Crusoé
30.03.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

STF valida federações e estende prazo para registro no TSE até 31 de maio

O Supremo Tribunal Federal reconheceu em julgamento, nesta quarta-feira, 9, a constitucionalidade das federações partidárias e estendeu até 31 de maio o prazo para o registro das alianças no Tribunal Superior Eleitoral. Essa data-limite, porém, vale somente para 2022. A partir de 2026, o prazo para a formalização das federações será o mesmo estabelecido para...

Crusoe
Redação Crusoé
4 minutos de leitura 09.02.2022 17:33 comentários 7
STF valida federações e estende prazo para registro no TSE até 31 de maio
Luis Roberto Barroso
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

O Supremo Tribunal Federal reconheceu em julgamento, nesta quarta-feira, 9, a constitucionalidade das federações partidárias e estendeu até 31 de maio o prazo para o registro das alianças no Tribunal Superior Eleitoral.

Essa data-limite, porém, vale somente para 2022. A partir de 2026, o prazo para a formalização das federações será o mesmo estabelecido para o registro de partidos: seis meses antes do primeiro turno das eleições.

Instituído pela reforma eleitoral de 2021, o mecanismo das federações partidárias permite a união de duas ou mais siglas, com abrangência nacional, para a disputa das eleições, desde que as legendas caminhem juntas por pelo menos quatro anos.

Em dezembro do ano passado, em uma decisão liminar, o relator da ação direta de inconstitucionalidade movida pelo PTB, ministro Luís Roberto Barroso (foto), havia fixado 2 de abril como prazo para o registro das uniões de partidos no Tribunal Superior Eleitoral. Dias depois, ao regulamentar a lei, a corte eleitoral mudou mais uma vez a data-limite, estabelecendo-a em 1º de março.

Na condição de “amicus curiae” – “amigo da corte”, em latim -- legendas envolvidas nas negociações apelaram pela ampliação do prazo. As siglas argumentaram que, como as federações são um instituto novo, seria necessário mais tempo tanto para os acertos políticos quanto para o alinhamento de detalhes jurídicos. Dirigentes partidários chegaram a se encontrar pessoalmente com Barroso para defender a tese.

O ministro avaliou não ser possível atender o pedido majoritário de fixação da data-limite em 5 de agosto, quando terminam as convenções partidárias. Propôs, então, que, excepcionalmente em 2022, o registro das federações possa ocorrer até o final de maio. Barroso apontou que o "meio termo" permite a conclusão das conversas e minimiza o tratamento desequiparado entre partidos e federações. 

"Trata-se de um meio termo que confere maior prazo para as negociações, mas, ao mesmo tempo, evita uma extensão excessiva de tal prazo até agosto, o que tornaria o instituto das federações perigosamente aproximado das coligações e poderia trazer às federações uma lógica de ocasião que se deseja evitar. Sem mencionar que as federações têm de ser de âmbito nacional. Realizados os aceitos delas até os últimos dias das convenções, (o mecanismo) poderia impactar até mesmo federações já realizadas. Portanto, haveria um transtorno relevante do ciclo eleitoral", argumentou.

Para Barroso, porém, a extensão não pode vigorar nas próximas eleições sob o risco de ferir a isonomia entre federações e partidos e provocar, então, uma "desequiparação desrazoável". "Como as federações vão concorrer com partidos, não me pareceu de bem que concorrentes estivessem submetidos a regras diferentes quanto a prazo, o que em ano eleitoral faz muita diferença".

Acompanharam o voto de Barroso os ministros André Mendonça, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Rosa Weber e Luiz Fux.

Divergência

No julgamento, Gilmar Mendes abriu a divergência. O ministro entendeu que a lei das federações partidárias é constitucional, mas votou pela extensão do prazo para a formalização das uniões até 5 de agosto, como inicialmente previsto na legislação. “A decisão em formar uma federação é acompanhada de custos políticos elevados”, argumentou.

Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski seguiram o mesmo entendimento.

Em outra ponta, Kassio Marques apontou a inconstitucionalidade da existência das federações. Para o ministro, o mecanismo assemelha-se às coligações partidárias, extintas em 2017 e que permitiam uniões fisiológicas de siglas -- as alianças, no entanto, valiam somente no período eleitoral.

