Privatização da Casa da Moeda pode representar 'riscos à impressão de dinheiro', aponta CGU
Uma auditoria da Controladoria-Geral da União, a CGU, aponta que a eventual privatização da Casa da Moeda do Brasil, almejada pelo governo Jair Bolsonaro, pode acarretar riscos relacionados à segurança na impressão de dinheiro, selos e passaportes. Os auditores também expressaram preocupação com uma possível perda da qualidade dos produtos. No documento, de 73 páginas,...
Uma auditoria da Controladoria-Geral da União, a CGU, aponta que a eventual privatização da Casa da Moeda do Brasil, almejada pelo governo Jair Bolsonaro, pode acarretar riscos relacionados à segurança na impressão de dinheiro, selos e passaportes.
Os auditores também expressaram preocupação com uma possível perda da qualidade dos produtos. No documento, de 73 páginas, ainda foram identificados outros riscos, como “desabastecimento do mercado devido a problemas operacionais e logísticos, dependência de fornecedor privado e segurança no trato das informações individuais”.
O relatório da CGU foi concluído na terça-feira, 26, mais de um ano após o BNDES, por determinação do governo federal, ter contratado por 2,7 milhões de reais uma empresa de consultoria para realizar os estudos para a desestatização da Casa da Moeda.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
MARCELO VALENTE MOURA
2021-11-01 08:53:26Faltou apontar o risco de maior eficiência e redução do gasto público também
MARCEL
2021-11-01 07:39:54A Casa da Moeda pública sempre foi cenário de corrupção. Vide os editais vencidos pela empresa Sicpa. https://www.cartamz.com/index.php/politica/item/6722-as-controversias-da-sicpa-la-fora https://mlexmarketinsight.com/news-hub/editors-picks/area-of-expertise/anti-bribery-and-corruption/swiss-authentication-company-sicpa-faces-corruption-probe-in-brazil Como a Netflix gosta de valorizar os bad guys na produção de seus filmes, daria um ótimo documentário.
Joelson Medeiros de Aquino
2021-10-30 20:18:35Parece com o caso do árbitro que apita falta do jogador por "perigo de gol', entende? Vem aí o Real digital, o Euro digital e todas as moedas digitais. Ou mudaremos o padrão monetário mundial para as criptomoedas bandoleiras.
Ferreira
2021-10-30 19:45:33Tudo é perda de tempo,(e vou perder o meu agora), quando política, economia, religião, ficam enredadas em algo como torcidas mentecaptas de times de futebol. Analfabetos funcionais se “encantam” com palavras, tais como neo-liberalismo, privatização, e, por desconhecerem a história do pensamento econômico e formação econômica geral, com seus raciocínios toscos pensam ter encontrado a solução.
PAULO
2021-10-30 18:38:54Sou à favor das privatizações. Mas sou contra qualquer privatização neste governo. Após 3/4 de mandato, ficou explícito que se trata de um governo corrupto e inepto. As pessoas mais sensatas deixaram o governo, sobrando um saco de merda. Depois dos esquemas da Cloroquina, das Vacinas, das emendas, do Gordon Gekko tupiniquim no mercado financeiro, não podemos aceitar mais um esquema, o da privatização. Faremos às privatizações num melhor momento e com um governo confiável. Mor🇧🇷 Presidente.
Humberto
2021-10-30 18:24:45Mais um cabide de emprego , para abrigar corruptos e corruptores, este governo não é parâmetro para nada , sucateou tudo.
Jose
2021-10-30 16:37:57penso que a CGU deveria ser um órgão do M das finanças, como o PGR, do M da justiça, que o TCU, TCE´s e TCM´s deveeriam ser extintos ... e a casa da moeda privatizada ou fechada ... é porcaria de statal que gasta mais do que produz