Cleia Viana/Câmara dos Deputados

DEM quer fim da transferência automática do fundo partidário

09.04.19 11:50

O líder do DEM na Câmara, Elmar Nascimento, prepara projeto de lei para acabar com a transferência automática do fundo partidário. A proposta prevê que as legendas terão de solicitar formalmente à Justiça Eleitoral os recursos do fundo, abastecido com dinheiro público.

A iniciativa tem o aval do presidente da casa, Rodrigo Maia, e é uma reação às críticas de deputados do Novo. Na semana passada, parlamentares da sigla tentaram aprovar uma emenda para permitir a devolução ao Tesouro Nacional dos recursos do fundo partidário que não tiverem sido gastos.

Sem sucesso na tentativa, os deputados do Novo passaram a criticar nas redes sociais quem votou contra a medida. “Minha proposta é que, se não pedir, não vai receber. É melhor manter nos cofres públicos do que pedir para devolver”, afirmou Nascimento a Crusoé.

O líder do DEM também quer que, em ano de eleição, o candidato tenha de solicitar por escrito os recursos do fundo eleitoral. “Tem muito deputado que votou contra o fundo e depois recebeu dinheiro dele. Agora, vai ter que mostrar a cara”, disse.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO