Senado encerra mais um ano sem Conselho de Ética e acumula 25 processos
Embora tenha retomado as sessões semipresenciais em todas as comissões permanentes, levado adiante uma CPI e convocado parlamentares a comparecer ao Congresso para votações importantes, o Senado encerrou mais um ano com o Conselho de Ética desativado. O colegiado, que teve as atividades interrompidas em março de 2020 devido à pandemia, já acumula 25 representações...
Embora tenha retomado as sessões semipresenciais em todas as comissões permanentes, levado adiante uma CPI e convocado parlamentares a comparecer ao Congresso para votações importantes, o Senado encerrou mais um ano com o Conselho de Ética desativado. O colegiado, que teve as atividades interrompidas em março de 2020 devido à pandemia, já acumula 25 representações contra senadores pendentes de análise.
E, por ora, o futuro do conselho segue incerto. Nomes ligados a Rodrigo Pacheco relataram a Crusoé que, em princípio, a estimativa era de que os trabalhos do colegiado fossem retomados já no início de 2022, após o fim do recesso. A ideia discutida na última reunião da Mesa Diretora era adotar sessões presenciais em todas comissões. Mas o avanço da Ômicron colocou os planos em xeque e a situação tende a ser reavaliada no começo do ano legislativo.
Do total de 25 processos disciplinares guardados nas gavetas do conselho, 13 foram movidos neste ano. Davi Alcolumbre, ex-presidente do Senado, é alvo de dois deles. Uma das representações defende a cassação do mandato do dele pela suposta operação de um esquema de “rachid” em seu gabinete. A outra, de autoria do PTB, o acusa de quebra de decoro “por mero capricho pessoal” ao atrasar a sabatina de André Mendonça, escolhido por Jair Bolsonaro para o Supremo Tribunal Federal, na Comissão de Constituição e Justiça.
As representações também podem comprometer senadores que participaram da CPI da Covid. Renan Calheiros, que atuou como relator da comissão, responde a um processo protocolado por Flávio Bolsonaro. O filho 01 do presidente acusa o emedebista de ter abusado de prerrogativas constitucionais e montado um “bunker paralelo” para obter informações de forma ilegal, além de persegui-lo.
“A conduta do denunciado (Renan Calheiros), ao promover investigações paralelas, motivado por sentimento pessoal de vingança contra o denunciante (Flávio Bolsonaro) e, de forma indevida, pretender a obtenção de provas ilegais e ilegítimas para a instrução da CPI da Covid se reveste de total incompatibilidade com o exercício do cargo de senador”, diz a peça.
Além dos processos apresentados em 2021, há também casos escandalosos de anos anteriores na esteira do Conselho de Ética. Um deles é o que pede a cassação de Chico Rodrigues, flagrado com dinheiro entre as nádegas pela Polícia Federal, como revelou Crusoé. O parlamentar é investigado em um inquérito que tramita no STF pela suposta participação em um esquema de desvio de emendas parlamentares destinadas ao combate à pandemia.
Enquanto os trabalhos no Conselho de Ética do Senado permaneceram congelados e seguem com o futuro incerto, na Câmara a situação é diferente. Os deputados zeraram a pauta do colegiado e, em parte dos casos, os processos resultaram em punição. Um deles levou à cassação da deputada Flordelis, acusada de ser a mandante do assassinato do marido. Outro impôs a Daniel Silveira as penas de afastamento do mandato e de censura escrita. Por outro lado, o conselho livrou nomes graúdos, a exemplo de Ricardo Barros, acusado de participar de um esquema de corrupção que envolvia a negociação de vacinas com o Ministério da Saúde.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Odete6
2022-01-03 06:42:13São inacreditavelmente espantosos o desdém, o desprezo, a resistência, a ogeriza, a impermeabilidade, o deboche, a negação, o pavor e o ódio q o senado - majoritariamente, c/ raríssimas e honrosas exceções - tem pela licitude e pela decência!!! Caso contrário, o marginal doentio q degoverna o BRASIL e os marginais doentios q o antecederam, já estariam em cana, completamente isolados da sociedade, assim como os demais ladrões do erário, como o repugnante q escondeu o produto do roubo na - - - - -
Maria
2022-01-03 00:52:38MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
MARCOS
2022-01-02 13:01:57conselho de ética desativado? Nunca existiu ética no congresso.
MARCOS
2022-01-02 13:00:41Conselho de ética? kkkk.
Francisco
2022-01-02 12:14:58Ética no senado da república? … me engana que eu gosto. Kkkkkkkkk
PAULO
2022-01-02 12:04:46Somos dominados pelo Mecanismo, Jesus homem que virou Deus através da Santíssima Trindade: Executivo, Legislativo e Judiciário. Todos se blindam mutuamente. O Executivo é blindado pelo Legislativo da Câmara. O Legislativo do Senado blinda o Judiciário, e o Judiciário blinda todos. Para melhorar a situação, temos que eleger melhores parlamentares e um Presidente decente, para colocar ministros decentes no STF. Moro Presidente 🇧🇷
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2022-01-02 12:03:12com tudo desrespeito a que tenho direito MAS ética no Senado? kkkkkk só imbecis acreditan nisto.
luiz antonio-rj
2022-01-02 09:50:42Ética de parlamentares é igual a de advogados, só serve para os bagrinhos. Os tubarões continuam soltos e blindados