Agência Brasil

Conselho do FGTS vai revisar taxa paga à Caixa

19.04.19 10:36

O conselho curador do FGTS criou um grupo de trabalho para reavaliar a taxa de administração paga para a Caixa, agente operador do fundo (foto).

A taxa hoje é de 1% ao ano do ativo total do FGTS e rende cerca de 4 bilhões ao banco público.

O grupo será composto por três representantes do governo: dois do
Ministério da Economia e um da Casa Civil.

Haverá também representantes de centrais sindicais, como a CUT e Força Sindical, e de confederações do comércio e do sistema financeiro.

O grupo deverá apresentar os resultados de seu trabalho ao conselho curador até a reunião de julho.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Alguém deve me explicar por que o governo paga apenas 3% ao ano para o detentor do saldo do FGTS, quando a Selic está em 6,50% e a poupança paga 4,55%, e a inflação é de 3,9%. O trabalhador está sendo tungado desde a criação do FGTS. Perda bilionária. Um verdadeiro confisco.

  2. O FGTS é realmente bom para o empregado? Não seria melhor não ter esse ônus para o empresário e assim ele poder remunerar melhor ou até contratar mais pessoas? Ah, mas esse dinheiro serve de funding para outras finalidades também! sei!!!!

  3. FGTS render 3%aa é um dos maiores crimes contra o trabalhador. Somos OBRIGADOS a deixar parte dos nossos ganhos retidos naquela draga, que tem servido apenas para fomentar a corrupção. Ah! Considero o custo total com o trabalhador como SALARIO (o que recebo+o que o estado tira de mim+o que o estado tira da empresa). Tudo fruto do meu suor. Simples desse jeito.

    1. E o pior de tudo é que passou pela mão de presidentes petistas, socialistas e “escambau” da República (LuLADRÃO e DilmANTA corruPTos) que não melhoraram em nada para o trabalhador. Ao contrário; com os recursos disponíveis fizeram fraude contábil e “emprestaram” para empresários que não precisavam. Essa é a prova cabal que sindicalistas têm que ficarem quietos nos sindicatos. Então Liberais assumem a Economia nacional e começam a mudar ... e em prol (espera-se) dos titulares das contas FGTS.

  4. Essa taxa é imoral, desonesta e vergonhosa! A CEF a usa depois de remunerar o saldo do FGTS com ridículos 3,4%a.a. e investindo essa saldo a juros altíssimos. Aliás a mesma prática é feita por todos os banco com relação à poupança que é feita sempre pelos pequenos poupadores. Essa farra tem que acabar. que haja uma remuneração mais justa. Ou o dinheiro dos bancos vale mais que o do FGTS e da Poupança???!!!

  5. Aliás poupança do trabalhador na nova reforma da Previdência em títulos da dívida pública, sem intermediários. Conta direta no Tesouro Nacional.

    1. Excelente! Eu trocaria cada centavo que tenho desde 1996 por la, em tesouro direto sem pestanejar. Ou até mesmo poupança. Qq coisa é melhor que o atual regime no FGTS.

  6. O trabalhador dono da dívida pública, sem Conselho nenhum. FGTS em títulos da dívida pública, igualdade com os banqueiros e Fundos de pensão bem Administrados.

  7. Tem que diminuir a taxa e investir o valor no tesouro direto. É um absurdo deixar o nosso dinheiro de forma obrigatória nesse fundo e o mesmo render ano após ano menos que a inflação.

Mais notícias
Assine agora
TOPO