Zelensky pede à ONU criação de tribunal para julgar crimes da Rússia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (foto), discursou nesta quarta-feira (21) para a Assembleia-Geral da ONU, após as ameaças nucleares de Vladimir Putin e a reação de Joe Biden em seu discurso de hoje nas Nações Unidas —o presidente americano se pronunciou horas antes. No vídeo enviado à ONU, gravado na Ucrânia e em inglês,...
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (foto), discursou nesta quarta-feira (21) para a Assembleia-Geral da ONU, após as ameaças nucleares de Vladimir Putin e a reação de Joe Biden em seu discurso de hoje nas Nações Unidas —o presidente americano se pronunciou horas antes.
No vídeo enviado à ONU, gravado na Ucrânia e em inglês, Zelensky afirmou que “foi cometido um crime contra a Ucrânia e exigimos uma punição justa” e descreveu a morte e a destruição que “a Rússia provocou com sua guerra ilegal”.
Ele defendeu ainda a criação de um tribunal especial da ONU para punir a Rússia e a supressão do direito de veto dos russos no Conselho de Segurança das Nações Unidas: “A Rússia deve pagar por esta guerra com seus ativos”.
O presidente ucraniano também falou da cova coletiva em Izyum, cidade recentemente recapturada no noroeste da Ucrânia, onde foram achados cerca de 450 cadáveres, e disse que a ajuda do Ocidente salvaria vidas. “A Rússia quer passar o inverno no território ocupado da Ucrânia e se preparar para uma nova ofensiva: novas Buchas [outra cidade alvo de massacre], novas Izyums."
Zelensky ainda voltou a criticar a posição de "neutralidade" diante da invasão das tropas de Vladimir Putin, adotada por países como o Brasil. “Aqueles que falam de neutralidade querem dizer outra coisa. Fingem proteger alguém, mas na realidade só protegem seus interesses pessoais." Ao final do seu discurso, foi aplaudido de pé pelos participantes da Assembleia-Geral das Nações Unidas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
André
2022-09-22 18:13:43Putin precisa tomar chá especial, do qual é exímio preparador: chá de polônio.
Marcia
2022-09-22 11:50:33A partir do momento que temos aqui dois ditadores muito populares no Brasil (atualmente concorrendo à presidência) é difícil esperar uma posição mais forte sobre essa Guerra. O mundo deveria buscar todas as formas de evitar o terror do uso de bombas nucleares. Não sei de tudo que está acontecendo para opinar mais profundamente, mas é horrível pensar nas vidas sendo perdidas e nas terríveis condições que a guerra traz para todos (soldados, civis, crianças, meio ambiente etc).
Amaury G Feitosa
2022-09-22 11:48:42Avorda Zelé só você ainda não sabe que a ONU virou um ridículo e vergonhoso antro do comunazismo ... o grande erro foi desmontarem seu arsenal nuclear em 1990 e assim foi presa fácil da ditadura mafiosa russa ... e se esperarem pelo Biden tão fu... digo ferrados.