"Ora mesmo que a isso não se restrinjam as federações de partidos políticos, os principais motivos para que sejam celebradas residem em questões de estratégia eleitoral nas eleições proporcionais. É assim que partidos menores, sem apoio popular suficiente para o atingimento do quociente eleitoral, tendem a unir-se a outros para obter cadeiras nas casas legislativas e cumprir a cláusula de barreira", pontuou.

Diários

Defesa de Lulinha aponta "caráter eleitoral" em indiciamento

Redação Crusoé Visualizar

Crusoé nº 413: Os nepobabies do Supremo

Redação Crusoé Visualizar

Maioria na Venezuela percebe aumento das liberdades após queda de Maduro

Redação Crusoé Visualizar

Damares apresenta notícia-crime contra Gilmar Mendes por falas sobre CPMI

Guilherme Resck Visualizar

Embaixada do Irã lança vaquinha para “vítimas dos atentados"

Redação Crusoé Visualizar

Boulos anuncia que fica no PSOL "apesar do grave erro"

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

A indústria das ações trabalhistas e seus incentivos perversos

A indústria das ações trabalhistas e seus incentivos perversos

Visualizar notícia
A sinfonia dos vagabundos

A sinfonia dos vagabundos

Visualizar notícia
Crusoé nº 413: Os nepobabies do Supremo

Crusoé nº 413: Os nepobabies do Supremo

Visualizar notícia
Defesa de Lulinha aponta "caráter eleitoral" em indiciamento

Defesa de Lulinha aponta "caráter eleitoral" em indiciamento

Visualizar notícia
Dicas de Lula: "dedada", "treine, seu puto" e "beba menos"

Dicas de Lula: "dedada", "treine, seu puto" e "beba menos"

Visualizar notícia
Maioria na Venezuela percebe aumento das liberdades após queda de Maduro

Maioria na Venezuela percebe aumento das liberdades após queda de Maduro

Visualizar notícia
Os nepobabies do Supremo

Os nepobabies do Supremo

Visualizar notícia
Quem paga os advogados de Maduro nos EUA?

Quem paga os advogados de Maduro nos EUA?

Visualizar notícia
Renan Santos em terceiro lugar na pesquisa Atlasintel

Renan Santos em terceiro lugar na pesquisa Atlasintel

Visualizar notícia
Teremos outsider em 2026?

Teremos outsider em 2026?

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Federações partidárias

Gilmar Mendes

Luís Roberto Barroso

STF

TSE

< Notícia Anterior

‘Simone Tebet pode ser alternativa real’, diz tucano que apoia a senadora do MDB

09.02.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

'Defender o nazismo não é liberdade de expressão', diz Rodrigo Pacheco

09.02.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (7)

Wilson Jacintho Fernandes

2022-02-10 14:30:07

CADÊ MEU COMENTÁRIO FEITO POR VOLTA DAS DEZ HORAS?


Maria

2022-02-10 10:34:02

Caiu como uma luva para a esquerda se organizar. 😏


Paulo I

2022-02-10 00:03:22

Mais uma vez os Supremos em Si violam a independência dos Poderes e afrontam a Constituição. Mudando o prazo previsto em Lei estão legislando na prática. E para conferir constitucionalidade à essa esdruxula marmota chamada federação de partidos que só faz ludibriar, de novo, o texto constitucional que proibira as coligações. E tudo para servir aos interesses eleitorais dos políticos e perpetuar essa excrescência de 27 partidos. O voto mais sensato parece-me ter sido o do Ministro Kassio Marques


Nyco

2022-02-09 23:58:05

Barroso tem um verdadeiro pavor das redes sociais, por ele fechava todas. Vou fingir que nem entendo o motivo, mas se vacilar e qdo menos esperar, estaremos todos incomunicáveis. É por isso que eu digo: Ainda estamos em liberdade, mesmo que meia boca, graças ao nosso PR., SE ele sair, estaremos ferrados. __ BOLSO - 22, a nossa última TRINCHEIRA.


Claudio Roberto Moreira Da Rocha

2022-02-09 21:29:27

Não acredito em 1 sequer desta turma …


FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA

2022-02-09 18:49:39

medida absurda imoral que perpetua bandos e quadrilhas a roubar oprimir e achacar o povo ... triste.


