Bolsonaro desautoriza Mourão sobre críticas à Rússia: 'Deu peruada'
O presidente Jair Bolsonaro (foto) desautorizou Hamilton Mourão e declarou que o general da reserva deu uma "peruada" ao afirmar que o Brasil não concorda com a invasão da Ucrânia pela Rússia. O chefe do Executivo abordou o conflito na noite desta quinta-feira, 24, durante sua live semanal, ao lado do ministro das Relações Exteriores,...
O presidente Jair Bolsonaro (foto) desautorizou Hamilton Mourão e declarou que o general da reserva deu uma "peruada" ao afirmar que o Brasil não concorda com a invasão da Ucrânia pela Rússia.
O chefe do Executivo abordou o conflito na noite desta quinta-feira, 24, durante sua live semanal, ao lado do ministro das Relações Exteriores, Carlos França. Embora tenha condenado Mourão, Bolsonaro, que viajou à Rússia na semana passada, não externou qual será a posição do Brasil em meio à crise.
Ao criticar o número dois da República, Bolsonaro fez menção ao artigo 84 da Constituição Federal, que, entre seus dispositivos, estabelece que compete privativamente ao presidente "manter relações com Estados estrangeiros".
"O artigo 84 da Constituição diz que quem fala sobre esse assunto é o presidente e o presidente chama-se Jair Messias Bolsonaro. E ponto final. Então, com todo respeito a essa pessoa que falou isso -- e eu vi as imagens --, ela está falando algo que não deve, que não é de competência dela", disparou.
Bolsonaro acrescentou que, diante de questões internacionais, ouvirá os ministros das Relações Exteriores, Carlos França, e da Defesa, Walter Braga Netto, e "outras autoridades do governo" antes de se manifestar. Para o chefe do Executivo, quem trata do assunto em nome do Brasil dá "peruada naquilo que não lhe compete".
O presidente acrescentou querer a paz. "Nós viajamos em paz para a Rússia, fizemos um contato excepcional com o presidente Putin, acertamos a questão de fertilizantes para o Brasil", disse. "Tudo que estiver ao nosso alcance faremos pela paz", emendou.
Mais cedo, Mourão chegou a afirmar que sanções econômicas contra a Rússia não são suficientes, sendo necessário também o uso da força. "Tem que haver o uso da força, realmente um apoio à Ucrânia, mais do que está sendo colocado. Essa é a minha visão. Se o mundo ocidental pura e simplesmente deixar que a Ucrânia caia por terra, o próximo será a Bulgária, depois os Estados bálticos, e assim sucessivamente, assim como a Alemanha hitlerista fez nos anos 30", emendou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
FERNANDO GOULART
2022-02-25 10:32:30Não à toa o povo brasileiro está com vergonha. Nosso país está totalmente de ponta cabeça. Corrupção, violência, jurisprudência às avessas, ladrão candidato à presidente e uma total falta de comando na governabilidade. E quando a gente pensa que o estoque de asneiras acabou, lá vem o amigo do anão de jardim assassino putin com uma nova. Está tão ridículo que ninguém mais estranha e/ou liga Fim do ano há de chegar com Moro na presidencia!!!
gracinhaluder@gmail.
2022-02-25 09:53:47E ele, Bolsonaro, como não tem capacidade de variar a demencia, deu POMBADA, pelo efeito excretor das saus falas.
Francisco Jose Soares Feitosa
2022-02-25 09:27:39Pobre Bolsó. Um tosco.
Jaime
2022-02-25 09:15:01Realmente. Eu só tinha visto PARTE do discurso de Mourão - e, nesta parte, a.coisa toda era bem simplista. Mourão é Vice-Presidente. Para o mundo todo, ele está em contato permanente com o Presidente e, SE externa semelhante opinião, é porque já discutiu com o Presedente. Esta briga na Europa não é com a gente. NINGUÉM pediu nossa posição LÁ FORA. Então, porque usar um discurso MAIS forte do que o dos países envolvidos?? Mourão errou. Colocou o Brasil em situação difícil. Só falta usarem ISSO.
FLORIPES JOSE DE OLIVEIRA COUTINHO
2022-02-25 08:56:45publique meu comentário
Humberto Fidalgo
2022-02-25 08:50:17Mourão não está na ativa, é um militar "aposentado", e é um brasileiro como qualquer outro, tem direito de manifestar sua opinião. Entendo que Mourão, da mesma forma da visão que tem sobre o que se deve fazer em relação ã Rússia, deveria ser mais incisivo, mais ativo, mais explícito em suas opiniões, externando o pensamento do povo brasileiro. As atitudes insanas de Bolsonaro não representam as pessoas de bem de nosso País.
Bartolomeu
2022-02-25 07:02:04Daqui a pouquinho a China vai invadir Taiwan Também, a Venezuela (com apoio e armamento Russo) vai invadir Roraima, etc… estou viajando? Vão sendo céticos, então, pra ver!!!
MARCOS
2022-02-25 06:46:32Agora ele quer por o Brasil em outra roubada. Fico intrigado sobre qual seria a atitude dele, caso algum ou alguma Aliança dos países fronteiriços invadisse o nosso território.
Bartolomeu
2022-02-25 06:29:16Bolsonaro está declarando aquilo que esta entalado na garganta dk PT e não fala por causa das urnas. Falou no Senado e imediatamente retirou a nota do ar. Agora, pro Rússia: China, Coreia do Norte, Venezuela, Cuba, Argentina e BOLSONARO (o Bozo virou o que ele mesmo chama de melancia). Bem feito para o Mourão: ptinha de cafet.ão. Não se da o respeito e não tem orgulho próprio. Merece apanhar mesmo!
Fernando
2022-02-25 00:28:15Bolsonaro transformou o Brasil numa Venezuela . Está fazendo coro com Maduro ! O Brasil virou um pária diante dos países do ocidente !! Foto com o Putin o novo Hitler , feita há uma semana e deprimente !!!