Lewandowski nega anulação de provas em série com base em caso Lula
O ministro Ricardo Lewandowski (foto), do Supremo Tribunal Federal, negou pedidos de anulação de provas feitos por réus e condenados na Lava Jato que queriam o mesmo benefício concedido pelo magistrado ao ex-presidente Lula. Em junho, Lewandowski declarou imprestáveis todas as provas do acordo de leniência da Odebrecht relacionadas a processos do petista. No último dia 9, no entanto,...
O ministro Ricardo Lewandowski (foto), do Supremo Tribunal Federal, negou pedidos de anulação de provas feitos por réus e condenados na Lava Jato que queriam o mesmo benefício concedido pelo magistrado ao ex-presidente Lula.
Em junho, Lewandowski declarou imprestáveis todas as provas do acordo de leniência da Odebrecht relacionadas a processos do petista. No último dia 9, no entanto, o ministro indeferiu em sequência cinco pedidos de extensão da decisão. Lewandowski ressaltou o "caráter personalíssimo" da reclamação feita por Lula, na qual os demais tentavam pegar carona, e que a extensão do benefício dado ao petista "demandaria prova documental exaustiva".
A decisão do ministro frustrou os planos de cinco alvos da Lava Jato, entre eles Aldemir Bendine, ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras, condenado por corrupção passiva, o deputado Aníbal Gomes, do DEM do Ceará, condenado por ter recebido propina da empreiteira, e Luís Carlos Fernandes Afonso, ex-presidente do fundo de pensão dos funcionários da Petrobras, que mora em Portugal e tem uma ordem de prisão no Brasil.
Lewandowski afirmou que os réus não deveriam fazer os pedidos na mesma reclamação de Lula e determinou que as petições sejam transferidas para um novo processo a ser distribuído para um outro ministro, por sorteio. "Não se pode, com efeito, ampliar o alcance dos efeitos aqui implementados, sob pena de transformar esta via em verdadeiro sucedâneo do recurso, ajuizada diretamente perante o órgão máximo do Poder Judiciário", afirmou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Waldemar
2021-11-15 16:42:20Minha profissão é outra.Não entendo a lógica deste causídico. Será que a anulação das provas contra seu amigo Lula, não tem consistência, se forem outras pessoas? Julgar desigualmente os iguais não é um erro? Ou será que Lula só foi beneficiado por ser amigo do magistrado? Eu aguardo uma resposta fora dos autos, ministro.Quero aprender a lógica do direito, que deve ser imparcial e não olhar a quem. Não é isso? Humilde cidadão pergunta, Excia.
José
2021-11-15 16:42:00Paiseco… Precisa dizer mais? Simplesmente sentiram que seria o estouro da boiada e querem colocar um limite para não serem mais ridicularizados. Esse ministro safou Dilma e Lula sem qualquer pudor. Alguém ainda consegue acreditar na Justiça Brasileira?
NESTOR
2021-11-15 13:26:48num país decente a maioria desses ministros seria investigada e certamente alguns seriam destituídos, julgados e presos.....sem salários! Aqui os juízes corruptos são aposentados com salários...
Cláudio
2021-11-15 12:01:39o preço de uma cadeira no supremo, absolvição personalíssima.
Maria
2021-11-15 11:32:12Asco de tudo. Prostíbulos são mais dignos que o círculo do poder da Banânia.
Silvino
2021-11-15 11:00:18O famoso Lewan para os íntimos age sempre conforme seu entendimento único: Preservar os amiguinhos do PT. Numa clara demonstração de decisões dúbias, ele e seu colega de quarto João Plenário, sempre atentam contra as normas do direito, e escancaram àquela decisão nefasta qued favoreceu o Nine. Se percebem que algum personagem de alto coturno do PT estivessem envolvidos nesse pedido, logo de cara tratariam de estender a mesma decisão que isentou o larápío mor do país.
Nilson
2021-11-15 10:02:36É vergonhoso ter naquela corte figuras nefastas que só fazem apequenar a instituição e pior num cargo vitalicio. Triste Brasil.
Luiz
2021-11-15 09:59:59É o judiciário cada vez se complicando mais , e a insegurança jurídica só aumentando , a politização do judiciário, igualou tudo congresso, senado e judiciário , e o povo está nu e sem rumo .
JO EL
2021-11-15 09:54:34O merito desse sinistro do STF estaria em ter negado a lularapio estas acusacoes mais do que comprovadas, mas ele chegou la com a indicacao da finada mulher do ladrao mor da nacao e nao pelo saber, entao, fica patente a falta de vergonha e carater deste sinistro, o qual, entre outros mais, vao permanecer sinistros ate a bengala ou talvez o andador mecanico, uma vez que o nosso senado compoe-se na maioria de incapazes morais e folha corrida extensa, e lhes falta aquilo roxo pra expulsa-los do STF
Marcos
2021-11-15 09:48:07Eles costumam vender sentença Mas essa do lula foi de graça Velho incompetentemente e Bandido Ladrao de toga e o pior