'Espero que Alckmin esteja junto, sendo vice ou não', diz Lula
Mesmo diante de protestos da militância petista e de partidos do mesmo espectro político, Luiz Inácio Lula da Silva (foto) afirmou nesta quarta-feira, 19, esperar que Geraldo Alckmin esteja a seu lado nas eleições de outubro deste ano, seja compondo a chapa como candidato a vice-presidente, seja como apoiador do projeto do PT. Lula abordou...
Mesmo diante de protestos da militância petista e de partidos do mesmo espectro político, Luiz Inácio Lula da Silva (foto) afirmou nesta quarta-feira, 19, esperar que Geraldo Alckmin esteja a seu lado nas eleições de outubro deste ano, seja compondo a chapa como candidato a vice-presidente, seja como apoiador do projeto do PT.
Lula abordou as negociações durante uma coletiva promovida por veículos de comunicação simpáticos à sua potencial candidatura. O ex-presidente minimizou as críticas a Alckmin, por exemplo, pelo passado conflituoso do ex-governador de São Paulo com professores. O petista pontuou que as divergências podem ser deixadas de lado em nome da ampliação de convergências.
"Espero que o Alckmin esteja junto, sendo vice ou não sendo vice, porque me parece que ele definiu fazer oposição definitiva não apenas ao Bolsonaro, mas também ao 'dorismo' aqui em São Paulo. É importante lembrar que o PSDB do Doria não é o PSDB social-democrata do Mário Covas, do Fernando Henrique Cardoso, do José Serra, criado no período da Constituinte", pontuou.
O ex-presidente, no entanto, pontuou que a consolidação da eventual dobradinha depende do partido ao qual Alckmin se filiará -- o ex-governador deixou o PSDB em dezembro e, agora, negocia com uma série de siglas, como PSB, PSD e Solidariedade.
"Eu não terei nenhum problema se tiver que fazer uma chapa com Alckmin para ganhar as eleições e para governar esse país. Só não posso dizer que vou fazer, porque o Alckmin tem que definir para que partido ele vai. Vamos ter que saber se o partido para o qual ele vai está disposto a fazer aliança com o PT, porque nem as nossas alianças mais certas estão fechadas", emendou, numa referência ao PSB.
Lula acrescentou que jamais teve grandes embates com Alckmin e assegurou que os dois, à época em ele ocupava a presidência e o ex-tucano, o governo de São Paulo, nutriram uma boa relação.
"Temos divergências? Temos. Por isso pertencemos a partidos diferentes. Temos visões de mundo diferentes? Temos. Mas isso não impede, se for necessário, que você construa a possibilidade de as divergências serem colocadas em um canto e as convergências em outro canto para poder governar."
O petista acrescentou que alianças como essa são necessárias, porque "ganhar eleições é mais fácil do que governar". "E governar significa que você tem que adquirir possibilidade muito grande de conversar com as pessoas. Por isso que precisamos ter alianças, por isso que precisamos construir parcerias."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Raul Carlos Andrade Ferraz
2022-01-20 16:33:28AINDA BEM QUE MORO VEM!
Márcia
2022-01-20 06:29:59O Lula conseguiu queimar o Chuchu, agora que já tirou ele do governo de SP vai descartar igual lixo velho. O PT quer o estado mais rico do Brasil para continuar com a quadrilha de assaltantes em ação, se mantendo no poder e financiando a esquerda internacional
Sebastião Lopes Junior
2022-01-20 06:25:01Abra o olho SORVETE DE XUXU...vai ficar na berlinda ...kkkk
Bartolomeu
2022-01-20 04:58:01Esse porc.o ex-presidiário quer fazer com o Alckmin (outro nojento) o mesmo que o traidor maior Bozo fez com Sérgio Moro. Só usá-lo pra se eleger. Depois, pé na b… Mas, se merecem.
Max
2022-01-19 19:26:28O Xuxu já deixou a preferência. Corre o risco de ficar fora da salada.
Gui
2022-01-19 17:47:45E geraldão foi para o telhado...
PAULO
2022-01-19 15:51:01Lula e Bolsonaro são contra a Democracia e a Ciência. Lula quer voltar com velhos experimentos, já rechaçados pelas Ciências Econômicas. Bolsonaro fez o experimento da imunidade de rebanho pela contaminação. Mas acima de tudo, ambos buscam q o povo brasileiro seja totalmente refém do Mecanismo, ñ tendo nenhuma opção política, a ñ ser o Mecanismo. Isso é a Neo Ditadura: dar opções p/ o eleitor, todas do Mecanismo. Moro Presidente 🇧🇷
Mathilda
2022-01-19 15:48:55Nem luladrao Nem bozoloide #Moro22 por um país mais justo!!!
PAULO
2022-01-19 15:42:40A história dos 3 porquinhos virou o Petrolão, passando antes pelo Mensalão. A Lava Jato desogarnizou o funcionamento do Mecanismo. Então a eleição do Bolsonaro veio a calhar. Nada melhor que um CRETINO ávido por maracacutaias, para fazer o serviço sujo do Mecanismo. Afinal, ele se VENDEU como lavajatista para o eleitorado. Bolsonaro foi o cavalo de troia do Mecanismo. Moro Presidente 🇧🇷
PAULO
2022-01-19 15:37:51Todo mundo sabe que nunca existiu de fato desacordos entre o PT e o PSDB, tudo era jogo de cena, trazido à público na gravação do Joesley com o Aécio, e reforçado pela atuação do homem do PSDB no STF, GM, que se uniu aos petistas para reabilitar o ex-presidiário Lula eleitoralmente. Moro Presidente 🇧🇷