Parecer do TCU sobre contas de Bolsonaro critica emendas de relator
A área técnica do Tribunal de Contas da União (foto) recomendou aprovar as contas de 2021 do governo de Jair Bolsonaro, mas fez várias críticas ao uso das RP9, as chamadas emendas de relator, informa o Painel da Folha. O parecer dos técnicos deve ser votado pela corte de contas na quarta (29). "As principais...
A área técnica do Tribunal de Contas da União (foto) recomendou aprovar as contas de 2021 do governo de Jair Bolsonaro, mas fez várias críticas ao uso das RP9, as chamadas emendas de relator, informa o Painel da Folha.
O parecer dos técnicos deve ser votado pela corte de contas na quarta (29). "As principais críticas dos auditores, pertencentes à Secretaria de Avaliação Governamental, são feitas na maneira como são distribuídas as chamadas emendas RP9, que ficaram conhecidas como 'orçamento secreto'", diz a Folha.
De acordo com a área técnica do TCU, o modelo adotado para distribuir as emendas de relator aumenta o risco para o planejamento das ações do governo e impõe "dificuldades relacionadas à transparência". Além disso, afirma o documento, "a falta de critérios de equidade na distribuição de emendas entre os parlamentares tem o potencial de afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais, o que requer atenção e cuidado específicos".
O parecer também chama a atenção para a concentração de recursos das emendas em algumas cidades e observa que boa parte delas se destinou a saúde e assistência social, políticas públicas que requerem critérios objetivos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
JOSE BATISTA MACIEL NETO
2022-06-29 07:17:13Emendas do relator ressuscitam l mensalao?
Márcia
2022-06-28 22:08:28Isso é ser conivente com as emendas secretas, que são destinada, muitas vezes, para a corrupção
MARCOS
2022-06-27 21:57:23DIVISÃO DO BUTIM.
FERNANDO
2022-06-27 21:37:42nós sabemos onde vai parar a maioria dessas figeradas emendas!...