Parlamentares pró-PEC da Vingança querem usar demissão de procurador como ‘exemplo’
Mesmo altamente controversa, a decisão em favor da demissão do procurador Diogo Castor, que integrou a força-tarefa da Lava Jato de Curitiba, pelo Conselho Nacional do Ministério Público na noite desta segunda-feira, 18, deveria ser uma prova de que o CNMP já é capaz de cortar na própria carne e punir integrantes do Ministério Público...
Mesmo altamente controversa, a decisão em favor da demissão do procurador Diogo Castor, que integrou a força-tarefa da Lava Jato de Curitiba, pelo Conselho Nacional do Ministério Público na noite desta segunda-feira, 18, deveria ser uma prova de que o CNMP já é capaz de cortar na própria carne e punir integrantes do Ministério Público Federal.
Mas parlamentares favoráveis à PEC da Vingança, que deve ser votada hoje na Câmara, querem se valer do episódio para engrossar o coro contra a Lava Jato. Para esse grupo, a decisão do CNMP mostra que a corregedoria do Ministério Público falhou em não coibir atitudes como a de Castor.
O procurador foi punido porque pagou com recursos próprios um outdoor enaltecendo o trabalho dos membros da operação no Paraná, em 2019. A demissão por 6 votos a 5 ocorreu graças ao voto de desempate do vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques, que presidiu a sessão no lugar do procurador-geral da República, Augusto Aras.
A PEC da Vingança prevê justamente a alteração da composição do CNMP para ampliar a influência do Congresso sobre o órgão e, assim, aumentar a punição de procuradores e promotores, além de poder rever ações do Ministério Público em todo o país.
Procuradores e promotores de Justiça divulgaram na segunda-feira, 18, um abaixo-assinado com a participação de quase 3,3 mil membros do MP pedindo a total rejeição da PEC. O ex-ministro Sergio Moro também voltou a criticar a PEC que dobra o número de conselheiros do CNMP indicados ou eleitos pelo Congresso e ainda dá poder para o conselho barrar investigações conduzidas por promotores e procuradores.
“Você acha que um promotor vai ter condições de realizar seu trabalho sem medo de sofrer retaliações ou punições quando ele, por exemplo, investigar uma pessoa poderosa que tiver influência política? Essa proposta não é boa para o Brasil", disse Moro em vídeo divulgado em suas redes sociais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Gilnei
2021-10-19 23:18:19Os políticos de Pindorama querem consolidar um acordão: "Nós fingimos que somos honestos, vocês fingem que investigam e fica tudo como dantes, no quartel de Abrantes."
Juarez
2021-10-19 15:31:01eta paiseco d M.....
Nyco
2021-10-19 13:23:05O STF bolivariano destruiu a Lava Jato e não vi o MORO se posicionar, gritar para os quatro cantos do Brasil e do mundo, alertando contra o golpe, mas, ..pelo contrário, assistiu passivamente os hackers mancomunados com o STF destruírem a Operação. Agora o Diogo Castor foi ferido de morte e abandonado no campo de batalha, todos fugiram, .... Meus Deuses, ...
Clovis
2021-10-19 13:21:25Dá vergonha ver empenho desses malandros para se ver livre da justiça e isso tudo só vale para eles. Não há empenho algum direcionado aos reais problemas do País. Estão pouco se danando em relação a qq assunto que não sejam eles
Silvana
2021-10-19 11:19:49A sociedade pode minimamente responder à isso reproduzindo outdoors com os mesmos dizeres do procurador. Gostaria muito de ter grana no momento para bancar essa ideia. Atenção pessoais de bem desse país, se puderem banquem essa ideia!!!!!!
Maria
2021-10-19 10:28:25MORO 2022 PARA MORALIZAR ESTA POLÍCIA NOJENTA. 🤮🤮🤮🤮
Newton
2021-10-19 09:36:31Instabilidade jurídica, corrupção, fuga de Capital e recessão. Bem vindos a nova Venezuela.
Nilson
2021-10-19 09:33:08A maioria da classe politica viciada e nefasta quer mais Brasilia e menos Brasil......
Luiz
2021-10-19 09:24:41é só mais uma pá de cal no combate à corrupção, e o mecanismo mostrando quem manda e dando o recado , no Brasil não se pode mexer com os grandes grupos de corruptos , como os bons continuaram investigando os maus ? , se o prêmio é serem punidos e até demitidos.
Amaury Feitosa
2021-10-19 08:24:39. a Constituição de 1988 que empoderou a pior politicalha de nossa história é um aborto e está matando o país . ou promulgamos uma adequada ou o país nadará em lama lixo e vergonha ad eternum.