JO EL

2022-02-09 18:47:39

Tudo quanto os politicos propoem em beneficio dos interesses exclusivos deles politicos, este STF acata sem restricoes. Sabemos que quando algo beneficia os politicos, desfavorece ao povo e ao Brasil, mas o povo e o Brasil EXPLODA-SE. NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE. JAIR e LULADRAO caindo fora.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (7)

Wilson Jacintho Fernandes

2022-02-10 14:30:07

CADÊ MEU COMENTÁRIO FEITO POR VOLTA DAS DEZ HORAS?


Maria

2022-02-10 10:34:02

Caiu como uma luva para a esquerda se organizar. 😏


Paulo I

2022-02-10 00:03:22

Mais uma vez os Supremos em Si violam a independência dos Poderes e afrontam a Constituição. Mudando o prazo previsto em Lei estão legislando na prática. E para conferir constitucionalidade à essa esdruxula marmota chamada federação de partidos que só faz ludibriar, de novo, o texto constitucional que proibira as coligações. E tudo para servir aos interesses eleitorais dos políticos e perpetuar essa excrescência de 27 partidos. O voto mais sensato parece-me ter sido o do Ministro Kassio Marques


Nyco

2022-02-09 23:58:05

Barroso tem um verdadeiro pavor das redes sociais, por ele fechava todas. Vou fingir que nem entendo o motivo, mas se vacilar e qdo menos esperar, estaremos todos incomunicáveis. É por isso que eu digo: Ainda estamos em liberdade, mesmo que meia boca, graças ao nosso PR., SE ele sair, estaremos ferrados. __ BOLSO - 22, a nossa última TRINCHEIRA.


Claudio Roberto Moreira Da Rocha

2022-02-09 21:29:27

Não acredito em 1 sequer desta turma …


FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA

2022-02-09 18:49:39

medida absurda imoral que perpetua bandos e quadrilhas a roubar oprimir e achacar o povo ... triste.


JO EL

2022-02-09 18:47:39

Tudo quanto os politicos propoem em beneficio dos interesses exclusivos deles politicos, este STF acata sem restricoes. Sabemos que quando algo beneficia os politicos, desfavorece ao povo e ao Brasil, mas o povo e o Brasil EXPLODA-SE. NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE. JAIR e LULADRAO caindo fora.



Notícias relacionadas

Defesa de Lulinha aponta "caráter eleitoral" em indiciamento

Defesa de Lulinha aponta "caráter eleitoral" em indiciamento

Redação Crusoé
27.03.2026 16:47 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé nº 413: Os nepobabies do Supremo

Crusoé nº 413: Os nepobabies do Supremo

Redação Crusoé
27.03.2026 16:17 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Maioria na Venezuela percebe aumento das liberdades após queda de Maduro

Maioria na Venezuela percebe aumento das liberdades após queda de Maduro

Redação Crusoé
27.03.2026 15:39 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Damares apresenta notícia-crime contra Gilmar Mendes por falas sobre CPMI

Damares apresenta notícia-crime contra Gilmar Mendes por falas sobre CPMI

Guilherme Resck
27.03.2026 15:23 4 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

Esse hábito comum no banho pode estar agravando o problema do mofo

Esse hábito comum no banho pode estar agravando o problema do mofo

Visualizar notícia
8 coisas que você não deve deixar no carro durante a noite

8 coisas que você não deve deixar no carro durante a noite

Visualizar notícia
Terapeutas afirmam: pessoas que se preocupam com os piores cenários possíveis, não são negativas, elas simplesmente desenvolveram esses 8 padrões

Terapeutas afirmam: pessoas que se preocupam com os piores cenários possíveis, não são negativas, elas simplesmente desenvolveram esses 8 padrões

Visualizar notícia
Essa dor no ombro pode indicar que seu organismo está combatendo um câncer

Essa dor no ombro pode indicar que seu organismo está combatendo um câncer

Visualizar notícia
iPhones só funcionarão se você provar que é adulto, em todo este país

iPhones só funcionarão se você provar que é adulto, em todo este país

Visualizar notícia
Nutricionistas revelam: este é o alimento que você deveria comer todo dia

Nutricionistas revelam: este é o alimento que você deveria comer todo dia

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso