Irritação amazônica
O ministro da Economia, Paulo Guedes, irritou senadores do Amazonas com a defesa que fez nesta semana do fim do Imposto sobre Produtos Industrializados. Em entrevista à GloboNews na noite de quarta-feira, 17, Guedes foi perguntado sobre os efeitos da extinção do IPI na Zona Franca de Manaus. O ministro respondeu que deixaria a Zona Franca intocada,...
O ministro da Economia, Paulo Guedes, irritou senadores do Amazonas com a defesa que fez nesta semana do fim do Imposto sobre Produtos Industrializados.
Em entrevista à GloboNews na noite de quarta-feira, 17, Guedes foi perguntado sobre os efeitos da extinção do IPI na Zona Franca de Manaus. O ministro respondeu que deixaria a Zona Franca intocada, mas o Brasil não poderia deixar de ser mais eficiente por causa dela. "Quer dizer que eu tenho que deixar o Brasil bem ferrado, bem desarrumado, senão não tem vantagem para Manaus?", questionou Guedes.
Se a intenção do ministro foi defender a simplificação dos impostos, o raciocínio soou como ofensa para Omar Aziz e Eduardo Braga. Em entrevista a uma rádio local em Manaus na quinta-feira, 18, Aziz disse que a declaração foi irresponsável e compromete o investimento de empresas na região amazônica.
"Oito votos dos deputados federais e três votos dos senadores pouco muda uma composição numa votação da reforma da Previdência", reconheceu o senador, mencionando a bancada do Amazonas no Congresso. Em seguida, alertou que "nós não temos uma bancada de 40, 50 deputados, mas temos hoje as presidências de importantes comissões no Congresso Nacional".
Aziz é presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, onde Guedes já esteve e deve voltar mais vezes para defender suas propostas econômicas (foto).
O senador Eduardo Braga reagiu pelo Twitter, acusando o ministro de desconhecimento: "Assegurar as vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus não significa 'ferrar' o Brasil", criticou. "Proteger um dos mais bem-sucedidos programas de preservação ambiental do mundo representa, sim, resguardar a vida de milhões de cidadãos e as futuras gerações".
"Nós, amazônidas, lançamos ao senhor um desafio: nos chame para um debate aberto e aprenda conosco a fazer a economia crescer sem colocar em risco esse patrimônio que, por incrível que pareça, também é seu", provocou Braga na rede social.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Rosaldo Rolins
2019-04-25 08:22:23Todos repudiam a censura,é claro, mas,então pq tanta celeuma em torno do q os filhos do PR dizem. Democracia é assim. Cada 1 diz as asneiras q bem entender.Quem ñ concorda ñ as leia...
Wanderlei
2019-04-22 04:44:42Não há uma relação direta entre o que disse o Guedes e o argumento dos senadores, revisar uma situação da Zona Franca não é "destruir" a preservação ambiental da Amazônia.
Paulo
2019-04-22 00:10:31Ninguém pensa no país, só no próprio rabo, é muito deputado mi mi mi
Jose
2019-04-20 17:47:51Caros e caras - Vamos aos dados. Grande parte da chuva que gera a energia brasileira e fornece água para a agricultura vem da Amazônia por causa da floresta. Portanto, é de interesse nacional manter a floresta em pé. Segundo especialistas, precisamos manter 80% da região em florestas. Cerca de 80% da Amazônia já foi desmatada. Esta é uma área do tamanho da França. A maioria desta área produz pouco. Basta produzir lá para aumentar o PIB regional por 10. Como fazer isso? Conservar e produzir?
Moyses
2019-04-20 17:30:16Se todos querem manter seus privilégios, não haverá reforma previdenciária e o Brasil afundará
Catilinário
2019-04-20 15:41:38Mais uma confraria: a dos ratos amazônicos... E cada rato defendendo seu quinhão de queijo. E o Brasil sempre levando a pior.
Manoel
2019-04-20 12:24:03Quando a Amazônia sair das mãos dos 'Amazônidos' e voltar para a dos 'Amazonenses' estes problemas todos se acabam.
LEVINA
2019-04-20 12:01:55Se a classe política do Amazonas, estivessem realmente preocupados com a preservação da Amazônia, não deixavam a cidade, com tanto lixo, nos córregos e riachos , é uma vergonha a quantidade de lixo ao redor do rio Negro...
WELLINGTON
2019-04-20 11:21:31Dois SENADORES MEDÍOCRES .O estado do amazonas e o brasil não podem ficar reféns desse polo que custa caro para o brasil e mantem milhares de amazonenses na miséria a custa de um desenvolvimento zero para a região,existem alternativa que podem gerar riquezas e progresso para região muito mas que esse polo que só beneficia uns poucos como esse dois que nada fazem pelo o AMAZONAS
Jose
2019-04-20 02:09:55O gigante adormecido começa a sentir câimbras e começa a encontrar novas posições. SUDENE, BNB e penduricalhos q se prestam somente a políticos fisiológicos próprios das regiões É O FOCO. Trabalho e emprego, incentivos, se esses aí um dia foram bem pensados!!!MORREU, ñ há mais jeito sequer de sanea-los. O desaparelhamento e mudança de filosofia duram 4 mandatos a custos políticos e de impostos incalculáveis Tem-se q reinventar o 'político" NO/NE, usurpadores do seu povo e de toda a nação.