Anvisa aprova registro de primeiro autoteste de saliva para Covid-19
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou nesta sexta-feira, 25, os registros de dois novos autotestes para a Covid-19. Um deles usa a saliva para detectar a presença do vírus. O outro, no formato tradicional, faz a coleta com o swab nasal. Com as novas autorizações, subiu para quatro o número de autotestes liberados para...
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou nesta sexta-feira, 25, os registros de dois novos autotestes para a Covid-19. Um deles usa a saliva para detectar a presença do vírus. O outro, no formato tradicional, faz a coleta com o swab nasal.
Com as novas autorizações, subiu para quatro o número de autotestes liberados para a venda em farmácias de todo o país. Todos tiveram a segurança, a adequada usabilidade e o bom desempenho atestados pela agência.
O autoteste que prevê o uso de amostra da saliva é o "COVID Ag Oral Detect", de responsabilidade da empresa Eco Diagnóstica Ltda. A fabricação do exame será nacional.
"A coleta requer que o usuário cuspa a saliva em um copo. Essa coleta não utiliza swab, mas o kit possui este item que será usado apenas para transferir a quantidade certa da saliva do copo para o tubo de extração", explicou a Anvisa, em nota.
Já o "SGTi-flex COVID-19 Ag", registrado em nome da empresa Kovalent do Brasil Ltda, vai ser disponibilizado no mercado nacional em caixas com um, dois ou cinco autotestes. A ideia é "atender às famílias que queiram utilizar essa ferramenta de enfrentamento ao coronavírus".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)