Marina Silva anuncia apoio a Lula
Após 14 anos de rompimento com o PT, Marina Silva selou seu apoio público à campanha de Lula à Presidência da República. Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (12), a ex-ministra do Meio Ambiente e presidenciável nas três últimas eleições disse que, politicamente, se reencontrou com o petista. "Estamos vivendo um reencontro político e...
Após 14 anos de rompimento com o PT, Marina Silva selou seu apoio público à campanha de Lula à Presidência da República. Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (12), a ex-ministra do Meio Ambiente e presidenciável nas três últimas eleições disse que, politicamente, se reencontrou com o petista.
"Estamos vivendo um reencontro político e programático, porque, do ponto de vista das nossas relações pessoais, tanto eu quanto o presidente Lula nunca deixamos de estar próximos e de nos conversar mesmo em momentos dolorosos das nossas vidas", disse Marina.
"Nesse momento crucial da história , quem reúne as maiores e melhores condições para derrotar Bolsonaro e a semente maléfica do bolsonarismo que está se implementando no seio da nossa sociedade, é a sua candidatura", acrescentou a candidata a deputada federal da Rede.
Lula deu mesmo tom à sua fala:
"Há muito tempo tempo havia a expectativa de Lula e Marina iriam conversar. Nós nunca deixamos de nos conversar: nós nos desencontramos e nos encontramos - nos encontramos não apenas para tratar da política ambiental mas para tratar desse país", disse o ex-presidente.
Apesar de Marina ter entregue um plano com medidas de combate às mudanças climáticas, o petista evitou dar detalhes de medidas práticas que tomaria no curto prazo, caso eleito. Ele se limitou a dizer que a política ambiental será "transversal" em seus ministérios e que questões como garimpo e desmatamento seriam cortados a zero.
Marina, por sua vez, esqueceu um passado de intensas campanhas de difamação do PT contra suas campanhas eleitorais. A mais notável ocorreu em 2014. Na época, Marina era líder das pesquisas e sua candidatura minguou após o PT insinuar que o Bolsa Família seria encerrado em um evento governo da ex-ministra.
A amnésia política terá um preço. Como antecipamos, Marina exigiu a criação, num eventual governo Lula, de uma Autoridade Nacional de Mudança Climática, que seria ligada ao Ministério do Meio Ambiente e responsável pelo cumprimento das metas de redução de emissão de CO2.
Marina também defende a reestruturação e blindagem de órgãos que foram sucateados pelo atual governo, como Ibama, ICMBio e Funai.
O retorno da ex-ministra à esfera de influência do PT ocorre depois de 14 anos. Em 2008, ela deixou o governo Lula após atritos com Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) e Reinhold Stephanes (Agricultura).
Na ocasião, ela se indispôs com o próprio Lula, que entregou a Unger a coordenação do Plano Amazônia Sustentável e deu aval a Stephanes para brigar pela flexibilização da regra que restringia o crédito agrícola de quem desmatou sem licença ambiental.
Também se desgastou com Dilma Rousseff por causa do processo de liberação das licenças ambientais para obras no rio Madeira, em Rondônia. Meses depois de deixar o governo, Marina se desfiliou do PT.
A mágoa se intensificou na campanha de 2014, quando foi bombardeada pelo marketing de guerrilha de João Santana.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
MARCOS
2022-09-13 18:56:24Marina está sendo ingênua. O arrependimento de Lula e do PT pelos ataques odientos e mentirosos feitos a ela no passado, só decorre de estarem precisando dela. Nova facada nas costas ela pode vir a receber no futuro desse pessoal.
Franco
2022-09-13 14:01:33Oportunista safada. Sra. Heloisa Helena, saia da cova e dê conselhos a essa infame. Até hoje, seu comportamento, sra Heloisa, foi e é coerente. Vc não tem nada com isso. Me perdoa. Mas essa vira-latas Marina é nojenta.
Renata
2022-09-13 13:13:30Depois de tudo o que o PT fez com ela, é ter muita vocação pra capacho!
Amaury G Feitosa
2022-09-13 09:16:52Esta senhora é apenas uma oportunista a quem um desavisado povo deu um dia 20milhões de votos e o que fez? fundou um partido ridiculo que tem pasmem 3 represantantes no congresso e assim mesmo um foi eleito por outro e com o tal Rede ficou milionária e se lixa para o povo ... o castigo veio rápido na última eleição perdeu pro Cabo Dalcíolo e teve míseros 1 milhão de votos ... mais uma milionária a viver às custas de um povo tolo a ungir canalhas.
DANIELLA
2022-09-13 05:47:24Vergonha como mulher ser pisada, humilhada e aceitar, péssimo recado.
Odete6
2022-09-13 04:42:14Ora, ora, ora.... a marina metida a correta .... goooosssta de ladrão! Que coisa aberrante e indecente toda essa gente!....
Ivan
2022-09-13 00:37:20Alckmin se bandeou pra Lula por vingança contra Dória e agora critica a Lava-Jato depois que seu primo foi flagrado correndo com mala de dinheiro. Marina voltou pro Lula porque percebeu que seu apoio poderá decidir a eleição em primeiro turno e com isso ganhar poder no futuro governo. Inimigos se abraçam fingindo que o fazem por amor ao país mas a realidade é suja, vulgar e asquerosa.
NELSON VIDAL GOMES
2022-09-12 23:55:55Apoio muito caro à imagem de Marina Silva! Muito caro! Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Eduardo
2022-09-12 23:48:01Alguém surpreso? Farinha do mesmo saco. Mostra que tudo não passa de encenação. Apoiar Lula e PT depois de tudo que fizeram com ela, deixa claro que ela gosta de ser maltratada.
Juerg
2022-09-12 22:29:12Brasil: a maior loja de conveniência a céu aberto do planeta!