Bolsonaro repete enredo que levou ao atraso da vacinação no país
Em sua já conhecida cruzada contra a vacinação, o governo Jair Bolsonaro reedita o enredo que o levou ao centro das investigações da CPI da Covid e contribuiu para que o Ministério Público Federal acionasse, nos últimos dias, a Justiça por uma indenização bilionária às famílias dos mortos pela doença. Há um ano, ao tentar...
Em sua já conhecida cruzada contra a vacinação, o governo Jair Bolsonaro reedita o enredo que o levou ao centro das investigações da CPI da Covid e contribuiu para que o Ministério Público Federal acionasse, nos últimos dias, a Justiça por uma indenização bilionária às famílias dos mortos pela doença.
Há um ano, ao tentar desacreditar a eficácia do imunizante desenvolvido pela Pfizer, Bolsonaro cunhou uma de suas mais célebres frases antivacina. “Se você virar um jacaré, é problema seu”, disse, à época em que o Brasil acumulava quase 185 mil mortos pelo coronavírus. “Se você virar Super-Homem, se nascer barba em alguma mulher aí, ou algum homem começar a falar fino, eles (Pfizer) não têm nada a ver com isso. E, o que é pior, vão mexer no sistema imunológico das pessoas”, completou.
De lá para cá, o país amargou 617 mil mortes por Covid-19. A pandemia arrefeceu somente depois que a vacinação deslanchou no país, e isso graças à forte pressão exercida pela sociedade, pela imprensa e por setores do Judiciário. Apesar de as principais autoridades mundiais já terem acordado para a importância dos imunizantes para pessoas de todas as idades, Bolsonaro agora parece tentar sabotar o processo de vacinação de crianças no país.
Em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, o presidente mencionou, sem apresentar provas, possíveis efeitos colaterais das vacinas em crianças de 5 a 11 anos, ainda que a equipe técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, tenha esclarecido, ao dar aval à imunização na última semana, que não houve o registro de efeitos adversos graves entre pessoas dessa faixa etária.
O presidente foi além: disse ter pedido os nomes dos funcionários da Anvisa que deram o sinal verde para a vacinação em crianças e sugeriu que iria torná-los públicos. "Queremos divulgar o nome dessas pessoas para que todo mundo tome conhecimento quem são essas pessoas e obviamente forme seu juízo."
O caso guarda semelhança com um episódio de novembro de 2020, em que Bolsonaro comemorou como uma vitória pessoal a suspensão dos testes da Coronavac e insinuou, sem provas, que o medicamento poderia causar “morte, invalidez e anomalias”, depois de um voluntário dos estudos morrer -- a Polícia Civil de São Paulo concluiu, na sequência, que se tratava de um suicídio.
Diante da postura do presidente, tudo indica que o início da vacinação em crianças no Brasil irá sofrer um significativo atraso, repetindo o que ocorreu durante o processo de imunização de jovens e adultos no país. Nos últimos dias, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que ainda pretende realizar uma “ampla” discussão com a sociedade antes de providenciar os imunizantes -- as doses para vacinação de crianças têm concentração menor e, por isso, precisam ser importadas a partir de um pedido a parte. "Não é um assunto consensual. Há aqueles que defendem, de maneira entusiástica, e os que são contra. Então, a gente tem que discutir isso", afirmou Queiroga.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Marcello
2021-12-20 19:30:09Governo tranqueira, típico da América Latrina!
Márcia
2021-12-20 18:04:07O capacho Queiroga, só faz o que seu mestre mabdar!
AMAURY FEITOSA
2021-12-20 12:05:17não dá Bolsonaro e Ciro como peixes morrem pela boca .. Moro que se sabe a próxima vítima fica calado mas se quiser ter chance de vencer alguma coisa vai ter de abrir o bico denegrir e difamar Bolsonaro o leva a lugar nenhum e só ajuda a seus algozes .. por isto seu sepulcral silêncio? SunTzu o genial estrategista ensinava que o pode não tolera os covardes . haja paúra mas se crescer leva chumbo nenhuma dúvida é só aguardarmos e veremos pois fatal.
Antônio
2021-12-20 10:57:25Bolsonaro infelizmente é um boçal. Foi contra a vacina Coronavac, mas quando não tinha jeito, confiscou a vacina do Butantã para o Ministério da Saúde, e o pobre do Pazuello levou a culpa sozinho. É uma lástima um presidente destes, e só votei nele para me livrar do PT. Infelizmente ele vai trazer o Luladrão de volta.
Rodrigo Luis Broleze
2021-12-20 10:35:32Com todo respeito, essas vacinas deveriam ser melhor estudadas, melhor testadas. De quem será a responsabilidade por danos constatados no futuro? Ressalto que não gosto nem do Dilmito e muito menos do Luladrão.
CELSO VEIGA DE OLIVEIRA
2021-12-20 09:37:22FHC,PT,CONDENADOS NA LAVA A JATO ABSOLVIDOS,BOLSONARO,COVID,STF,OAB,ESCRITÓRIOS DE ADVOGADOS DE FILHOS DOS MAGISTRADOS COM CAUSAS NO TRIBUNAL DO PAI ,tenho que aguentar, pois não tenho dinheiro para sair do país.
JOSE ROBERTO VIEIRA
2021-12-20 09:31:53Burronaros e jeguelulas, tamofu.
Deborah
2021-12-20 08:28:43Sr. Ministro MARCELO QUEIDROGA É o BURRO. QUe abaixa para outro BURRO montar.
Waldemar
2021-12-20 08:12:50O povo sabe o valor das vacinas.A fala persistente em contrário é parte de um apoio velado a Lula ao que parece, embora o PR continue a fazer declarações anti-vacina.Precisamos eleger a Terceira Via.
Otavio
2021-12-20 07:49:20O ministério da saude virou um deserto da ciência, graças a bolsonaro, que precisa manter essa massa de fanáticos nutrida de fake news e ódio. #bolsonaronuncamais.