chega promete investigar "influência" de Gilmar em Portugal

    Chega promete investigar "influência" de Gilmar em Portugal

    Visualizar notícia
    Estudo revela 6 traços do que é ser 'cool' - e não é só carisma

    Estudo revela 6 traços do que é ser 'cool' - e não é só carisma

    Visualizar notícia
    Nem os aliados de Putin escapam dos bombardeios na Ucrânia

    Nem os aliados de Putin escapam dos bombardeios na Ucrânia

    Visualizar notícia
    O que está por trás da “One Big Beautiful Bill” de Trump

    O que está por trás da “One Big Beautiful Bill” de Trump

    Visualizar notícia
    O que Stedile tem a dizer aos líderes do Brics?

    O que Stedile tem a dizer aos líderes do Brics?

    Visualizar notícia
    O silêncio como projeto

    O silêncio como projeto

    Visualizar notícia
    Pendurado no STF

    Pendurado no STF

    Visualizar notícia
    Putin quer "continuar matando pessoas", diz Trump

    Putin quer "continuar matando pessoas", diz Trump

    Visualizar notícia
    Todos os inimigos de Putin que já 'caíram da janela'

    Todos os inimigos de Putin que já 'caíram da janela'

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    direitos humanos

    Lula

    PT

    Sergey Lavrov

    uigures

    < Notícia Anterior

    Como está a aprovação de Lula nas capitais

    19.04.2023 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    Quem é o "Sombra de Lula", filmado no Palácio do Planalto durante o 8 de Janeiro

    19.04.2023 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    author

    Diogo Chiuso

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Branda

    2023-04-23 11:58:05

    Eu espero, de todo o coração, que esses caras leiam artigos como esse. É certo que não aceitarão as palavras, negarão todas, mas eu espero que elas fiquem tocando em suas mentes todas as noites, antes de dormir.


    Olívia m a menezes

    2023-04-21 07:28:49

    Excelente artigo.


    Renata

    2023-04-20 21:53:06

    A questão é que Nelson Mandela cumpriu pena.


    ROMEU

    2023-04-20 17:09:25

    Perfeito, Diogo! O que mais incomoda é a eterna competição da cúpula política em busca da mediocridade. Sai uma anta entra um charlatão, sai um idiota entra um megalomaníaco... E assim vamos levando a vida, de hipocrisia em hipocrisia... Até quando?


    José Roberto Colombo

    2023-04-20 15:37:17

    Como é bom ler um artigo que esclarece o que nós sabemos mas que os idiotas, os pobres de espírito, fanatismo da esquerda que pede liberdade e adora Cuba, Nicarágua, Venezuela , Irá , locais, onde a liberdade e total e vc adora está liberdade Outra coisa , a China , só tem produtos ótimos , nada de lá e cópia ou falsificado Tudo e criação deles , original, resistente e sempre o resto do mundo faz a cópia deles Perdeu Mane


    Maria Rita Araújo Loureiro Da Cruz

    2023-04-20 11:48:47

    Perfeito Diogo


    Mauricio Sucheuski

    2023-04-20 10:47:54

    Sobre Celso Amorim, você ainda não percebeu o seguinte, se você pesquisar vai achar com facilidade, ele muitas vezes se trai a si mesmo quando está com os seus (o curral intelectual do Brasil247). Então é só juntar as pontas soltas. Perceba q todas as referências intelectuais de Celso Amorim são francesas. Foi a Rússia e voltou e a primeira parada, braços de Macron. O resto vcs ligam sozinhos pois não cabe nesse espaço.


    Carlos Renato Cardoso Da Costa

    2023-04-20 05:06:33

    O último parágrafo é perfeito. Quem votou em Lula tem todo o direito de tê-lo feito, mas dizer que acreditava em frente ampla ou em "defesa da democracia" sempre foi de uma tolice enorme.


    ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES

    2023-04-19 18:54:59

    O introdutor de ódio na política brasileira, Luiz Ignácio, continua com muito ódio sim! Por tal motivo só pensa em ideologia esquerdista, MST, estatizações, etc. Lula não pensa no Brasil como nação onde a grande maioria do povo será feliz. Portanto, infelizmente caro Diogo Chiuso, o ódio do nós contra eles, vai continuar. Gostei do seu artigo. Viva a Lava Jato!


