Cleia Viana/Câmara dos Deputados

DEM quer fim da transferência automática do fundo partidário

09.04.19 11:50

O líder do DEM na Câmara, Elmar Nascimento, prepara projeto de lei para acabar com a transferência automática do fundo partidário. A proposta prevê que as legendas terão de solicitar formalmente à Justiça Eleitoral os recursos do fundo, abastecido com dinheiro público.

A iniciativa tem o aval do presidente da casa, Rodrigo Maia, e é uma reação às críticas de deputados do Novo. Na semana passada, parlamentares da sigla tentaram aprovar uma emenda para permitir a devolução ao Tesouro Nacional dos recursos do fundo partidário que não tiverem sido gastos.

Sem sucesso na tentativa, os deputados do Novo passaram a criticar nas redes sociais quem votou contra a medida. “Minha proposta é que, se não pedir, não vai receber. É melhor manter nos cofres públicos do que pedir para devolver”, afirmou Nascimento a Crusoé.

O líder do DEM também quer que, em ano de eleição, o candidato tenha de solicitar por escrito os recursos do fundo eleitoral. “Tem muito deputado que votou contra o fundo e depois recebeu dinheiro dele. Agora, vai ter que mostrar a cara”, disse.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O resultado da votação da emenda proposta pelo Novo deixou claro que 30% (144) dos deputados querem trabalhar para a sociedade e 70% (294) querem ser sustentados pela sociedade.

  2. Desde que o dinheiro que o NOVO venha a abrir mão não vá para outros partidos e sim seja usado em Educação, Saúde e Segurança, tudo bem.

  3. Tudo farinha do saco podre! Quem não vai pedir? Nunca deveria ter existido este maldito fundo! Isso é doentio, tirar dos necessitados para fazer campanha? Cúmulo do absurdo! Canalhada!

  4. No final das contas é uma jogada para manter a mamata e ainda tentar forçar o NOVO - único que não aceita fundos eleitoral ou partidário - a devolver os recursos aos partidos que não largam as tetas públicas. Canalhas!

  5. Esse Elmar Nascimento do DEM é muito cara de pau! Ele quer que o povo acredite que o DEM vai defender a exposição pura e simples do candidato ou partido ao formalizar o pedido do fundo partidário, como medida de moralização dos gastos públicos implícita. Negativo deputado, pois o abuso está nas leis que aprovaram os fundos eleitoral e partidário, isto é, desvio de recursos do Tesouro Nacional para sustentar campanha, partidos e laranjais. Basta de cinismo DEM. Os eleitores saberão corrigi-los.

  6. Tudo pra não dar razão e espaço ao Novo. Qual o problema em aceitar de volta dinheiro público que não foi usado? Que gentalha!

  7. Por mim, tanto o Fundo Partidário quanto o Eleitoral, deveriam deixar de existir. Quem for partidário ou simpatizante com a causa, que patrocine.

  8. quando haverá uma proposta pra acabar com esse monte de partidos e quando o povo vai parar de financiar esse monte de vampiros????

  9. Que canalhice! Primeiro: o que irá acontecer com o recurso que determinado partido recusou? Será rateado entre os demais ?!?!?! DEMAGOGIA PURA! Quanto ao candidato ter que solicitar o recurso, não faz diferença idiotas, os candidatos do NOVO são obrigados a financiarem-se apenas através de doações recebidas diretamente ou através do partido, o qual também é financiado somente através de seus filiados!

  10. Qual a difrença? Uma transferência no Banco? É uma vergonha. Era mais fácil apoiar a proposta do Novo. Menos Bozo, mais Novo.

  11. Tem que acabar com mais está aberração com nosso dinheiro. Cada um que pague por sua campanha e acabem com a compra de votos.

Mais notícias
Assine agora
TOPO