Relatório da CPI vai passar por 'filtro' na PGR antes de decisão de Aras
O procurador-geral da República, Augusto Aras (foto), deve receber nesta quarta-feira, 27, o relatório final da CPI da Covid, na qual a comissão pede o indiciamento de 80 pessoas, incluindo o presidente Jair Bolsonaro, por crimes e irregularidades supostamente cometidas no combate à pandemia. Antes de tomar qualquer decisão sobre as acusações contidas no relatório,...
O procurador-geral da República, Augusto Aras (foto), deve receber nesta quarta-feira, 27, o relatório final da CPI da Covid, na qual a comissão pede o indiciamento de 80 pessoas, incluindo o presidente Jair Bolsonaro, por crimes e irregularidades supostamente cometidas no combate à pandemia.
Antes de tomar qualquer decisão sobre as acusações contidas no relatório, em que constam 12 autoridades e políticos com foro no Supremo Tribunal Federal, Aras irá submeter todo o conjunto de provas reunido pela CPI no Senado para uma análise preliminar de um setor que ele criou na PGR no ano passado para fiscalizar as ações de enfrentamento da pandemia em todo país.
Batizado como Gabinete Integrado Covid-19, ou Giac, o setor era coordenado pela subprocuradora Célia Delgado, aliada de Aras que deixou o posto recentemente para assumir o cargo de corregedora-geral do Ministério Público Federal.
A PGR ainda irá definir quem comandará o gabinete, que já ficou provisoriamente sob controle da subprocuradora-geral Lindôra Araújo, próxima da família Bolsonaro e crítica de medidas preventivas contra a Covid, como o uso de máscaras.
O objetivo de submeter o relatório da CPI ao "filtro" interno do Giac, segundo a PGR, é fazer uma análise preliminar para avaliar quais acusações narradas no relatório da CPI já são objeto de investigação dentro do MPF e podem ser aproveitadas, e quais podem ensejar novas frentes de apuração.
Somente após essa análise interna, feita por uma equipe de procuradores e que não tem prazo específico para ser concluída, é que Aras decidirá se irá abrir novos inquéritos com base no material recebido do Senado, oferecer denúncias ou arquivar os casos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Nelzimar
2021-10-27 15:18:41Se depender de Aras o processo será engavetado.
Márcia
2021-10-27 14:41:57Não tem prazo definido = engavetar
Max
2021-10-27 14:10:57Enquanto a vaga deixada pelo ex ministro Marco Aurélio não for ocupada no STF, os pretendentes (dentre eles o Aras) irão “cozinhar o galo” em tudo que puder “incomodar” o Jair e seus seguidores. Essa etapa preliminar vai separar o “tempero que vai na panela” (pra dar a impressão de vai ferver o cargo) daquele que será “mantido na geladeira”. Adivinhem em qual tempero estarão os negacionista, políticos, militares e o clã. Taoquei?
MENEZES88
2021-10-27 12:28:52LEIA-SE "FILTRO" COMO "A SERVIÇO DA QUADRILHA PARA DESFAZER TODAS EVIDÊNCIAS DE CRIMES COMETIDOS". A PGR HOJE É UM BRAÇO DA ORCRIM, MAS PODEM TOMAR UMA BOLADA NAS COSTAS A QUALQUER MOMENTO. O CRIME DESSES CANALHAS ESTÁ COMPENSANDO POR ENQUANTO MAS O FUTURO NÃO SERÁ DESSA FORMA. MORO PRESIDENTE E INTEGRANTES DA LAVA JATO PARA O CONGRESSO NACIONAL. O JOGO SÓ ACABA QUANDO O JUIZ APONTA E PEDE A BOLA, ENQUANTO ISSO É JOGO QUE SEGUE. NA MINHA OPINIÃO DEVERIAM PAGAR COM A VIDA MAS VAMOS AGUARDAR.🚔🔪☠
João
2021-10-27 10:44:15Gostaria de ver as “microexpressões” do Paulinho quando faz esses comentários teledirigidos……
PAULO
2021-10-27 10:34:15Aras tem um dos piores vícios q um ser humano pode ter, é DISSIMULADO. Analisei as suas microexpressões p/ chegar nessa constatação. SABEMOS O Q O ARAS TEM A GANHAR BANCANDO O ARQUIVAMENTO. Está na hora da mídia e dos brasileiros sensatos, MOSTRAREM O Q ESSE CRETINO TEM A PERDER. Ñ podemos descartar manifestações de apoio ao relatório da CPI, pois apesar de ter sido feito pelas mãos corruptas de alguns, também contou com políticos probos, e sobretudo, chegou a uma conclusão correta. Mor🇧🇷.
MSF
2021-10-27 10:12:18O advogado geral do governo vai fazer filtro? kkkkk Com certeza não vai passar nada.
Wanderlei
2021-10-27 09:52:01Os primeiros movimentos para a procrastinação por parte do prevaricador geral da República.
Rubens
2021-10-27 07:50:14De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto. Rui Barbosa
RONMor
2021-10-27 07:31:09Por que será que mantenho grande ceticismo sobre resultados jurídicos compatíveis com os crimes ? Nossos históricos por parte do Judiciário não sinalizam nada “legal”. Chega ser risível, se não trágico, sabermos que o PGR Aras, amigo e braço direito do Presidente, que prometeu enterrar o “lavajatismo”, que sonha ser indicado ao STF, poderá levar adiante qualquer das acusações. Está muito difícil manter-se cético na Justiça, ainda mais após a sanção, ontem, da imoral anti-lei de improbidade.