PF abre inquérito para apurar fala de Bolsonaro que associou vacinas à Aids
A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar o presidente Jair Bolsonaro por suas declarações falsas que associaram a imunização de pessoas contra a Covid à transmissão do vírus da Aids. Aberta em fevereiro, a apuração foi comunicada ao Supremo Tribunal Federal nesta quarta-feira, 2. O presidente da República é suspeito de crime de pandemia,...
A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar o presidente Jair Bolsonaro por suas declarações falsas que associaram a imunização de pessoas contra a Covid à transmissão do vírus da Aids. Aberta em fevereiro, a apuração foi comunicada ao Supremo Tribunal Federal nesta quarta-feira, 2.
O presidente da República é suspeito de crime de pandemia, infração de medida sanitária preventiva e incitação à prática de crime. O inquérito está sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.
As declarações foram dadas pelo presidente em outubro do ano passado, durante uma live. O vídeo foi retirado do ar pelas plataformas da internet. “Relatórios oficiais do governo do Reino Unido sugerem que os totalmente vacinados estão desenvolvendo síndrome da imunodeficiência adquirida muito mais rápido do que o previsto”, disse Bolsonaro durante a transmissão em suas redes sociais.
A notícia falsa divulgada pelo presidente da República gerou o repúdio da comunidade médica e científica. Associações divulgaram notas para negar as declarações de Bolsonaro. A Sociedade Brasileira de Infectologia esclareceu que “não se conhece nenhuma relação” entre qualquer vacina contra a Covid-19 e o desenvolvimento de Aids.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
PAULO
2022-03-03 16:48:06O que falar de um presidente que gastou bilhões do nosso dinheiro, na compra das vacinas, e faz até hoje, propaganda contra às vacinas? O que restou do negacionismo, além dos negacionistas profissionais? Onde no mundo civilizado, um presidente da República faz declarações falsas, sem qualquer consequência? Somos um país incivilizado. E populistas, não tem escrúpulos, para explorar essa incivilidade e ignorância.
Joao Batista Da Costa
2022-03-03 15:43:25como eles debocham da nossa inteligência prometendo aquilo que sabemos não sairá do papel como muito outros inquéritos instaurados e se sair é pra pedir o arquivamento no que serão atendidos prontamente pelo STF.
NELSON VIDAL GOMES
2022-03-03 13:45:15Deveria ser anexado a este inquérito de que aqui se trata, outra investigação acerca do ato em que o Presidente Bolsonaro retirou a máscara colocada pelos pais em uma criança, confiada a seus braços sob a vista televisiva de toda a nação. Já esse inquérito só não se transformará em denúncia, em meu pensar, no caso de um decreto de ditatura ou de morte da nação. Leviandade presidencial tem que ter limite, ademais num Estado que se diz democrático. Namastê!
Bartolomeu
2022-03-03 13:28:49Pra que perder tempo com essa palhaçada de inquérito contra esse insan.o? Todos nós já sabemos que vai dar arquivo. Esse Aras é o advogado dos corruptos. Ainda, se passar tem o Gilmar pra enterrar. O sistema é f… parceiro!
NELSON VIDAL GOMES
2022-03-03 13:26:13Dessa Bolsonaro só escapa com um decreto de ditadura ou de nosso enterro como nação. Deveria ser anexado a essa investigação, por conexão, uma investigação acerca do que o fez retirar a mascara de um criança colocada por seus pais, que a entregaram em seus braços, aos olhos televisivos de toda a nação. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Jan
2022-03-03 13:12:16Ah, ah, ah, não vai dar em nada, porque a PF está dominada! A conclusão a que chegarão será a mesma da PGR dominada...questão de retórica....
JO EL
2022-03-03 12:35:02Que autonomia poderia ter estes orgaos se seus chefes sao escolhidos pelo suspeito de cometer os crimes! Me enganem que eu gosto. Tudo cartas marcadas pra enganar os trouxas. So neste bananeiro brasileiro. Queremos nosso Brasil de volta seus ladroes politicos de merda. Acordem meu povo, aprendam a votar, nao creiam em cabos eleitorais, sao como cedulas de 3 reais. Ou vamos todos tomar no furico e o eles sabem fazer conosco e depois ficam de bolsos cheios. LADROES do nosso Brasil, devolvam-nos ja
Regina
2022-03-03 12:27:54Para quê abrir inquérito,se logo a investigação é paralisada?
Jose
2022-03-03 11:11:59E ainda precisa abrir inquérito? Em um país civilizado, o genocida já estaria na cadeia por ter causado diretamente e indiretamente mais de 650 mil mortes espalhando fake news e promovendo eventos de contaminação em massa.
Marcello
2022-03-03 11:07:55PGR e diretor geral da PF não deveriam ser indicados pelo presidente, que muitas vezes, tem um série de interesses com esses! Na prática, mostram-se sem independência para ação, o que é muito grave!