Frederico Brasil/Futura Press/Folhapress

Bolsonaro repete enredo que levou ao atraso da vacinação no país

19.12.21 13:17

Em sua já conhecida cruzada contra a vacinação, o governo Jair Bolsonaro reedita o enredo que o levou ao centro das investigações da CPI da Covid e contribuiu para que o Ministério Público Federal acionasse, nos últimos dias, a Justiça por uma indenização bilionária às famílias dos mortos pela doença.

Há um ano, ao tentar desacreditar a eficácia do imunizante desenvolvido pela Pfizer, Bolsonaro cunhou uma de suas mais célebres frases antivacina. “Se você virar um jacaré, é problema seu”, disse, à época em que o Brasil acumulava quase 185 mil mortos pelo coronavírus. “Se você virar Super-Homem, se nascer barba em alguma mulher aí, ou algum homem começar a falar fino, eles (Pfizer) não têm nada a ver com isso. E, o que é pior, vão mexer no sistema imunológico das pessoas”, completou.

De lá para cá, o país amargou 617 mil mortes por Covid-19. A pandemia arrefeceu somente depois que a vacinação deslanchou no país, e isso graças à forte pressão exercida pela sociedade, pela imprensa e por setores do Judiciário. Apesar de as principais autoridades mundiais já terem acordado para a importância dos imunizantes para pessoas de todas as idades, Bolsonaro agora parece tentar sabotar o processo de vacinação de crianças no país. 

Em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, o presidente mencionou, sem apresentar provas, possíveis efeitos colaterais das vacinas em crianças de 5 a 11 anos, ainda que a equipe técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, tenha esclarecido, ao dar aval à imunização na última semana, que não houve o registro de efeitos adversos graves entre pessoas dessa faixa etária.

O presidente foi além: disse ter pedido os nomes dos funcionários da Anvisa que deram o sinal verde para a vacinação em crianças e sugeriu que iria torná-los públicos. “Queremos divulgar o nome dessas pessoas para que todo mundo tome conhecimento quem são essas pessoas e obviamente forme seu juízo.

O caso guarda semelhança com um episódio de novembro de 2020, em que Bolsonaro comemorou como uma vitória pessoal a suspensão dos testes da Coronavac e insinuou, sem provas, que o medicamento poderia causar “morte, invalidez e anomalias”, depois de um voluntário dos estudos morrer — a Polícia Civil de São Paulo concluiu, na sequência, que se tratava de um suicídio.

Diante da postura do presidente, tudo indica que o início da vacinação em crianças no Brasil irá sofrer um significativo atraso, repetindo o que ocorreu durante o processo de imunização de jovens e adultos no país. Nos últimos dias, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que ainda pretende realizar uma “ampla” discussão com a sociedade antes de providenciar os imunizantes — as doses para vacinação de crianças têm concentração menor e, por isso, precisam ser importadas a partir de um pedido a parte. “Não é um assunto consensual. Há aqueles que defendem, de maneira entusiástica, e os que são contra. Então, a gente tem que discutir isso”, afirmou Queiroga.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. não dá Bolsonaro e Ciro como peixes morrem pela boca .. Moro que se sabe a próxima vítima fica calado mas se quiser ter chance de vencer alguma coisa vai ter de abrir o bico denegrir e difamar Bolsonaro o leva a lugar nenhum e só ajuda a seus algozes .. por isto seu sepulcral silêncio? SunTzu o genial estrategista ensinava que o pode não tolera os covardes . haja paúra mas se crescer leva chumbo nenhuma dúvida é só aguardarmos e veremos pois fatal.

  2. Bolsonaro infelizmente é um boçal. Foi contra a vacina Coronavac, mas quando não tinha jeito, confiscou a vacina do Butantã para o Ministério da Saúde, e o pobre do Pazuello levou a culpa sozinho. É uma lástima um presidente destes, e só votei nele para me livrar do PT. Infelizmente ele vai trazer o Luladrão de volta.

    1. porque não publica meu comentário

    2. Antonio eu também votei nesse psicopata se ele tivesse o mínimo de caráter de civilidade e de compustura passaria o governo para o General Mourão que é um cidadão culto, preparado com condições de administrar o Brasil e evitar que um Corrupto Condenado volte a Presidencia

  3. Com todo respeito, essas vacinas deveriam ser melhor estudadas, melhor testadas. De quem será a responsabilidade por danos constatados no futuro? Ressalto que não gosto nem do Dilmito e muito menos do Luladrão.

