De olho no Planalto em 2022, Doria dobra gasto com publicidade em SP
Em campanha para se viabilizar dentro do PSDB como candidato a presidente da República em 2022, o governador de São Paulo, João Doria (foto), já empenhou em despesas com publicidade neste ano o dobro do valor que foi gasto com propaganda institucional em todo o ano passado. Segundo dados da Secretaria da Fazenda, o tucano...
Em campanha para se viabilizar dentro do PSDB como candidato a presidente da República em 2022, o governador de São Paulo, João Doria (foto), já empenhou em despesas com publicidade neste ano o dobro do valor que foi gasto com propaganda institucional em todo o ano passado.
Segundo dados da Secretaria da Fazenda, o tucano destinou até o momento 191,9 milhões de reais para divulgar ações do seu governo com propaganda nos meios de comunicação, valor que já ultrapassa os 153,2 milhões reais previstos no orçamento deste ano.
Em 2020, o gasto total foi de 91,5 milhões de reais com publicidade institucional, o que representa uma alta de 109% nas despesas do governo tucano neste ano, quando Doria se inscreveu nas prévias do PSDB para disputar a candidatura do partido ao Palácio do Planalto no ano que vem.
Atualmente, três agências são responsáveis pelas peças publicitárias da gestão paulista. A mais recente, intitulada "SP Pra Todos", foi veiculada em todo o país em agosto e abordava a reabertura do estado após a pandemia, explorando alguns ativos políticos de Doria, como a compra de vacinas contra a Covid.
A campanha foi produzida pela Z515 Propaganda, agência que já recebeu 75,5 milhões de reais do governo tucano. Há duas semanas, Doria publicou um decreto turbinando o orçamento de comunicação com mais 20 milhões de reais que estavam reservados para o departamento de trânsito do estado.
O levantamento feito por Crusoé não inclui o gasto com publicidade de utilidade pública, como campanhas de vacinação, por exemplo. Neste ano, já foram empenhados 90,6 milhões de reais nesta rubrica, ante um gasto de 66,8 milhões de reais no ano passado.
Somados todos os gastos com publicidade e propaganda do governo, Doria já empenhou 352,2 milhões de reais até o momento, um valor 61% maior do que foi investido em todo o ano passado, quando foram gastos 217,9 milhões de reais.
Aumentos expressivos na verba de publicidade em ano pré-eleitoral é uma prática comum utilizada pelos políticos. Isso porque a legislação determina que o gasto com propaganda no primeiro semestre do ano de eleição não pode ser maior do que a média do mesmo período nos três anos anteriores.
Em nota enviada a Crusoé, o governo Doria afirmou que o remanejamento de 20 milhões de reais do departamento de trânsito para publicidade do governo feito neste mês não aumentou o orçamento de propaganda porque valor semelhante foi transferido pelo setor de comunicação à secretaria de Educação. Segundo o governo, a verba será destinada a campanhas educativas na área da saúde.
A gestão Doria afirma ainda que o orçamento de publicidade "despencou" se comparado com o ano de 2009, no governo do também tucano José Serra, quando foram gastos em propaganda a quantia de 597 milhões de reais, em valores corrigidos pela inflação.
"São Paulo continuará atuando com campanhas pedagógicas como forma de combater as fake news. O investimento nessas campanhas garantiu a adesão em massa da população à vacinação contra a Covid-19", afirma o governo Doria.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Aparecida
2021-10-28 20:46:56Com tudo que está confiscando no contracheque dos servidores aposentados, com certeza está com caixa suficiente para gastar em publicidade. Terá resposta nas urnas. Doria nunca mais.
Francisc
2021-10-28 18:07:19Não lamento. Não vai chegar nunca a presidência. É até melhor que os bandidos Lula e bolsonaro, mas insuficiente. Só vaidade, não conhece o Brasil, só a capital São Paulo. Nem o interior conhece. Um farsante.
Manoel
2021-10-28 12:34:40Farei campanha para que esse senhor não tenha votos. Ele não pode ut ilizar o orçamento do Estado em benefício próprio.
Francisco
2021-10-28 11:57:36Essa tem sido a estratégia desse sempre traidor e show man para atrair a camada da nossa população menos esclarecida e adeptos do propalado Consórcio de Imprensa. BOLSONARO 2022, para o Brasil continuar crescendo.
Carlos Renato Cardoso da Costa
2021-10-28 11:53:14Gestor. Nova política. Bah! Mudam as moscas, mas a m3rd@ é a mesma.
William
2021-10-28 11:47:15O maior marqueteiro do Brasil 😃😆😁😂😄😅🤣🐁. Alguém já comprou uma revista do Dória?🤣🐁
MARCOS
2021-10-28 10:48:49PODE GASTAR DEZ BILHÕES. NÃO VOTAREMOS NELE. O DESTRUIDOR DA TERCEIRA VIA.
Amaury Feitosa
2021-10-28 09:27:26Perde tempo e joga o dinheiro do povo no lixo .. sem a escada Bolsonaro o calcinha não vence eleição nem em São Paulo.
Humberto
2021-10-28 08:59:03Este é o sistema podre que só o voto pode tirar , estamos de saco cheio de tanta propaganda e nada de sentir mudança REAL!!!Quem Faz não precisa de propaganda, o povo se encarrega de Alardear, se a economia, educação e segurança do país estiver no caminho certo, e com pouca corrupção, não precisa zero de corrupção!!!zero é Mentira!!!
Mara
2021-10-28 07:30:24Temos que mandar pra casa esses políticos tradicionais. Dória, Bolsonaro, Lula etc. O Brasil não aguenta mais.