Com vídeo falso, russos planejavam criar pretexto para invadir a Ucrânia
Veículos de imprensa americanos afirmaram nesta quinta, 3, que a Rússia tem um plano em estágio avançado para produzir um vídeo simulando um ataque de militares ucranianos contra pessoas que falam russo no leste da Ucrânia ou contra o território russo. As cenas mostrariam lugares destruídos por uma explosão, cadáveres no chão e atores lamentando...
Veículos de imprensa americanos afirmaram nesta quinta, 3, que a Rússia tem um plano em estágio avançado para produzir um vídeo simulando um ataque de militares ucranianos contra pessoas que falam russo no leste da Ucrânia ou contra o território russo.
As cenas mostrariam lugares destruídos por uma explosão, cadáveres no chão e atores lamentando as mortes. Os profissionais para interpretar os papéis até já teriam sido contratados.
Também seriam filmados equipamentos e drones parecidos com os usados pelas Forças Armadas ucranianas ou com os que foram fornecidos pela Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan.
Com a comoção causada pelas imagens, autoridades acusariam a Ucrânia de genocídio dos povos que falam o idioma russo. Em seguida, líderes apoiados pela Rússia no leste da Ucrânia pediriam uma intervenção. Dessa forma, a Rússia teria um pretexto para enviar seus soldados (foto) para ocupar o país ou parte dele.
As informações foram transmitidas aos jornalistas por agentes de inteligência americanos. Eles não deram evidências do plano e também não contaram como conseguiram os detalhes.
A diretora de inteligência nacional dos Estados Unidos, Avril Haines, conversou sobre a estratégia russa com membros do Congresso nesta quinta, 3. Ao vazar a informação para a imprensa, as autoridades americanas esperam frustrar o plano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Jaime
2022-02-04 20:21:47Os norte-americanos entendem bem disso...argumentaram que Saddam Hussein tinha armas de destruição em massa e invadiram o Iraque. Armas deste tipo? Nenhuma foi encontrada. Quando se ler um artigo como esse, a gente tem a impressão que os maiorais do Pentágono perguntaram aos garotos do D.o.D.: "Se a gente quisesse invadir a Ucrânia por esse ou aquele motivo, qual a melhor estratégia?"
Antonio ettore cortese
2022-02-04 02:28:43Hitler adotou a mesma estratégia para justificar a invasão na Polônia, pegaram uns cadaveres em uniforme alemão e os jogaram na fronteira entre os dois países.
MARCIO
2022-02-03 20:23:57Se a Rússia quiser invadir, ela vai conseguir, o Ocidente não se importa com seus aliados
Alexander
2022-02-03 16:01:46Enquanto não botarem fogo no mundo, não vão sossegar. EUA, Rússia, China...o mundo é dirigido por malucos