Bolsonaro sobre reajustes: 'Salvamos três categorias ou vai todo mundo sofrer?'
Um dia após servidores federais iniciarem o movimento de paralisações de alerta em uma reivindicação por reajustes, o presidente Jair Bolsonaro (foto) afirmou nesta quarta-feira, 19, que ainda não bateu o martelo sobre a autorização de aumentos salariais a policiais federais, policiais rodoviários federais e funcionários do Departamento Penitenciário Nacional, o Depen. Bolsonaro prometeu os...
Um dia após servidores federais iniciarem o movimento de paralisações de alerta em uma reivindicação por reajustes, o presidente Jair Bolsonaro (foto) afirmou nesta quarta-feira, 19, que ainda não bateu o martelo sobre a autorização de aumentos salariais a policiais federais, policiais rodoviários federais e funcionários do Departamento Penitenciário Nacional, o Depen.
Bolsonaro prometeu os reajustes às três categorias no ano passado e, por isso, o Congresso reservou 1,7 bilhão de reais no Orçamento de 2022 para a concessão. Ele disse, porém, que, desde então, há uma "grita" de servidores de outras carreiras, o que o levou a pisar no freio. "Isso está suspenso. Estamos aguardando o desenlace das ações", pontuou.
O presidente repetiu que não existe espaço nas contas públicas para atender todo o funcionalismo de forma isonômica. Bolsonaro sublinhou que a folha de pagamento dos servidores federais custa 300 bilhões de reais e anotou que a verba separada no Orçamento para os reajustes representa menos de 1% desse valor.
"Ou seja, a gente pode aí fazer justiça com três categorias. Não vai fazer com as demais. Mas fica aquela velha pergunta: 'Vamos salvar três categorias ou vai todo mundo sofrer no corrente ano?'. O tempo vai dizer como a gente vai decidir. O que não quero é que a gente cometa injustiça perante o servidor público. Reconhecemos o trabalho do servidores, reconhecemos a defasagem. A inflação que terminou o ano passado em 10,(06)% foi pesada. Mas foi o preço muito alto para nós pela questão da pandemia", buscou explicar.
Bolsonaro acrescentou que já conversa com o Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes, para incorporar as recomposições salariais ao Orçamento de 2023. "Não tem folga no Orçamento para o corrente ano. Conversei com o pessoal sobre o Orçamento para o ano que vem... Sei que está bastante longe ainda, mas por ocasião da feitura do mesmo, obviamente, que servidores serão contemplados com o reajuste merecido."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Joao Batista Da Costa
2022-01-20 16:35:07bolsonaro diz que quer reajustar os salários dos servidores públicos em 2023, ou seja, votem em mim. Michel temer também deixou pra 2019 e vejam no que deu, zero até hoje.
Marize
2022-01-20 14:51:43O direito não deveria ser de todos? Infelizmente o governo, coorporativista ao extremo, só está preocupado com fundão partidário e militares...
MARCOS
2022-01-20 13:42:27ELE SEMPRE CULPA A PANDEMIA PELAS CAGADAS DO SEU GOVERNO.
Silvino
2022-01-20 12:36:22BOZO COMO SEMPRE FALA O QUE NÃO DEVE E PENSA COMO UM INTEGRANTE DE OUTRO PLANETA. SERÁ QUE ERA DIFÍCIL PREVER A REAÇÃO DO FUNCIONALISMO PÚBLICO? A INSONOMIA NÃO ESTÁ EXTINTA ELA EXISTE PARA PELO MENOS TENTAR NA JUSTIÇA UMA EQUIPARAÇÃO DE VENCIMENTO DE FORMA IGUALITÁRIA . QUANDO ELE FALA EM 2023, JÁ TENTAR JOGAR A BOMBA NO COLO DO PRÓXIMO PRESIDENTE, QUE EVIDENTEMENTE NÃO TERÁ SUA PARTICIPAÇÃO. FORA, BUFÃO.
Joao Batista Da Costa
2022-01-20 11:31:18milhões pra justiça, nos apartamentos nos escritórios políticos nas malas nos porta-malas na cueca nas emendas no orçamento paralelo dividindo assim, não sobra mesmo
Marcello
2022-01-20 10:35:40"Justiça" seria acabar com os privilégios dessa turma toda! Esses foram os que menos foram prejudicados pela pandemia! Quem não estiver satisfeito que vá procurar emprego na iniciativa privada! Nada de reajustes!
Luiz mg
2022-01-20 10:31:29Rildo eu vendido, distorce os fatos pra puxar o saco do PR
Gui
2022-01-20 09:51:12Ió ió ió tem quatro patas e é conhecido por não ser tão inteligente...
ANTÔNIO
2022-01-20 09:26:37Discurso puramente de campanha eleitoral.
Odete6
2022-01-20 06:32:30O Estado tá quebrado mas, para ""fundão eleitoreiro"" e outros """fundões""" (literais!) como ""orçamento roubalheira secreto"" do centrão ladrão; para cartões de crédito e viagens da familícia parasita e suas ""comitivas"" ""comedoras do erário""; para motopalhaçadas; para viagens inúteis país afora e à "Hungria" (???!!!!); para lamber as botas do assassino putin que ""lhe fez ""declarações de amor"""" e outras treslouquices irresponsáveis, tudo pago por nós, há verbas sobrando, né mesmo???!!!!