PSDB perde força para ocupar a cabeça de chapa da terceira via
Lideranças envolvidas nas negociações por uma candidatura única da terceira via ao Palácio do Planalto avaliam que o PSDB perdeu força na disputa pela cabeça de chapa. O entendimento, por ora, é o de que a vaga tende a ficar com a senadora Simone Tebet, do MDB. A escolha do grupo político, autointitulado Centro Democrático,...
Lideranças envolvidas nas negociações por uma candidatura única da terceira via ao Palácio do Planalto avaliam que o PSDB perdeu força na disputa pela cabeça de chapa. O entendimento, por ora, é o de que a vaga tende a ficar com a senadora Simone Tebet, do MDB.
A escolha do grupo político, autointitulado Centro Democrático, será anunciada em 18 de maio, segundo anunciaram dirigentes do PSDB, MDB, União Brasil e Cidadania após a primeira reunião pós-janela partidária. Antes disso, em 14 de abril, a União deve formalizar a indicação de Luciano Bivar para a composição da chapa, mas internamente o que se comenta é que se trata apenas de uma tentativa de marcar posição, já que o partido é hoje o maior entre as legendas da terceira via. Por enquanto, formalmente, somente Tebet e João Doria, vencedor das prévias tucanas, são pré-candidatos oficiais.
"Nós temos hoje dois pré-candidatos do centro democrático: Simone Tebet e João Doria, que venceu as prévias. A questão do PSDB, se está resolvida ou não está resolvida, esse é um processo que não cabe a nós nesse momento discutir. Mesmo assim, eu ouvido do presidente do PSDB que se somará conosco nesse processo (de união da terceira via), independente de qualquer coisa", disse Simone Tebet, nesta tarde, após um tête-à-tête com Eduardo Leite no Senado.
O grupo ligado a Eduardo Leite afirma que o ex-governador gaúcho admite ocupar a vice na chapa da terceira via. A solução seria também uma maneira de driblar as discussões sobre as prévias do PSDB, já que a disputa interna realizada em novembro do ano passado, na leitura deles, escolheu um candidato à cabeça de chapa, não a vice. Com Leite de vice, o resultado não seria desrespeitado. “O objetivo do grupo (PSDB, MDB e União Brasil) é zerar o jogo e escolher quem tem mais intenção e menos rejeição”, comentou um aliado.
O papel de Moro
Um dos aliados de Moro na União Brasil, o vice-presidente da legenda, Junior Bozzella, defende a participação do ex-juiz na construção da candidatura, seja na campanha ou mesmo na chapa. O receio, diz ele, é que, se o ex-ministro se descolar da terceira via, os votos dele se dissipem para candidatos de fora do grupo político.
A ala ligada ao ex-prefeito ACM Neto na União promete barrar qualquer tentativa de Moro de entrar na disputa presidencial -- eles avalizam somente uma eventual candidatura a deputado federal por São Paulo, pois o veem como puxador de votos. Para Bozzella, no entanto, deve haver uma reavaliação, caso Moro se mostre o único nome viável. "Contra fatos, não há argumentos", pontuou.
Por ora, Moro pretende cumprir agenda de pré-campanha em viagens pelo país. O tour deve começar em São Paulo, com visitas a regiões populosas, a exemplo de São José do Rio Preto e Presidente Prudente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Joao
2022-04-07 23:07:32Só MORO para encarar lulu ou bolsonaro num 2o. turno....
ODILON DE OLIVEIRA CARNEIRO FILHO
2022-04-07 18:23:37Bozzela correto, deve haver uma reavaliação caso Moro se mostre o único viável, e isto provavelmente acontecerá! A "ala democrata" aderiu ao princípio do novo partido de combate à polarização e deve sim aceitar os fatos e parar de atrapalhar!
Odete6
2022-04-07 17:15:07....parceria nanica de nanicos de mentalidade nanica, de condutas nanicas gigantescamente desprezíveis desses néscios mau-caráteres, no ambiente que transformaram em ""terceira zona""".
Mario
2022-04-07 17:15:01Tebet/PMDB reporesentando a terceira via? Se for isso mesmo as opções serão Bozo, Lula e Centrão. Absolutamente nada de novo.
cristovao
2022-04-07 16:59:29O filhote do autoritarismo só quer deputado para aumen tar sua grana partidária.Um projeto de melhoria para O BRASIL , o povo que se lasque, escravos dos re politicos da PODRIDÃO RETROGADA
Guilherme
2022-04-07 15:54:45O desejável é União Ampla, Objetiva, na comunhão de ideal para a construção permanente do PROGRSSO da Nação. A Federação partidária sinalisa esta possibilidade, onde os apoiados e apoiadores consubstanciam a FONTE da governança e de todos os colaboradores ministeriais e congressuais. Fora disto, restam as permanentes e deletérias vias de apostas venais. Para os que ainda sabem Crer em Deus e em Democracia, do veterano Eleitor: G. Paixão.
Guilherme
2022-04-07 15:39:26Sem MORO, nem DEUS ampara a 3a. Via. Percebe-se sacos de personalismos, vaidades pessoais, fanatismo ideológico, mitismo inutil, chafurdismo, nada em PROL de UNIÃO ou ORDEM para se CHEGAR ao PROGRESSO! É muito bom lembrarem-se do que Judas Iscariota fez com JESUS CRISTO. Na cleptopolitica, vendm-se alma ao Diabo, por dinheiro, poder e degradação da honra, dignidade própria e, sobtetudo, do ser Humano! O Futuro do Brasil, sem ORDEM e UNIÃO, fica estagnado, em voos de galinha ou de seriema ..
Claudio Roberto Moreira Da Rocha
2022-04-07 14:57:05Dá um caldo ! Só….
Claudio Roberto Moreira Da Rocha
2022-04-07 14:56:26Me too !! Ou Moro ou Nulo !! Simone Tebet me desculpe masp que tumultuar ?? Eu nao entendo … nao terá 3%
José
2022-04-07 14:29:08#MORO2022