    1. Corretos is argumentos do Paulo. A alternativa de nao usar as vacinas seria o risco, grande, de enfrentar o covid sem imunizantes, sem medicamentos, apenas com os corticoides ja nas fades de internação, e ao sabor de um PR doido negacionista incentivando aglomeraçoes e acreditando numa inexistente imunidade de rebanho. Ou seja, somos eternamente gratos aos cientisatas

    2. 3- ... do coronavírus. Essa tecnologia, a empresa já estudava, pois buscava uma forma de estimular o sistema imunológico contra as células cancerígenas. Então não são tecnologias novas. São conhecimentos encadeados ao longo de um bom tempo. Quanto a sua dúvida ao futuro, eu faço a seguinte colocação, o processo geralmente leva menos de 12 horas. Depois que as proteínas são feitas e estão prontas para “mostrar” ao sistema imunológico, o mRNA ou DNA é decomposto pela célula e eliminado.

    3. 2- Assim que os chineses publicaram o sequenciamento genético do sarscov2, ela começou um trabalho de engenharia para adequar a vacina. A BioNtech assim que seus cientistas perceberam que estavam diante de algo diferente, isso em janeiro de 2020, ou seja, perceberam que o novo coronavírus tinha potencial de desencadear uma pandemia, começou o projeto batizado de Velocidade da Luz, baseado em sequências de RNA que pudessem levar as células humanas a fazer versões da proteína da espículas...

    4. 1- No meio de tanta desinformação, realmente gera dúvidas, sobretudo para os pais que terão que tomar a decisão de vacinar os seus filhos. Vou colocar algumas questões. Ciência é conhecimento organizado. A vacina da AstraZenica começou a ser desenvolvida em 2014 para o coronavírus que causava a MERS. Como a epidemia arrefeceu, a pesquisadora Sara Gilbert, quando veio a pandemia de covid, já sabia da segurança do adenovírus como um sistema seguro de entrega.

  4. FHC,PT,CONDENADOS NA LAVA A JATO ABSOLVIDOS,BOLSONARO,COVID,STF,OAB,ESCRITÓRIOS DE ADVOGADOS DE FILHOS DOS MAGISTRADOS COM CAUSAS NO TRIBUNAL DO PAI ,tenho que aguentar, pois não tenho dinheiro para sair do país.

  5. O povo sabe o valor das vacinas.A fala persistente em contrário é parte de um apoio velado a Lula ao que parece, embora o PR continue a fazer declarações anti-vacina.Precisamos eleger a Terceira Via.

  6. O ministério da saude virou um deserto da ciência, graças a bolsonaro, que precisa manter essa massa de fanáticos nutrida de fake news e ódio. #bolsonaronuncamais.

  7. Caros assinantes, quero parabenizar a revista pela oportunidade de deixar-nos sempre informado sobre as inconsistências do Presidente da República, cuja na minha ótica ele fica sempre procurando tirar o foco do povo nas coisas de Estado, tendo em vista o seu total despreparo no que é mais urgente para o povo Brasileiro.

    1. BURRO. MARCELO QUEIDROGA M mmm BURRO MARCELO QUEIDROGA : Quem autoriza a vacina aos menores de idade são os pais. QUEIDROGA. O SR Quer ser SENADOR ???????????????????????????!!!!!!!

  8. Bolsonaro e seu azedume nos fazem recordar que Natal é tempo também de Herodes e seu ódio aos pequenos… Afinal, vacinar ou não suas crianças é decisão privativa dos pais, enquanto disponibilizá-las é dever do Estado.

  9. Tudo bem bollsonaro, você é doente, mas só me responda UMA das seguintes perguntas: Porque ??? O que você ganha ??? Qual seu intuito ??? Grana ??? Equiparar-se a hitller ??? Qual é a tua, coisa ruim ???

  10. ridículo maniqueista e criminoso .. hoje temos informação e liberdade para decidir o que desejamos .. fiz três vacinas e quem optou por não fazer tem o meu respeito .. vá comer capim idiota.

    1. A quem tu xingas, caro Francisco? A autora da matéria, que cumpre seu dever de informar e o faz com total correção?

    2. 2- Depois de bilhões de vacinas aplicadas, ninguém virou jacaré. Agora ele faz a mesma coisa, na compra das vacinas para às crianças. Morreram cerca de 2500 crianças de covid. Se temos uma vacina para impedir mais mortes, devemos usá-la. Anvisa e diversas entidades médicas, são favoráveis a vacinação dessa faixa etária. Se o governo é contra, que ele venha com fatos para debater, não com opiniões embasadas em astrólogos da medicina, tão pouco com ameaças. Moro Presidente 🇧🇷

    3. 1- Seu comentário é somente um xingamento, sem qualquer nexo com a matéria. Como já dito inúmeras vezes, em sociedade não existe uma liberdade plena, pois a vida em grupo requer regras. Políticos organizam a nossa sociedade através da formulação de leis, e a justiça faz cumprir a lei. Bolsonaro atrasou a compra das vacinas para os adultos, insistindo que os brasileiros não queriam vacinas. O resultado são 617 mil mortes, muitas evitáveis, e uma adesão à vacinação.

    1. e os imbecis fanáticos como você ignorantes querem dominar o mundo .. falta capim?

Mais notícias
Assine agora
TOPO