Prefeitos pedem liberação de autotestes à Saúde e Anvisa
Diante do aumento exponencial dos casos de coronavírus no país e da redução do período de isolamento dos infectados, a Frente Nacional de Prefeitos enviou ao Ministério da Saúde e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária um ofício em defesa da comercialização em farmácias de autotestes para a detecção da Covid-19. A entidade pediu celeridade...
Diante do aumento exponencial dos casos de coronavírus no país e da redução do período de isolamento dos infectados, a Frente Nacional de Prefeitos enviou ao Ministério da Saúde e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária um ofício em defesa da comercialização em farmácias de autotestes para a detecção da Covid-19.
A entidade pediu celeridade ao ministério no desenvolvimento de uma política pública que permita a venda desse tipo de teste. Os prefeitos frisam que a medida é “uma das grandes estratégias para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, já empregada com sucesso por alguns países”.
A FNP acrescentou que o autoteste auxilia "a tomada de decisão para o imediato isolamento social dos pacientes e de seus contactantes diretos, a fim de interromper o ciclo natural de transmissão da doença”.
Na última quarta-feira, Queiroga prometeu enviar as diretrizes da política pública à Anvisa ainda nesta semana. O trâmite é necessário porque cabe à agência autorizar a comercialização do produto. À autarquia, os prefeitos argumentaram que o exame das secreções respiratórias é “a única forma amplamente disponível para a identificação dos indivíduos infectados”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Maria
2022-01-13 18:33:40MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
KEDMA
2022-01-13 15:41:39Um procedimento que já deveria ter sido instituído desde quando começou a comercialização desse autoteste. O atraso nas condutas preventivas também colaboram na disseminação do vírus.