Com morte de Elizabeth II, Charles III assume o trono
A morte da rainha Elizabeth, a mais longeva soberana da história do Reino Unido, aos 96 anos nesta quinta (8) transfomou Charles (foto) —seu primogênito e primeiro na linha de sucessão ao trono— em rei Charles III. Com 73 anos completados em novembro do ano passado, ele será o monarca mais velho a assumir o...
A morte da rainha Elizabeth, a mais longeva soberana da história do Reino Unido, aos 96 anos nesta quinta (8) transfomou Charles (foto) —seu primogênito e primeiro na linha de sucessão ao trono— em rei Charles III.
Com 73 anos completados em novembro do ano passado, ele será o monarca mais velho a assumir o trono britânico. Está previsto que, nesta sexta-feira (9), Charles III participe de reuniões com o Accession Council (Conselho de Adesão), que vai proclamá-lo rei, e com a nova primeira-ministra do país, Liz Truss.
Depois disso, o novo rei fará uma viagem de luto pelo Reino Unido, passando por Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales. O velório de Elizabeth II vai durar três dias, e seu funeral de Estado deve ocorrer no dia 18, na Abadia de Westminster.
"A morte da minha amada mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para todos os membros da minha família", afirmou Charles em nota oficial. "Lamentamos profundamente o falecimento de uma querida Soberana e de uma mãe muito amada", acrescentou o novo rei. Sua cerimônia de coroação ainda pode levar meses, diz a agência Associated Press.
Charles Philip Arthur George nasceu em 14 de novembro de 1948 no Palácio de Buckingham, residência oficial dos monarcas britânicos, e tinha apenas 3 anos quando sua mãe assumiu o trono. Em 1981, ele se casou com Diana Spencer. O casal teve dois filhos: o príncipe William, agora o primeiro na linha sucessória, e o príncipe Harry, que em 2020 abdicou de seu título sênior da família real.
Charles e a princesa Diana se separaram em agosto de 1996. O então príncipe de Gales se casou com a sua atual esposa e nova rainha consorte do Reino Unido, Camilla Parker Bowles, em 2005, oito anos após a morte de Diana.
Conhecido por seu apego ao ambientalismo, o novo rei terá a tarefa de suceder o maior reinado da história britânica —sua mãe reinou por sete décadas. Charles já esteve no Brasil pelo menos quatro vezes: em 1978, 1991, 2002 e 2009.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)