Na contramão de Bolsonaro, Anvisa facilita acesso a medicamentos à base de cannabis
Apesar de o governo Jair Bolsonaro se mostrar contra qualquer medida que facilite a comercialização ou uso medicinal de medicamentos contendo princípios ativos da maconha, a demanda por remédios à base da erva tem crescido no Brasil. O acesso vem sendo facilitado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. No início deste mês, o...
Apesar de o governo Jair Bolsonaro se mostrar contra qualquer medida que facilite a comercialização ou uso medicinal de medicamentos contendo princípios ativos da maconha, a demanda por remédios à base da erva tem crescido no Brasil. O acesso vem sendo facilitado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.
No início deste mês, o corpo técnico da agência publicou uma resolução para acelerar e facilitar o alcance aos remédios. A medida simplifica o cadastro dos pacientes que precisam dos medicamentos.
Nos últimos seis anos, os pedidos para importar medicamentos à base de cannabis cresceram mais de 2.400% no país, saltando de 896, em 2015, para 19 mil no ano passado. E a marca de 2020 já foi superada em 2021. De janeiro a setembro, a Anvisa recebeu 22 mil solicitações. A importação de produtos derivados de cannabis deve ser somente para uso próprio e com prescrição de um profissional legalmente habilitado.
As medidas da agência vão na contramão do que deseja e prega Bolsonaro. Ao se referir ao assunto, o presidente tenta manter uma conexão com sua ala ideológica mais conservadora, que sempre associou a maconha a uma prática de pessoas com inclinação de esquerda. Em maio deste ano, o presidente criticou um projeto de lei que autoriza a comercialização em farmácia de medicamentos derivados da maconha para uso medicinal. Bolsonaro se referiu à proposta como "porcaria".
“Hoje uma comissão da Câmara vota a liberação da maconha. Tem o veto depois, é difícil…Eles agora podem até aprovar, sem ser o voto nominal, mas tem o veto”, disse o presidente a apoiadores no Palácio da Alvorada.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Cleber Nunes Gomes
2021-10-25 22:59:53É deprimente perceber que esse pessoal vem em uma revista paga pra detonar as reportagens. Na minha opinião quem paga a assinatura deles somos nós mesmos. Isso tem cara de tropa de choque. Vê se tenham vergonha na cara. Usar o meu dinheiro para tolher a minha liberdade de expressão é censura, além de canalhice. Voltem para o esgoto de onde nunca deveriam ter saído. Vão lamber as botas (ou bostas) do seu dono.
Globolixo
2021-10-25 11:55:14Blá,blá,blá,blá! Deixem o governo e paz! Parem de encher o saco de Bolsonaro! Por isso bolso.22 para o Brasil se livrar dessa mídia canalha!
PAULO
2021-10-25 11:32:02Vou pegar duas questões dispersas inicialmente, uma a Anvisa facilitar o acesso a medicamentos à base de cannabis, que EU SOU À FAVOR. A outra questão, é o pastor que é ministro da Educação, dizer q alunos q são portadoes de necessidades especiais, atrapalham às aulas, q EU SOU CONTRA. Em ambas questões, eu me posiciono com conhecimento de causa, pois sou pai de uma jovem com Síndrome de Rett. Esse é o conservadorismo, descrente das potencialidades humanas e xiita quanto aos avanços. Mor🇧🇷
Eduardo
2021-10-25 10:00:04Certa a ANVISA com a Resolução. Esta Agência que parecia dar marcha a ré com a sua história no início do seu novo Presidente, que parecia 100% atrelado ao passado da Idade Média sob o comando de Jair Torquemada Bolsonaro, reagiu e evoluiu em favor da Ciência. A competente diretoria companha muitos países top que tem legislação favorável ao uso farmacológico da maconha.
José
2021-10-25 09:31:48O governo veta e a Câmara e o Senado derrubam. Simples assim!!
Emilio Cêdo
2021-10-25 08:18:43Além do preconceituoso "erva", que sugere "erva daninha", o Sr. Camporez perde a excelente oportunidade de mencionar que o argumento de Osmar Terra que sustenta a posição do governo contra a cannabis medicinal é que "não há comprovação científica definitiva dos benefícios".
Carlos Sérgio de Carvalho Fraga
2021-10-25 08:14:01sou totalmente a favor de autorizar uso medicinal e recreativo, tira o dinheiro do poder paralelo e aplica em prevenção e combate a outros delitos.
Clarindo
2021-10-25 08:08:33ywwy k i yww
Heitor
2021-10-25 07:50:05É muita burrice, Jesus!
Jose
2021-10-25 07:12:44Agora o Bozogenocida terá um pouco de cabanos para apimentar a sua relação com o Felipinho. Os Bozistas degenerados pirarão.