O calote da Rússia e seu significado para Putin
Um representante da Casa Branca anunciou na manhã desta segunda, 27, que a Rússia deu um calote em seus títulos soberanos estrangeiros pela primeira vez em mais de um século. Sem reservas em dólares disponíveis para honrar seus compromissos, a Rússia também não consegue importar peças e produtos diversos que são essenciais para a indústria...
Um representante da Casa Branca anunciou na manhã desta segunda, 27, que a Rússia deu um calote em seus títulos soberanos estrangeiros pela primeira vez em mais de um século.
Sem reservas em dólares disponíveis para honrar seus compromissos, a Rússia também não consegue importar peças e produtos diversos que são essenciais para a indústria de guerra.
"Assim, no período de alguns meses, as exportações dos Estados Unidos para a Rússia, incluindo insumos tecnológicos críticos que Putin precisa para manter suas Forças Armadas, diminuíram 97%. As importações russas de mercadorias de todo o mundo podem cair até 40% este ano", disse o porta-voz americano durante uma coletiva na Alemanha, onde ocorre uma reunião do G7.
O calote da Rússia já era esperado pelo mercado, pois reservas em dólares nos Estados Unidos e na Europa foram congeladas pelas sanções.
O bloqueio tornou impossível para a Rússia pagar suas dívidas em dólares e deixou o país fora do sistema financeiro internacional. "Sem dólares, fica bem mais difícil obter peças para a manutenção de aeronaves, de carros, de equipamentos militares, de qualquer coisa. Esta guerra está custando muito caro para a Rússia", diz o economista Piter Carvalho, da Valor investimentos.
A Rússia negou que tenha dado um calote, mas credores já denunciaram o não pagamento. "Há claramente um esforço por parte do governo para esconder suas dificuldades. Mas certamente a economia do país está caminhando para a ruína", diz Carvalho.
Segundo a fonte oficial americana, o PIB da Rússia deve cair dois dígitos este ano e a inflação deve passar de 20%.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Leandro
2022-07-02 09:03:40O povo russo não tem uma visão clara do q está acontecendo e do q está por vir. Há de chegar o momento q o povo russo irá cobrar as vidas perdidas e a destruição da sua economia e seu empobrecimento. A prisão de Putin servirá de exemplo pra tds os belicistas de plantão.
Captain Barbossa
2022-06-28 18:43:35Guerra é guerra ,Tovarisch Putin...
Honório Almirão
2022-06-28 14:06:34Sofrem os ucranianos, sofre o povo russo mas os bilionários continuam com sua fúria assassina! Até quando o ser humano vai se destruir.
Homero
2022-06-28 14:03:27Problema da Rússia é o mesmo do Brasil: no sistema político presidencialista, sem candidaturas avulsas de partidos e com instituições democráticas fracas, escolhem-se presidentes (ou semi-ditadores) a cada x anos, que sempre querem se perpetuar no poder e na corrupção, não havendo a mínima resistência contra. Presidencialismo não é bom nem nos USA, vide Nixon-Trump. Mas o que fazer, pois tais sistemas não vão se auto-reformar, expontaneamente, em parlamentarismos autênticos...
Marcio
2022-06-28 12:01:41fontes americanas nunca sao confiaveis. estao sempre a servico de um dos poderosos.
Ricardo
2022-06-28 10:47:40Os oligarcas e o putin não sofrerão os efeitos da inflação
Tereza
2022-06-28 10:47:13Que se danem!
EDMIR⁸
2022-06-28 04:12:16Esse assassino em série e gestor incompetente deveria abandonar o governo da Rússia imediatamente. O mal que faz à Ucrânia e à própria Rússia é colossal. Irá deixar a Rússia à mercê da China, tanto econômica como militarmente. Ele abriu uma caixa de Pandora e isso terá consequências inclusive à incolumidade territorial da Rússia asiática. Aguardemos o fim da história...
André
2022-06-27 18:02:24Os Brics deveriam expulsar a Rússia deste grupo por assassinar pessoas durante a paz e gerar guerras não provocadas p/ distrair seu povo do seu corrupto e péssimo governo.
JULIANA
2022-06-27 16:44:42Que ele reconheça a soberania da Ucrânia e tire suas tropas do país! O vexame já não tem como aumentar...