    Xico Só

    2023-04-19 15:43:54

    De Gaulle foi um estadista e jamais disse isto ... na verdade quem falou foi o diplomata brasileiro Carlos Alves de Souza ... estes são os diplomatas deste indigitado pais.


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Branda

    2023-04-23 11:58:05

    Eu espero, de todo o coração, que esses caras leiam artigos como esse. É certo que não aceitarão as palavras, negarão todas, mas eu espero que elas fiquem tocando em suas mentes todas as noites, antes de dormir.


    Olívia m a menezes

    2023-04-21 07:28:49

    Excelente artigo.


    Renata

    2023-04-20 21:53:06

    A questão é que Nelson Mandela cumpriu pena.


    ROMEU

    2023-04-20 17:09:25

    Perfeito, Diogo! O que mais incomoda é a eterna competição da cúpula política em busca da mediocridade. Sai uma anta entra um charlatão, sai um idiota entra um megalomaníaco... E assim vamos levando a vida, de hipocrisia em hipocrisia... Até quando?


    José Roberto Colombo

    2023-04-20 15:37:17

    Como é bom ler um artigo que esclarece o que nós sabemos mas que os idiotas, os pobres de espírito, fanatismo da esquerda que pede liberdade e adora Cuba, Nicarágua, Venezuela , Irá , locais, onde a liberdade e total e vc adora está liberdade Outra coisa , a China , só tem produtos ótimos , nada de lá e cópia ou falsificado Tudo e criação deles , original, resistente e sempre o resto do mundo faz a cópia deles Perdeu Mane


    Maria Rita Araújo Loureiro Da Cruz

    2023-04-20 11:48:47

    Perfeito Diogo


    Mauricio Sucheuski

    2023-04-20 10:47:54

    Sobre Celso Amorim, você ainda não percebeu o seguinte, se você pesquisar vai achar com facilidade, ele muitas vezes se trai a si mesmo quando está com os seus (o curral intelectual do Brasil247). Então é só juntar as pontas soltas. Perceba q todas as referências intelectuais de Celso Amorim são francesas. Foi a Rússia e voltou e a primeira parada, braços de Macron. O resto vcs ligam sozinhos pois não cabe nesse espaço.


    Carlos Renato Cardoso Da Costa

    2023-04-20 05:06:33

    O último parágrafo é perfeito. Quem votou em Lula tem todo o direito de tê-lo feito, mas dizer que acreditava em frente ampla ou em "defesa da democracia" sempre foi de uma tolice enorme.


    ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES

    2023-04-19 18:54:59

    O introdutor de ódio na política brasileira, Luiz Ignácio, continua com muito ódio sim! Por tal motivo só pensa em ideologia esquerdista, MST, estatizações, etc. Lula não pensa no Brasil como nação onde a grande maioria do povo será feliz. Portanto, infelizmente caro Diogo Chiuso, o ódio do nós contra eles, vai continuar. Gostei do seu artigo. Viva a Lava Jato!


    Xico Só

    2023-04-19 15:43:54

    De Gaulle foi um estadista e jamais disse isto ... na verdade quem falou foi o diplomata brasileiro Carlos Alves de Souza ... estes são os diplomatas deste indigitado pais.



    Notícias relacionadas

    Putin quer "continuar matando pessoas", diz Trump

    Putin quer "continuar matando pessoas", diz Trump

    Crusoé
    05.07.2025 13:12 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Nem os aliados de Putin escapam dos bombardeios na Ucrânia

    Nem os aliados de Putin escapam dos bombardeios na Ucrânia

    Crusoé
    05.07.2025 12:27 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Governo libera R$ 5,1 bilhões em emendas; Alcolumbre é um dos mais beneficiados

    Governo libera R$ 5,1 bilhões em emendas; Alcolumbre é um dos mais beneficiados

    Guilherme Resck
    05.07.2025 11:00 4 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    O que Stedile tem a dizer aos líderes do Brics?

    O que Stedile tem a dizer aos líderes do Brics?

    Crusoé
    05.07.2025 10:10 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Redação Brasília

    SAFS Quadra 02, Bloco 1,
    Ed. Alvoran Asa Sul. — Brasília (DF).
    CEP 70070-600

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso