Barroso: Brasil vive processo de “atraso civilizatório”
O ministro Luís Roberto Barroso (foto), do STF, afirmou nesta sexta-feira (3) que o Brasil vive um processo de “atraso civilizatório”. Durante participação no evento Lide, que acontece em Lisboa, em Portugal, o magistrado disse que o país passa por um momento de “risco democrático”, que culminou com os eventos de 8 de janeiro, e condenou a...
O ministro Luís Roberto Barroso (foto), do STF, afirmou nesta sexta-feira (3) que o Brasil vive um processo de “atraso civilizatório”.
Durante participação no evento Lide, que acontece em Lisboa, em Portugal, o magistrado disse que o país passa por um momento de “risco democrático”, que culminou com os eventos de 8 de janeiro, e condenou a valorização “do estilo Roberto Jefferson e Daniel Silveira”.
“Vivemos um período relevante de risco democrático, que culminou com os eventos de 8 de janeiro, que não foi um fato isolado, mas um processo histórico que se acumulou ao longo do tempo, antecedido por ataques desrespeitosos e repetidos às instituições, pela absurda e indevida politização das forças armadas, por um discurso permanentemente golpista, que incluiu a tentativa de volta ao voto impresso com contagem manual”, disse Barroso.
“Então imaginem o que teriam sido as sessões eleitorais com essas hordas de pessoas violentas e truculentas, armadas muitas vezes, numa contagem pública manual de votos, e numa absurda valorização do estilo Roberto Jefferson e Daniel Silveira”, acrescentou.
“Civilidade e o respeito às instituições democráticas, educação, cultura e ciência são premissas que devem permear qualquer visão política do mundo. Portanto, a minha visão é que vivemos um processo de atraso civilizatório”, concluiu.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
John
2023-02-04 17:32:10Maior ameaça à democracia é uma corte suprema que desrespeita a constituição, o ordenamento jurídico, e a independencia dos poderes. Instala ao arrepio da lei, a censura, o inquérito interminável, o desrespeito ao amplo direito de defesa, o desrespeoto à PGR.Um ministro NÃO ELEITO, que “propõe” leis ao legislativo, um outro que não respeita os cidadãos, não é “perdeu mané”?
André
2023-02-03 22:00:38Ok Sr. Barroso, mas soltar o Lula e restabelecer seus direitos políticos após julgamento com provas irrefutáveis e condenação em 3 instâncias sabendo que foram subtraídos do Tesouro Nacional, estimado por baixo, 120 bilhões de reais e o causador desta afrontosa corrupção ser reeleito novamente? Isso é vergonhozo, é triste, não dá pra ser feliz. Para qualquer época que se olhe depois de FHC, só retrocessos, atraso e roubalheiras, mutretas infinitas e avida continua? O STF não está à altura!
Amaury G Feitosa
2023-02-03 18:35:05E a prova maior deste atraso é um ministro da mais alta corte de justiça jocosamente dizer publicamente a puxa-sacos que "eleição não se ganha, se toma" ou no exterior resetando à custa de otários agride um cidadão com o "perdeu Mané" e assim dou-lhe plena razão e o atraso vem do lixo acumulado em Brasília.
Luiz F Cabral
2023-02-03 18:13:50Concordo com o ministro. Só não podemos esquecer que um grande retrocesso foi o retorno do ex presidiário.
Ibrahim Jose Jamhour
2023-02-03 14:09:42Eu concordo. Mas incluo no “atraso civilatório” o conjunto de manobras utilizadas pelo STF para “descondenar” e libertar corruptos.
Marcio Carlos Cassia
2023-02-03 13:27:37Causa e consequências!!! ...referente a causa, todos sabem, somente não podemos declarar, sob pena de pena severa.