Câmara de Deputados do Chile usa impeachment em campanha eleitoral
A Câmara de Deputados do Chile aprovou nesta terça, 9, a abertura de um processo de impeachment do presidente Sebastián Piñera (foto) por 78 votos a favor e 67 contra. No Senado, onde são necessários dois terços dos votos para que o presidente seja destituído, o governo tem os votos necessários para barrar a proposta....
A Câmara de Deputados do Chile aprovou nesta terça, 9, a abertura de um processo de impeachment do presidente Sebastián Piñera (foto) por 78 votos a favor e 67 contra.
No Senado, onde são necessários dois terços dos votos para que o presidente seja destituído, o governo tem os votos necessários para barrar a proposta. O processo, portanto, não terá nenhum resultado. Além disso, Piñera está no final de seu mandato. O primeiro turno das eleições está marcado para 21 novembro e o mandato de Piñera acaba em março do ano que vem.
A razão de a oposição insistir no impeachment é de ordem eleitoral. "A Câmara dos Deputados é fundamentalmente de esquerda. Aprovar o impeachment agora contra Piñera é uma estratégia política que eles consideram contribuir para a campanha presidencial em andamento", diz o sociólogo chileno Aldo Mascareño, do Centro de Estudos Públicos, CEP, em Santiago. "A abertura de um processo de impeachment também é para essa esquerda uma espécie de triunfo político sobre Piñera, um personagem que eles sempre desprezaram por sua riqueza e por ser um símbolo do que eles chamam de ordem neoliberal."
Na ânsia de conseguir a aprovação na Câmara, permitiu-se até que um deputado com suspeita de Covid, e que deveria estar em quarentena, fosse votar.
O processo de impeachment foi aberto após a divulgação de documentos sobre a venda da mineradora Dominga, da família do presidente, durante o seu primeiro mandato, em 2010. No acordo, uma cláusula dizia que uma parcela do pagamento só ocorreria se não fossem colocadas restrições ambientais, o que de fato não ocorreu. Piñera se defende dizendo que já não estava no comando da empresa quando a venda ocorreu.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
MARCELO VALENTE MOURA
2021-11-09 17:13:16Deve ser por isso que a extrema direita cresce
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2021-11-09 11:31:08a oposição no Chile dão os mesmos comuNAZISTAS de cá .. se lixam se param o pais para seus intentos criminosos . o pais estava em paz e parte do próprio povo que virar una Venezueja .. entenda-se a ignorância é igual em qualquer lugar do mundo.