Quem diria?
No debate presidencial de hoje, na Band, a corrupção voltou a ser tema central. Notícia especialmente ruim para Lula, que fugiu do enfrentamento
No debate presidencial de hoje, na Band, a corrupção voltou a ser tema central. Notícia especialmente ruim para Lula, que não teve trégua durante toda a noite. Logo que chegou à emissora, Jair Bolsonaro disse que não apertaria a mão de ladrão, ganhando as manchetes dos sites e subindo rapidamente nos trending topics do Twitter.
Em sua primeira intervenção, o presidente falou em cleptocracia e lembrou a delação do ex-ministro Antonio Palocci, que contou sobre os pacotes de propina que entregava ao petista. Lula, para surpresa da militância, ficou sem reação, assumiu posição defensiva e mudou de assunto.
Ao farejarem o medo do líder das pesquisas, todos os demais presidenciáveis passaram a investir no tema. Ciro Gomes falou que Lula “se corrompeu mesmo”, Simone Tebet disse que “nunca terá ministros envolvidos em escândalos” e Felipe D’Ávila lembrou que o petrolão é considerado o “maior esquema de corrupção do mundo”.
Foi um massacre. Até então blindado pela imprensa simpática, Lula achava que passaria incólume apenas ostentando a sentença do Supremo que anulou suas condenações com base em filigranas jurídicas. Ao descer para o play, demonstrou não estar preparado para o jogo.
Até mesmo na pauta social, Lula levou uma surra de Bolsonaro, que ainda tripudiou sobre o Bolsa Família. “Era uma miséria. Tinha gente que ganhava R$ 80 por mês e nós entramos nessa área para valer.” Questionado sobre como conseguirá recursos para pagar o Auxílio Brasil de R$ 600 a partir de 2023, o presidente debochou. “Não roubando.”
Apesar de ter apresentado o melhor desempenho da noite, Bolsonaro não saiu ileso. Teve que responder novamente a questões sensíveis, como a gestão da pandemia e os atritos com o Supremo.
Em sua defesa, exibiu números positivos da economia e classificou como ataque às liberdades a recente decisão de Alexandre de Moraes contra empresários bolsonaristas. Mas perdeu a mão ao ofender uma das jornalistas presentes.
Basicamente, o debate se pautou pelo passado e não pelo futuro. Poucos apresentaram propostas factíveis. Apesar dos picos de audiência, ainda é cedo para saber se o enfrentamento entre os candidatos conseguirá alterar as pesquisas de opinião. Naturalmente, as militâncias de cada um passarão os próximos dias recortando e espalhando pela internet e grupos de WhatsApp os trechos com maior poder de viralização. Frases lacradoras, vacilos e expressões faciais alimentarão a safra semanal de memes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
CARLOS HENRIQUE
2022-08-29 18:49:30Corrupção, um ótimo tema! Rachadinhas, porquê não abordar?
Arnaldo
2022-08-29 14:44:07No segundo turno, nem tchutchuca do centrão nem ex-presidiário. Entre esses dois, meu voto será NULO!
Marcia E B
2022-08-29 13:49:51Oi Claudio. Estou sempre ao seu lado nos comentários, mas você achou que o BOZO se saiu bem no debate, ou só se comparado com Lula? A truculência do presidente sempre depõe contra ele. E acho que dessa vez não foi diferente.
Almar Sigiliano De Siqueira
2022-08-29 13:22:24espero crescimento da Simone Tebet
Ricardo
2022-08-29 11:55:00A band não é a Globo.
Vilson Klein
2022-08-29 11:44:52foi um ótimo debate, vendo o ex-presidiário achado é impagavel
Ronaldo Mendonça Vilela
2022-08-29 11:25:44Você não comentou sobre a misoginia enrustida do Bolsonaro ao atacar a jornalista Vera Magalhães e a candidata Simone Tebet.
Evandro Assis de Castro Alves
2022-08-29 11:20:24Prezado Cláudio Dantas! Como já disseram, parece q vc viu outro debate. Bolsonaro, por ser presidente e chegar no local atacando o Luladrão, chamou pra si toda a atenção. Mas no decorrer, quem teve postura de presidente, com propostas (é o único com plano de governo) e respostas contundentes, foi o Ciro. Tebete tb se saiu bem, mas não tem experiência e preparo, como o Ciro, para tirar o Brasil da pior situação dos últimos 30 anos.
Amaury G Feitosa
2022-08-29 11:17:34Ué queriam que reagissem a acusações que são FATOS INCONTESTES como? qualquer um sabe que o que foi dito é café pequeno ainda pouco e ninguém lembrou da famosa Roze aquela que terceirizou a bodega planaltina em Sampa para propinar com o amado e que levava no Aero-51 malas de dinheiro para depósito em Portugal e o avião presidencial era o clandestino doce motel nas costas da finada aquela que sem se saber de onde legou $9 milhões num fundo de pensão ao traíra ... foram econômicos demais.
Silvio
2022-08-29 10:29:27Ops!!!!! " Apesar de ter apresentado o melhor desempenho da noite??????" Qual foi o seu ponto de vista para chegar a tal conclusão?